A acne é um problema de pele que pode acontecer a qualquer pessoa. Embora bastante crônico, existem várias maneiras fáceis de se livrar da acne. No entanto, este método não funcionará se você não aplicar o cuidado de pele acne. Como o que?
Variedade de cuidados com a pele acne
Uma maneira de tratar a pele propensa a acne antes de consultar um dermatologista é descobrir a causa da acne. Existem muitos fatores que podem desencadear a acne, desde a genética até a higiene facial.
Esses fatores determinarão o tipo de tratamento recomendado pelo médico. A razão é que os fatores desencadeadores da acne podem produzir diferentes tipos de acne ao mesmo tempo. Como resultado, você pode precisar de um tratamento diferente de outras pessoas.
Vamos, identifique quais tratamentos de pele acne podem ajudar no tratamento da acne.
1. Lave o rosto regularmente
Uma das principais chaves no cuidado da pele acne é manter a pele limpa, rosto e outras partes do corpo.
A pele suja não é a principal causa da acne. No entanto, essa condição pode tornar mais fácil para as bactérias "entrarem" nos poros. Como resultado, as bactérias infectam a pele e provocam o crescimento da acne.
O hábito mais importante para manter limpa a pele propensa a acne é lavar o rosto adequadamente. Essa rotina não é apenas limpar o rosto de vestígios de maquiagem e outras impurezas, mas uma atividade diária que deve ser feita sempre.
A intenção é que a poluição, a poeira, a sujeira e a oleosidade da pele facial desapareçam. Lavar o rosto também prepara a pele para dar continuidade a outros tratamentos de apoio ao processo de regeneração e rejuvenescimento da pele.
Embora lavar o rosto possa limpar a pele, isso não significa que você tenha que fazer isso com frequência. Lavar o rosto com muita frequência pode, na verdade, remover a camada de óleo natural do rosto e até mesmo fazer seu rosto aparecer.
Esta condição pode desencadear a produção excessiva de óleo que, claro, pode obstruir os poros, causando acne. O ideal é que a lavagem do rosto seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, independentemente de você estar tratando a acne ou não.
2. Escolha o sabonete de acordo com o tipo de pele
Além de lavar o rosto regularmente, não se esqueça de escolher sabonete de acordo com seu tipo de pele como parte dos cuidados com a pele acne. Por exemplo, evite usar sabonetes químicos agressivos quando tiver acne.
Veja, esses resíduos químicos podem deixar uma sensação excessivamente seca e áspera na pele após o uso. Isso irá provocar irritação na pele.
Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao escolher um sabonete para rostos com tendência a acne.
- A textura e o tipo de sabonete, como gel, pasta ou sabonete em barra.
- Escolha os ingredientes ativos certos, como ácido salicílico e peróxido de benzoíla.
- Use um sabonete que contenha emolientes que mantêm a pele úmida.
- Evite sabonetes que contenham fragrâncias porque eles podem inflamar a acne.
Lembre-se que ao escolher um sabonete facial, certifique-se de que o produto seja especialmente formulado para o rosto. A razão é que a pele do rosto e a do corpo têm espessuras diferentes. A pele do rosto é mais fina do que a do corpo.
Portanto, os sabonetes usados certamente precisam ser diferenciados, embora ambos tenham acne. Além disso, os sabonetes corporais tendem a ter mais detergentes, o que pode irritar a pele do rosto e torná-la muito seca.
Em vez de tratar a acne facial, escolher o sabonete errado pode, na verdade, desencadear o aparecimento de novas espinhas.
3. Limite o uso de esfoliantes em peles com tendência a acne
Uma lavagem facial que contém um esfoliante pode realmente remover uma pilha de células mortas da pele e óleo e sujeira que obstruem os poros da pele. Portanto, não se surpreenda se esse método ajudar a prevenir o aparecimento de acne.
Infelizmente, lavar o rosto com saboneteira quando você tem acne pode piorar sua condição. Isso também se aplica à esfoliação da pele quando você tem acne. Portanto, os médicos não podem recomendar o sabonete esfoliante como tratamento para a acne.
Como não, os grânulos de esfoliação não podem penetrar profundamente nos poros como um local para o desenvolvimento de acne. Os grânulos de esfrega apenas removem uma camada de células mortas da pele da camada superior da pele, o que certamente não é eficaz no tratamento da acne.
Se continuado, os grânulos de esfoliação podem ferir a pele com acne e irritação. Quanto mais forte você esfregar, mais severa será a irritação da pele.
4. Corrija sua dieta
Você sabia que existem vários tipos de alimentos que causam acne? Embora não tenha um impacto direto na pele, certos alimentos podem aumentar a produção de excesso de óleo que pode obstruir os poros. Como resultado, surge a acne.
Por exemplo, alimentos e lanches que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue podem desencadear o excesso de insulina no corpo. Quando isso acontece, o metabolismo sofre alterações que dificultam a cicatrização da acne.
Além disso, a insulina também desencadeia a produção excessiva de sebo como causa da acne. Em vez de comer alimentos doces e gordurosos, você pode substituí-los por alguns dos itens a seguir.
- Produtos de grãos inteiros.
- Nozes e sementes.
- Peixes que contêm alto ômega-3 para reduzir a acne infectada.
- Muitos vegetais e frutas frescas.
Dessa forma, será mais fácil se livrar da acne por meio de um tratamento adequado.
Atenda às suas necessidades de fluidos
Além de consumir alimentos e bebidas saudáveis, não se esqueça de atender às suas necessidades de fluidos para os cuidados com a pele acneica. A água pode ajudar no processo de desintoxicação e manter a pele úmida por dentro.
O consumo de água suficiente também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que pode facilitar o tratamento da acne. Mesmo assim, pesquisas especiais são necessárias para verificar se a água pode realmente tratar a pele propensa a acne.
5. Controle o estresse
Além da aparência perturbadora, a acne também faz com que a maioria das pessoas sinta tonturas. Na verdade, quanto maior o nível de estresse de uma pessoa, mais propensa a acne.
Portanto, você precisa ser inteligente para encontrar maneiras de controlar o estresse ao tratar peles com tendência à acne.
Além de se submeter a um tratamento médico, como tomar antibióticos para acne, existem outras maneiras que podem ser feitas da seguinte maneira.
- Disfarce a acne com uma maquiagem adequada ao seu tipo de pele.
- Faça atividades de que goste, como ouvir música ou desenhar.
- Exercite-se regularmente.
- Participe de atividades que acalmem a mente, como meditação e ioga.
Nunca sinta que você é o único com problemas de acne. Existem milhões de pessoas que têm a mesma doença que você. Em vez de se afogar na tristeza, você deve se concentrar no tratamento para lidar com a acne.
6. Pratique exercícios regularmente
O exercício regular é uma forma de controlar o estresse que pode ajudar indiretamente a tratar a acne. Além disso, o suor que sai durante o exercício também abre os poros, o que facilita a eliminação da sujeira e das bactérias.
Mesmo assim, é aconselhável tomar banho imediatamente após o exercício para evitar que a roupa suja e o suor obstruam os poros.
Você consegue nadar quando tem acne?
Existem muitos tipos de exercícios que podem ser feitos como um esforço para tratar a pele propensa a acne. No entanto, a natação é um desses esportes?
Muitas pessoas pensam que a água da piscina pode realmente piorar a acne. O motivo é que a piscina é bastante suja e poluída, misturada com suor, saliva e vários outros produtos.
Portanto, os gerentes geralmente purificam a água com uma substância chamada cloro ou cloro para matar microorganismos nocivos na água da piscina. Para pessoas que têm acne com pele sensível, é claro que estão preocupadas com o cloro.
Uma pesquisa publicada no The Journal of Dermatology relata que a água clorada pode tornar a pele muito seca. Isso ocorre porque o cloro reduz a capacidade da pele de reter a umidade.
Não é à toa que muitas pessoas com acne optam por evitar esse tipo de exercício, principalmente aquelas com pele seca. Nadar com acne está bem. No entanto, você precisa tomar cuidado extra com essa pele propensa a acne da seguinte maneira.
- Limpe o rosto com água limpa e sabão.
- Imediatamente aplique o hidratante após enxaguar o corpo.
- Use protetor solar antes de nadar e reaplique.
7. Proteja a pele do sol
Os raios ultravioleta do sol são um dos fatores que podem desencadear inflamação, vermelhidão e manchas pretas no rosto. Passar muito tempo ao ar livre sem proteção solar também pode piorar a acne.
Sempre aplique protetor solar com FPS 15 ou superior por pelo menos 20 minutos antes de sair de casa.
Tente escolher um protetor solar que contenha compostos químicos suaves, como avobenzona e oxibenzona, ou com um rótulo não comedogênico. Visa prevenir o aparecimento de novas espinhas.
Além de usar filtro solar, você também pode tratar e proteger a pele propensa a acne do sol com várias coisas, como:
- chapéu,
- roupas de manga comprida,
- calças e
- oculos escuros.
8. Escolha os produtos de cuidados certos
A principal chave para um cuidado bem-sucedido da pele com acne é escolher os produtos certos. Além dos limpadores faciais, você pode experimentar um produto para a pele que afirma ajudar com a acne.
Em primeiro lugar, o uso de toner. Os produtos de toner funcionam para tratar e limpar a sujeira remanescente que ainda está grudada no rosto após a lavagem do rosto.
Para quem tem pele oleosa, deve-se escolher um tônico contendo AHA (alfa-hidroxiácidos) após lavar o rosto. Enquanto isso, os proprietários de pele seca ou sensível podem usar um toner feito de PHA.
Além disso, em vez de usar produtos à base de óleo, aqueles com pele oleosa devem usar um gel leve ou produto à base de loção. Este método visa não estimular as glândulas sebáceas já ativas.
O cuidado da pele com acne é realmente muito difícil, especialmente ao escolher produtos adequados para o seu tipo de pele. É melhor consultar um dermatologista em vez de experimentar produtos que podem piorar a acne.