Como se livrar das dores menstruais sem a necessidade de tomar remédios

A dor menstrual é uma queixa frequente de várias mulheres todos os meses. Você não está sozinho. Pelo menos 3 em cada 4 mulheres sentem dor menstrual leve, enquanto 1 em cada 10 apresenta sintomas graves. Relaxe, existem várias maneiras naturais de você tentar se livrar da dor menstrual.

Várias maneiras de se livrar da dor menstrual sem medicamentos

Antes de tomar a medicação com pressa, é uma boa ideia tentar as seguintes maneiras de lidar com a dor menstrual:

1. Exercício leve

Você pode ficar mais propenso a descansar na cama durante a menstruação. No entanto, exercícios leves podem ser uma maneira saudável de aliviar a dor menstrual.

Os exercícios tornam a circulação sanguínea mais suave. Além disso, as endorfinas produzidas como analgésicos naturais podem ajudar a reduzir os efeitos do hormônio prostaglandina. As prostaglandinas são hormônios que fazem o útero se contrair e causam cólicas.

O exercício ajuda a relaxar os músculos e aumenta o suprimento de sangue para a pelve. Além de aliviar a dor, os exercícios também ajudam a melhorar o humor (humor) que é irregular durante a menstruação.

Existem muitas opções de exercícios seguros que você pode fazer durante a menstruação. Por exemplo, corrida leve ou exercícios aeróbicos. Faça exercícios regularmente, antes e durante a menstruação.

2. Comprimir o estômago

Quando a menstruação for dolorosa, experimente comprimir o estômago com uma garrafa de água morna. O calor ajudará a relaxar os músculos uterinos tensos, reduzindo assim a dor.

Coloque uma garrafa de água morna enrolada em uma toalha sempre que seu estômago doer. Você pode repetir quantas vezes quiser. Este método pode aliviar a dor menstrual sem causar efeitos colaterais.

Além disso, tente tomar uma ducha ou banho quente durante a menstruação. Tomar um banho quente não apenas reduz a dor, mas também relaxa o corpo e a mente. Um banho quente também ajuda a relaxar os músculos do estômago, das costas e das pernas.

3. Beba chá de camomila

Se você nunca experimentou o chá de camomila, este pode ser um bom momento para experimentá-lo.

Um estudo publicado no Iranian Journal of Obstetrics, Gynecology and Infertility disse que este chá com aroma de flores pode ajudar a reduzir a dor menstrual que não é desencadeada por doenças.

O chá de camomila foi estudado para conter um composto chamado hipurato. Hippurate é originalmente um composto natural do corpo encarregado de combater a inflamação.

Esses compostos antiinflamatórios podem ajudar a reduzir a produção de prostaglandinas, aliviando assim a dor menstrual.

4. Acupuntura

Existem muitas evidências de que a acupuntura pode ser uma forma eficaz de tratar a dor menstrual.

Reportagem das páginas do The American College of Obstetricians and Gynecologists, a acupuntura pode aliviar os efeitos das cólicas abdominais devido à menstruação.

Para quem não sabe, a acupuntura é um tratamento tradicional que usa agulhas finas. Essas agulhas serão inseridas na pele em certos pontos do corpo para estimular os nervos dessa área.

Se você deseja fazer acupuntura, procure um terapeuta profissional para garantir sua segurança. Não escolha descuidadamente o local da terapia porque as agulhas de acupuntura usadas de forma intercambiável podem, na verdade, trazer novas doenças.

5. Tome suplementos

Um estudo do Irã publicado na revista Gynecological Endocrinology descobriu que os suplementos de vitamina D podem reduzir a dor menstrual.

Este estudo foi realizado em 60 mulheres que apresentaram dores menstruais e deficiência de vitamina D. As participantes foram então divididas em dois grupos, a saber, tratamento e controle.

Os resultados mostraram que a gravidade da dor menstrual foi significativamente reduzida após 2 meses de tratamento. A cada semana, eles foram solicitados a consumir 50.000 UI de vitamina D por 8 semanas.

Você pode obter vitamina D de suplementos ou de alimentos como fígado bovino.

Além da vitamina D, os suplementos de vitamina E, ácidos graxos ômega 3, vitaminas B1, B6 e magnésio também podem reduzir as cólicas estomacais.

Mas antes de consumir, certifique-se de consultar um médico primeiro. Peça conselho ao seu médico sobre o tipo de produto e a dosagem que deve tomar.

6. Evite certos alimentos e bebidas

Alimentos gordurosos, açucarados, ricos em sal, refrigerantes e álcool devem ser evitados como forma natural de aliviar a dor menstrual.

Sal, açúcar, gordura e álcool podem causar acúmulo de água no corpo e causar flatulência. Isso pode piorar as dores menstruais.

Além disso, a cafeína encontrada no café, chá, refrigerante e chocolate também deve ser evitada. A cafeína pode piorar as cólicas estomacais e as dores. Sem mencionar a contagem da ingestão de açúcar que geralmente está contida em alimentos e bebidas cafeinados.

Você pode substituir o café e o chá por bebidas mornas de limão ou gengibre, que são ótimas para dores menstruais. O gengibre e o limão podem ajudar a reduzir as dores de estômago e têm um efeito calmante.

Alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, também são recomendados quando você está sentindo dores menstruais. Embora não reduzam a dor, esses alimentos ajudam a fornecer a ingestão de vitaminas e minerais para o corpo.

7. Pare de fumar

Além de ser prejudicial à saúde pulmonar, fumar também pode agravar as dores menstruais. O motivo é que fumar limita o suprimento de oxigênio para a pelve.

Portanto, parar de fumar é a melhor maneira de aliviar a dor menstrual se você for fumante ativo.

Mulheres que fumam também podem correr risco de infertilidade ou não férteis.

8. Reduza o estresse

Você sabia que o estresse mental pode desencadear a dor e torná-la pior?

Durante a menstruação, o estresse pode piorar as cólicas estomacais. Portanto, uma maneira eficaz de lidar com a dor menstrual é, obviamente, fazendo coisas que podem reduzir o estresse.

Todo mundo tem sua própria maneira de aliviar o estresse. Assistir a um filme, fazer uma caminhada tranquila ou simplesmente fazer meditação pode ser uma opção para reduzir o estresse.

Quando o estresse atinge, você pode começar a respirar fundo enquanto expira lentamente. Essa técnica de respiração é a maneira mais simples de se livrar do estresse e aliviar o fardo sobre a cabeça.

9. Beba água

A desidratação ou falta de líquidos é uma das causas das cãibras musculares, inclusive no estômago.

Beber água é uma excelente solução para manter o corpo hidratado. A ingestão adequada de fluidos corporais é uma chave importante para aliviar as cólicas abdominais durante a menstruação.

Ao beber muita água, o corpo evita cólicas dolorosas. Além de água, você também pode beber suco puro sem adição de açúcar, como forma de lidar com as dores menstruais.

Se esses vários métodos não aliviarem suas dores menstruais, tome analgésicos. Você pode tentar AINEs sem receita, como o ibuprofeno. Seria melhor consultar primeiro um médico para saber a dose certa.