Você já tomou óleo de peixe? O óleo de peixe é produzido a partir de vários tipos de peixes, como atum, cavala, salmão e sardinha. Acredita-se que o óleo de peixe tenha vários benefícios à saúde porque contém ácidos graxos ômega-3.
O que são ácidos graxos ômega-3?
Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos essenciais que o corpo não consegue produzir por conta própria. Basicamente, os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em várias fontes de alimentos do mar e vegetais e são divididos em duas partes.
O primeiro é o ácido eicosapentaenóico (EPA), encontrado em muitos peixes marinhos. O segundo é o ácido docosahexaenóico (DHA), que é encontrado na retina do olho humano, esperma e cérebro.
Até 40% do cérebro humano contém gorduras poliinsaturadas, incluindo DHA. Portanto, muitos afirmam que os ácidos graxos ômega 3 têm um impacto na inteligência das crianças.
Os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 mencionados acima são encontrados no óleo de peixe.
Benefícios de consumir óleo de peixe
Vários estudos afirmam que existem muitos benefícios que podem ser obtidos com o consumo de óleo de peixe. Abaixo está a lista.
1. Ajudar pessoas com esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença que ataca o sistema nervoso do cérebro e da coluna vertebral, causada por vários fatores de risco, como autoimune, genético, idade e sexo.
Um estudo conduzido pela Oregon Health and Science University afirmou que consumir óleo de peixe por três meses era mais benéfico, ou seja, ajudar pessoas com esclerose múltipla.
2. Melhorar as habilidades cognitivas
Pesquisa realizada no grupo de idosos, constatou que o consumo de óleo de peixe pode ajudar a manter a função cognitiva (habilidades básicas para realizar de simples a complexo), especialmente em idosos.
Além disso, as pessoas que estão acostumadas a consumir óleo de peixe têm melhores habilidades cognitivas em comparação com o grupo que não está acostumado a consumi-lo.
3. Previne a perda de massa muscular em pacientes com câncer
Pacientes com câncer em tratamento têm tendência à perda de massa muscular. Um experimento foi conduzido em pacientes com câncer que estavam fazendo quimioterapia.
Os resultados descobriram que 16 pacientes que consumiram óleo de peixe regularmente tiveram menos perda de peso. Enquanto isso, em outros 24 pacientes que não consumiram óleo de peixe, sabia-se que perderam 2,3 kg de peso corporal.
4. Melhorar e manter a saúde óssea
Acredita-se que o óleo de peixe mantenha a densidade óssea, o que foi comprovado em experimentos realizados em camundongos. O estudo comparou a administração de ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6 em camundongos.
Os resultados mostraram que ratos que receberam ácidos graxos ômega-6 tinham ossos mais quebradiços e menos minerais ósseos do que ratos que receberam ácidos graxos ômega-3.
5. Protege o corpo da poluição
Aparentemente, o óleo de peixe tem o benefício de manter o coração saudável da alta poluição do ar que ocorre onde você mora. Um estudo conduzido nos Estados Unidos envolveu até 29 adultos saudáveis.
Em seguida, os adultos foram divididos em dois grupos, a saber, o grupo que consumiu 3 gramas de óleo de peixe por quatro semanas e o grupo que não consumiu óleo de peixe. Ambos os grupos foram convidados a permanecer em um local exposto à poluição do ar por duas horas.
Os resultados obtidos no estudo mostraram que o grupo de pessoas que não consumiu óleo de peixe teve mais efeitos negativos do que o grupo que consumiu óleo de peixe.
6. Capaz de aumentar o efeito do exercício
Como sabemos, o exercício é importante para manter a saúde e a forma física. Se você tomar óleo de peixe e praticar exercícios, os benefícios que seu corpo obterá serão maiores.
Um estudo conduzido na University of South Australia revelou fatos sobre pessoas que se exercitam três vezes por semana durante 12 semanas e são acompanhados pelo consumo de óleo de peixe.
O resultado é que o óleo de peixe pode reduzir drasticamente o peso corporal e os níveis de gordura em pessoas com obesidade. Vários outros estudos também mencionam os vários benefícios de outro óleo de peixe, conforme abaixo.
- Reduzindo o crescimento de células cancerosas no câncer de cólon.
- Reduz o risco de rejeição pelo corpo ao se submeter a transplantes de rim e coração.
- Reduz os níveis de colesterol no sangue.
- Manter a saúde cardíaca e prevenir várias doenças cardíacas.
- Mantenha a pressão arterial normal.
- Ajude as pessoas que sofrem de depressão, Alzheimer, esquizofrenia e outros transtornos mentais.
Obtenha os benefícios do óleo de peixe com o consumo de peixes ou suplementos?
O corpo não produz ácidos graxos ômega-3, portanto, para obtê-los, você deve comer alimentos que contenham ômega 3 ou mesmo tomar suplementos.
Além do óleo de peixe, o ômega-3 pode ser encontrado em várias fontes de alimentos vegetais, como nozes, soja e vegetais de folhas verdes escuras. No entanto, o próprio óleo de peixe contém ômega-3 tipos EPA e DHA.
Enquanto isso, os ômega-3 de fontes vegetais contêm apenas ácido alfa-linolênico (ALA). Muitos estudos mostraram que o EPA e o DHA são mais benéficos do que os ácidos graxos ALA.
Então, quanto você deve consumir óleo de peixe? Não existe um padrão que regule a necessidade de uma pessoa por ômega-3.
Contudo, Associação Americana do Coração recomenda que as pessoas com doenças cardíacas consumam 1 grama (EPA + DHA) por dia ou o equivalente a 85-150 gramas de peixe por dia.
Enquanto 2-4 gramas por dia é considerado capaz de reduzir os níveis de triglicérides no sangue. Além disso, recomenda-se consumir peixes que contenham alto teor de óleo de peixe, em comparação com o consumo de suplementos de óleo de peixe.