Com que frequência você come vegetais e frutas? Se você incluir pessoas que raramente comem vegetais e frutas, tome cuidado. O motivo, muitos problemas de saúde podem ocorrer se você não tiver fibra. O que pode acontecer quando o corpo não tem fibra?
6 sinais de que seu corpo não tem fibra
1. A defecação não é suave
O distúrbio de saúde mais comum que ocorre quando uma pessoa não ingere fibras suficientes é a constipação. Sim, sua programação intestinal torna-se caótica se houver falta de ingestão de fibras. No corpo, as fibras ajudam a digerir os alimentos que entram no estômago.
As fibras podem estimular os movimentos intestinais, de modo que os restos de comida que foram digeridos sejam rapidamente removidos pelo corpo. Além disso, sua capacidade de absorver água torna os resíduos alimentares mais fáceis de serem expelidos pelo organismo. Você poderia dizer que a fibra atua como um 'chinelo' neste caso.
2. Muitas vezes sinto fome
Você costuma sentir fome de novo rapidamente, embora tenha acabado de fazer uma refeição pesada antes? Nesse caso, é um sinal de que seu estômago não está cheio de alimentos ricos em fibras. Outra função da fibra é manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Quando a fibra já está no estômago, esses nutrientes irão imediatamente preencher o espaço no estômago e dizer ao cérebro que o interior está cheio. Portanto, o cérebro também interpreta isso como um sinal de que você se sente satisfeito.
Portanto, se sentir fome, multiplique os alimentos ricos em fibras para evitar que o estômago ronque ao longo do dia.
3. O peso continua aumentando
Bem, se você não gosta de comer alimentos fibrosos, não se surpreenda se mais tarde se pesar e vir que os números são muito diferentes dos anteriores. A razão é que a fibra pode manter seu peso sob controle, pode até mesmo ajudá-lo a chegar ao seu peso ideal.
Assim como a anterior, uma balança altíssima pode ocorrer porque você sente fome o tempo todo, seu apetite continua alto e incontrolável. Além disso, a fibra também tem a capacidade de reter depósitos de gordura no corpo, ajudando assim a reduzir os níveis gerais de gordura.
4. Os níveis de açúcar no sangue aumentam
Você pode contar com alimentos ricos em fibras para manter o açúcar no sangue normal. Normalmente, os alimentos que contêm alto teor de fibra não têm um conteúdo de alto índice glicêmico, portanto, são seguros para consumo por diabéticos.
Além disso, se você tem diabetes, as fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, suprimindo o apetite e aumentando a saciedade. Portanto, não se consome muito arroz ou outros carboidratos na hora das refeições.
5. Infecções gastrointestinais
Se você não tem alimentos ricos em fibras, pode sofrer muitos distúrbios digestivos. Não apenas evacuações difíceis, mas você também pode ter intestino irritável, diverticulite (inflamação do intestino grosso) ou colite ulcerosa (inflamação do intestino e reto).
Todos esses distúrbios são inflamações que ocorrem nos órgãos digestivos. Se você comer fibra, esse nutriente protegerá os órgãos digestivos e evitará a inflamação.
6. O risco de doenças cardíacas aumenta
Muitos estudos comprovam que comer menos fibras aumenta o risco de doenças cardíacas. Na verdade, isso está associado à capacidade da fibra de reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em fibras também demonstrou reduzir a pressão arterial em um estudo publicado na revista Food and Function em 2016.
Quanta fibra devo comer?
Segundo o Ministério da Saúde, os adultos precisam de até 30 gramas de fibra em um dia. Além de vegetais e frutas, você pode escolher alimentos que contenham alto teor de fibras. Por exemplo, você pode contar com alimentos básicos que contêm mais fibras do que o arroz normal. Arroz integral e pão integral são exemplos de alimentos básicos que são ricos em fibras.
Então, você também pode substituir seus lanches diários por lanches saudável e cheio de fibras. Escolher lanches feito de soja, que é rica em fibras e proteínas, de modo que é digerido lentamente pelo corpo e o mantém saciado por mais tempo. Então você pode comer lanches Isso ocorre cerca de duas horas antes de uma refeição grande, para que não haja ingestão excessiva de carboidratos durante as refeições grandes.