Causas e como tratar uma tosse que não cura (crônica)

A tosse que não passa e pode durar mais de 8 semanas pode ser classificada como uma tosse crônica. Esta tosse que sente normalmente não cede, mesmo depois de tomar um medicamento para a tosse. A tosse que não passa pode ser sinal de um problema de saúde, seja do aparelho respiratório ou de outros órgãos do corpo.

Esta condição requer tratamento médico. No entanto, como as causas podem ser diferentes, o tratamento também é diferente. Descubra mais sobre a condição de uma tosse prolongada na análise a seguir!

Causas de tosse que não passam (crônica)

A tosse é o mecanismo de defesa natural do corpo para manter o trato respiratório livre de partículas estranhas nocivas. No entanto, se a tosse não passar por meses ou mesmo cronicamente, pode ser um sinal de uma determinada doença.

O American College of Chest Physicians define os tipos de tosse com base em sua duração ou duração, a saber:

  • Tosse aguda, dura 3 semanas
  • Tosse subaguda, com duração de 3 a 8 semanas
  • Tosse crônica, pode continuar por 8 semanas ou mais.

A tosse que não passa é um alarme de que há um sério problema de saúde. A tosse prolongada também pode ser influenciada por muitos fatores. Ou seja, é muito possível se a causa da tosse crônica incluir várias doenças ao mesmo tempo.

Algumas das condições e doenças comuns que causam uma tosse persistente (crônica) são:

1. Infecções virais e bacterianas nos pulmões

As infecções bacterianas ou virais nos pulmões podem causar inflamação e inchaço das vias aéreas, desencadeando a produção de muco ou catarro em excesso. Um grande volume de catarro pode causar tosse com mais frequência.

Várias doenças infecciosas pulmonares que podem causar tosse crônica incluem pneumonia, bronquiectasia e tuberculose (TB).

2. Asma

A asma é uma condição de estreitamento do trato respiratório devido à inflamação, que é influenciada por fatores irritantes, baixas temperaturas e atividades extenuantes.

A falta de ar acompanhada de respiração ofegante é, de fato, o principal sintoma da asma. No entanto, uma tosse que não desaparece também é freqüentemente experimentada por asmáticos, especialmente para o tipo de asma variante da tosse, que apresenta sintomas típicos de tosse seca.

3. vocêsíndrome de tosse das vias aéreas pper (UACS)

Esta condição também é conhecida como gotejamento pós-nasal causada pela produção excessiva de muco no trato respiratório superior, como o nariz. O excesso de muco desce pela garganta, irritando o trato respiratório, desencadeando o reflexo da tosse.

Essa tosse persistente pode ocorrer quando você tem uma reação alérgica, sinusite ou depois de ser infectado por um vírus que causa resfriados e gripes.

4. Doença do refluxo gastroesofágico (GERD)

A DRGE faz o ácido do estômago retornar ao esôfago (o tubo que conecta o estômago e a boca). Essa irritação persistente pode causar tosse crônica.

5. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A DPOC é uma inflamação crônica (crônica) que ocorre nos pulmões e bloqueia a circulação do ar dentro deles. Esta condição resulta de uma série de doenças, incluindo bronquite crônica e enfisema. Ambas as condições acabarão por causar sintomas como tosse prolongada.

6. Efeitos colaterais de medicamentos para hipertensão

Enzima conversora de angiotensina (ACE) é um medicamento comumente administrado para reduzir a pressão alta ou tratar a insuficiência cardíaca. Alguns tipos de medicamentos ACE que podem causar tosse crônica são benazepril, captopril e ramipril.

7. Outras causas

Em alguns casos, nem todas as causas da tosse podem ser conhecidas com certeza. Um estudo publicado em New England Journal of Medicine encontre outras condições que podem desencadear uma tosse prolongada.

Outras doenças e condições que causam tosse persistente incluem:

  • Aspirações: uma condição em que a saliva (saliva) não entra no trato digestivo, mas entra no trato respiratório, c O excesso de água causa irritação e estimula a tosse.
  • Sarcoidose: um distúrbio inflamatório que causa o crescimento de células nos tecidos dos pulmões, olhos e pele.
  • Fibrose cística: distúrbios respiratórios causados ​​pela produção de muco excessivo e espesso nos pulmões e vias aéreas.
  • Doença cardíaca: uma tosse que não passa pode ser um sintoma de doença cardíaca ou insuficiência cardíaca.
  • Câncer de pulmão: A tosse crônica pode ser um sintoma de câncer de pulmão, geralmente acompanhada de dor no peito e expectoração com sangue.

Além de algumas das causas acima, também existem vários fatores de risco para tosse crônica, incluindo:

  1. Fumaça
  2. Tem uma imunidade fraca
  3. Alergia
  4. Poluição ambiental

Outros sintomas que acompanham a tosse crônica

Qualquer pessoa pode ter esta tosse persistente, mas com base em pesquisas no jornal TóraxSabe-se que as mulheres apresentam tosse seca com mais frequência à noite do que os homens. Isso ocorre porque as mulheres são mais sensíveis ao reflexo da tosse.

Na verdade, os sintomas da tosse crônica não duram todo o tempo, mas podem parar como quando o corpo descansa. Durante a tosse, a tosse pode ser acompanhada por catarro ou apenas tosse seca. No entanto, quando a tosse é causada por uma infecção grave nos pulmões, geralmente ocorre tosse com catarro.

A seguir estão outros sinais e sintomas experimentados ao sofrer de tosse crônica, incluindo:

  • Fadiga
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Difícil de respirar
  • Cheiro ruim na boca
  • A voz fica rouca
  • Distúrbios de sono
  • Boca com gosto azedo
  • Suando a noite
  • Febre todas as noites
  • A respiração é sufocada e diminui gradualmente
  • Perda de apetite
  • Perdendo peso drasticamente
  • Dor ou sensibilidade no peito

Se o catarro liberado ao tossir se misturar com sangue (tossir sangue), isso pode indicar um problema de saúde mais perigoso.

Consulte um médico imediatamente se você tiver tosse por mais de 3 semanas e for acompanhada por uma série de sintomas, como acima, para descobrir a causa e o tratamento adequado.

Diagnosticar doenças que causam tosse crônica

Para diagnosticar a causa da tosse crônica, o médico fará um exame físico e identificará outros sintomas que acompanham a tosse. O médico também perguntará o histórico médico do paciente e os hábitos diários que podem ser um fator de risco para tosse prolongada.

Em geral, outros exames também são necessários para diagnosticar a causa da tosse que não desaparece de forma mais definitiva. Você pode ser solicitado a se submeter a uma série de testes, como:

  • Radiografia de tórax ou tomografia computadorizada : determinar a causa da tosse crônica por meio de imagens que examinam várias partes dos pulmões.
  • Teste de sangue : para detectar se há uma alergia ou infecção que está sendo combatida pelo organismo.
  • Teste de escarro : pegue uma amostra de catarro para analisar a presença de germes de doenças no corpo.
  • Espirometria : um teste de respiração com um saco plástico para avaliar a função pulmonar.

Tratamento para uma tosse que não passa

O tratamento da tosse crônica depende da condição ou doença que o causa, portanto, pode variar. Se o médico não puder determinar a causa exata, ele ajustará o tratamento de acordo com os fatores comuns que causam a tosse crônica.

Mas, em geral, o remédio para tosse crônica administrado por médicos tem como objetivo aliviar a tosse, diminuir o catarro, aliviar a inflamação e curar a origem da doença.

Os medicamentos usados ​​para tratar a tosse crônica incluem:

1. Anti-histamínicos

Este medicamento é usado para interromper a ocorrência da síndrome gotejamento pós-nasal devido a alergias. Os tipos de anti-histamínicos que os médicos geralmente prescrevem como remédios para tosse crônica são: difenidramina ou clorfeniramina.

Para tosse causada por rinite alérgica, use corticosteroides nasais, agentes anticolinérgicos nasais, e anti-histamínicos nasais Também pode ajudar a limpar o nariz entupido.

2. Descongestionantes

A síndrome do gotejamento pós-nasal também pode ser interrompida com a administração de um tipo de descongestionante fenilefrina e pseudoefedrina. Remédios para tosse que contêm uma combinação de anti-histamínicos e descongestionantes também podem ser uma opção para aliviar a tosse que não passa.

3. Esteroides e broncodilatadores

Se a tosse crônica é causada por asma, medicamentos corticosteróides inalados, como fluticasona e triancinolona, ou broncodilatadores (albuterol), podem ajudar a reduzir a inflamação nas vias respiratórias. Efetivamente, esses dois tipos de drogas podem abrir as vias aéreas estreitadas devido à inflamação, de modo que a respiração ocorra com mais suavidade.

4. Antibióticos

As infecções causadas por bactérias na pneumonia e tuberculose podem desencadear uma tosse grave e prolongada. Para interromper o crescimento de bactérias nos pulmões, são necessários medicamentos na forma de antibióticos.

5. Bloqueadores de ácido

O excesso de produção de ácido estomacal ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das causas da tosse que não passa. Para superar isso, escolha medicamentos que contenham antiácidos, H2 bloqueadores de receptor , e inibidor da bomba de prótons. Este medicamento atua neutralizando os níveis de ácido no estômago.

Como já foi explicado, o consumo de medicamentos para baixar a pressão arterial pode causar tosse persistente. Para superar isso, o médico vai parar de usar o medicamento se a tosse piorar ou mesmo persistir de forma crônica.

Os médicos também podem substituí-lo por Medicamentos inibidores da ECA outros tipos, ou fornecer tratamento alternativo com drogas bloqueadores do receptor de angiotensina (ARBs), como losartan e valsartan.

Superando a tosse crônica naturalmente

O tratamento com um médico pode funcionar de forma mais eficaz se for seguido por várias etapas para o tratamento da tosse crônica, tanto com medicamentos naturais para a tosse quanto com mudanças no estilo de vida, como as seguintes:

  • Aumente o descanso
  • Certifique-se de que as necessidades de fluidos sejam atendidas, como água e sucos de frutas ricos em vitaminas.
  • Gargareje com uma solução de água salgada regularmente.
  • Consumir uma solução quente pode ajudar a liberar o catarro.
  • Consumir mel regularmente.
  • Parar de fumar.
  • Para manter a umidade do ar, você pode usar um umidificador.
  • Fique longe de poluição / irritantes.
  • Reduza alimentos gordurosos, alto teor de ácido e consumo de álcool.