Os exames SGOT e SGPT estão intimamente relacionados à saúde do fígado. Normalmente, quando você tem uma doença hepática, seu médico recomendará fazer este teste. Mas, na verdade, quando o SGOT e o SGPT estão altos, isso não é necessariamente um sinal de doença hepática. Existem várias outras condições de saúde que fazem com que isso aconteça. Então, se não for doença hepática, o que torna o SGOT e o SGPT altos?
Alto SGOT e SGPT, aparentemente nem sempre um sinal de doença hepática
SGOT e SGPT são enzimas que são produzidas naturalmente pelo corpo e estão presentes em vários órgãos, como fígado, coração, rins, músculos do corpo, até o cérebro. Esses dois tipos de enzimas são freqüentemente considerados enzimas hepáticas; portanto, se os níveis forem elevados no corpo, suspeita-se de distúrbios da função hepática.
Na verdade, altos SGOT e SGPT nem sempre indicam função hepática prejudicada. Sim, é verdade que provavelmente seu coração está com problemas. No entanto, esta não foi a única causa do aumento do SGOT e do SGPT.
Portanto, em pessoas saudáveis, os níveis de SGOT e SGPT serão normais. No entanto, quando um órgão é danificado, essa enzima sai das células do órgão e entra nos vasos sanguíneos. Quando isso acontecer, você encontrará resultados elevados de SGOT e SGPT. Essa condição pode ocorrer quando todos os órgãos que contêm SGOT e SGPT estão danificados, não apenas o fígado.
Algumas coisas que podem fazer os níveis de SGOT e SGPT ficarem altos são:
- Ter doença celíaca
- Hipertireoidismo, mas raramente é caracterizado por altos SGOT e SGPT
- Doenças dos músculos esqueléticos
Como saber se o SGOT e o SGPT estão altos devido à função hepática prejudicada?
Se de fato os resultados dos exames SGOT e SGPT forem altos devido à função hepática prejudicada, então alguns exames de sangue também não serão normais. Portanto, o médico geralmente recomendará outros exames de sangue, como:
- Bilirrubina
- Fosfatase alcalina
- Albumina
Normalmente, se você tem função hepática prejudicada, os resultados do exame mostrarão um número maior do que o normal. Além disso, a função hepática prejudicada também causará alguns sintomas gerais, como:
- Cansado rapidamente
- Perda de peso drástica
- Pele e olhos ficam amarelos
- Inchaço em algumas partes do corpo, como estômago e olhos
- A urina muda de cor e fica mais concentrada
- Nausea e vomito
- Diarréia
- Dor no estômago
Se você também tiver algum desses sintomas, é provável que haja um problema de fígado. Para isso, consulte imediatamente um médico para saber mais sobre o seu estado.