Como calcular o HPL (estimativa do dia de nascimento) do seu bebê

Todo futuro pai está ansioso pelo nascimento de seu filho. Saber a data do parto é importante para você planejar com antecedência todos os preparativos para o trabalho de parto e os devidos cuidados com a gravidez. Bem, você pode estimar a data exata de entrega calculando você mesmo o HPL.

No entanto, como calcular o HPL? Siga o guia abaixo.

Como calcular HPL por idade gestacional

Como calcular o HPL, também conhecido como sua data de vencimento, pode ser encontrado descobrindo primeiro a idade de sua gravidez agora.

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que muitas vezes não entendem como calcular HPL. A razão é porque você ou as pessoas ao seu redor podem estar se referindo à idade gestacional por meses. Por exemplo, grávida de 6 meses, grávida de 3 meses ou grávida de 9 meses.

Na verdade, a idade gestacional é expressa com mais precisão em semanas e dias. Porque isso tem a ver com quando primeiro dia do último período menstrual (DUM) Você. Portanto, não use o mês novamente ao aplicar como calcular HPL.

A idade gestacional geralmente dura 38-40 semanas ou 280 dias até o momento do parto. Este intervalo de tempo também inclui duas semanas de concepção após seu último período menstrual, mesmo se você não tiver testado positivo para gravidez.

Como calcular o HPL corretamente é pela seguinte fórmula:

T1º dia da última menstruação + 7 dias - 3 meses + 1 ano.

Um exemplo de como calcular HPL se seu HPHT é 11 de abril de 2019 e adicionado 7 dias antes, significa 18 de abril de 2019. 18 de abril de 2019 é a primeira semana de sua gravidez.

Depois disso, subtraia 3 meses do último mês menstrual, que é 18 de janeiro (4 de abril mês menos 3). Por último, adicione um ano a partir de 2019. Então, dessa forma de cálculo, você obterá HPL 18 de janeiro de 2020 .

Outro exemplo de como calcular HPL se seu HPHT for 8 de novembro de 2018. Subtraia os 3 meses anteriores, ou seja, 8 de agosto de 2018. Agora, 8 de agosto mais 7 dias 1 ano é 15 de agosto de 2019.

A maneira mais prática de calcular o HPL é, na verdade, apenas lembrar o primeiro dia da última menstruação e adicionar 266 dias. No entanto, este método de cálculo do HPL se aplica se o seu ciclo menstrual for normal uma vez a cada 28-30 dias.

Como calcular HPL no médico

Se você esquecer exatamente quando foi o primeiro dia de sua última menstruação, não precisa se preocupar em como calcular o HPL correto. Você pode consultar um médico para fazer um ultrassom (ultrassonografia) para descobrir a idade de sua gravidez.

1. Use ultrassom

Nem todas as mulheres fizeram um ultrassom no início da gravidez. Muitos também não percebem que estão grávidas. Bem, o ultrassom ou ultrassom pode informar a data do parto com mais precisão do que calcular o HPL usando uma fórmula.

No entanto, os médicos geralmente recomendam descobrir o HPL por meio de ultrassom apenas se o seu ciclo menstrual estiver normal. Os médicos geralmente também duvidam do ultrassom como forma de calcular o HPL se uma mulher grávida tem 35 anos ou mais.

O cálculo do HPL com ultrassom não é recomendado se você tiver uma história de aborto ou complicações na gravidez que, em um exame físico anterior, afetaram a data de nascimento do bebê.

2. Contando a freqüência cardíaca fetal

Além do ultrassom, também existe uma maneira de calcular o HPL, conhecendo os batimentos cardíacos do bebê pela primeira vez. Isso geralmente aparece por volta da 9ª ou 10ª semana (embora possa variar) e quando a mãe sente o movimento fetal pela primeira vez.

O movimento fetal geralmente começa a ser detectado entre 18-22 semanas de gestação, mas pode ser mais cedo ou mais tarde. Desta forma, o médico pode determinar a data de vencimento do nascimento do seu bebê sem calculá-la manualmente.

3. Altura do fundo uterino

Outra forma de calcular o HPL é por meio da altura do fundo do útero. O fundo feminino está localizado desde o osso pélvico até o topo do útero.

Cada vez que você verifica sua rotina de gravidez, o médico pode determinar o dia previsto de nascimento pela altura do fundo de olho. Quanto maior for a idade gestacional, geralmente o fundo do olho será menor será a distância.

Como calcular HPL para gravidez de fertilização in vitro?

Diferentes maneiras de engravidar, diferentes maneiras de calcular HPL. Na verdade, a data prevista para o nascimento de um bebê FIV é mais precisa do que uma gravidez por meio do processo de fertilização natural.

Por meio da FIV, você e seu médico saberão com certeza a data de fertilização do óvulo e a transferência do embrião (o óvulo que foi fertilizado pelo esperma) para o útero.

A partir daí, o dia da entrega pode ser estimado somando 266 (38 semanas) dias a partir da data da concepção. Além disso, o processo de retirada do óvulo foi previamente agendado antes da ovulação da mulher.

Portanto, como calcular o HPL para a gravidez de fertilização in vitro é simplesmente adicionar 38 semanas (266 dias) após o processo de inseminação do óvulo. Esta contagem de 38 semanas é apenas para aquelas que têm um período menstrual a cada 28 dias.

Outra maneira de calcular o HPL de uma gravidez de fertilização in vitro é calculá-lo a partir da data da transferência do embrião para o útero e depois adicionar 38 semanas.

Um exemplo de cálculo de HPL dessa forma é, o cronograma de transferência de embriões que cai em 8 de maio de 2019, é adicionado 38 semanas a partir desse momento, então você obterá 29 de janeiro de 2020.

Como calcular o HPL de uma gravidez de fertilização in vitro não é calculado com base no momento da concepção, mas com base na data de transferência do embrião.

Isso fornecerá uma estimativa de data de entrega mais precisa. As estimativas a partir dos resultados do cálculo do HPL também podem ser confirmadas posteriormente pela verificação por ultrassom.

HPL é inconstante

Mesmo que você já saiba quando seu bebê vai nascer, o resultado final de como calcular o HPL não pode ser usado como uma referência definitiva.

Na verdade, os resultados do cálculo do HPL, que é feito manualmente ou por meio de um exame médico, podem ser mais avançados ou atrasados ​​do que a data HPL estimada atual.

Neste mundo, apenas 5% das mulheres grávidas dão à luz na data do vencimento. O resto desviou-se do cronograma.

Aqui estão três causas comuns de alteração das datas de entrega, embora o método de cálculo HPL esteja correto de acordo com a fórmula:

1. Data errada de HPHT

A data errada de HPHT é a razão mais comum pela qual a data estimada de nascimento tende a estar errada. Se você determinar o HPHT incorretamente, os resultados de como calcular o HPL também estarão errados.

A fertilização geralmente ocorre duas semanas ou entre os dias 11-21 após o primeiro dia da última menstruação. Porém, na verdade, ninguém sabe ao certo quando exatamente ocorre a fertilização, nem mesmo um médico.

Não existe tecnologia médica que possa dizer com precisão quando ocorre a fertilização.

2. Mudanças no tamanho do colo do útero

Outra causa que pode alterar os resultados de como calcular o HPL manualmente ou através de um exame médico, é a alteração do tamanho do colo do útero.

Existem estudos que mostram que as mulheres com colo do útero curto (menos de 2,5 cm) têm tendência a dar à luz prematuramente.

Esta explicação também é apoiada pelos resultados de um estudo do International Journal of Obstetrics and Gynecology. Os pesquisadores dizem que 85 por cento das mulheres com colo do útero curto (cerca de 1 cm) dão à luz mais cedo do que mulheres cujo colo do útero tem cerca de 2,5 cm.

Quanto mais velha for a idade gestacional e próxima a data do parto, o tamanho do colo do útero também pode diminuir. O encurtamento do comprimento do colo do útero visa facilitar a descida da cabeça do bebê e a preparação para o parto.

Portanto, mesmo que o método de cálculo HPL esteja correto, o tamanho do seu colo do útero muda de forma que a data estimada de nascimento está realmente errada.

3. A posição do bebê no útero muda

Os resultados do cálculo do HPL manual ou do exame médico também podem estar errados porque a posição do feto no útero muda. Acontece que a posição do feto é um dos fatores que determinam se o seu parto é rápido ou não.

Se a cabeça fetal estiver na posição correta e de acordo com a idade gestacional, a data do parto provavelmente será em dia com os resultados de como você calculou o HPL que você fez anteriormente.

Enquanto isso, se não, seu cronograma de entrega pode ser um pouco mais tarde do que a data estimada. Geralmente, os médicos recomendam cesariana ou indução se a idade gestacional for superior a 40 semanas.

Posso definir minha própria data de nascimento?

Embora já saibam a data do parto calculando o HPL, muitos pais desejam que seu filho nasça em um dia especial ou em uma data única. No entanto, isso pode não ser necessariamente feito em todas as gestações.

Se o estado da sua gravidez exigir que você nasça por cesariana, você pode escolher uma data que não seja muito longe da data prevista de nascimento.

No entanto, a decisão de se submeter a uma cesariana não deve ser arbitrária. A cesariana geralmente só é permitida se a gravidez apresentar alto risco.