Chorar é a única maneira de os bebês se comunicarem cedo na vida. Mas com o tempo, o desenvolvimento da linguagem do bebê começou a progredir. Seus gritos eram variados e começaram a se distinguir quando ele estava com fome ou entediado. Para mais detalhes, aqui estão os desenvolvimentos da linguagem em bebês que você precisa saber no primeiro ano.
O que é o desenvolvimento da linguagem em bebês?
Citado em Pregnancy Birth & Baby, as habilidades na linguagem do bebê são habilidades que os bebês têm para falar ou se comunicar com outras pessoas. Isso está de acordo com o desenvolvimento do bebê de acordo com sua idade.
Assim como o desenvolvimento motor, as habilidades sensoriais, a inteligência emocional e o desenvolvimento cognitivo de um bebê, o desenvolvimento da linguagem de um bebê também ocorre gradualmente.
Essa idade precoce permite que o cérebro do bebê absorva a linguagem, bem como treine suas habilidades de comunicação. No entanto, também deve ser observado que cada criança tem probabilidade de se desenvolver em momentos diferentes.
Por isso, preste atenção e pratique o desenvolvimento das habilidades de linguagem do bebê para que ele se comunique mais facilmente.
Com que idade os bebês podem começar a falar?
Quando um recém-nascido nasce, ele geralmente chora mais como forma de expressar as emoções que sente.
Conforme o bebê se desenvolve e cresce, ele começa a balbuciar como se quisesse dizer algo após os primeiros 2-3 meses de idade.
O desenvolvimento da linguagem do bebê continuará até que ele possa falar sua primeira palavra, por exemplo "mamãe" ou "papai", que tem cerca de 9-12 meses de idade.
A partir de então, o bebê balbuciará com mais frequência para descrever o que vê, ouve, sente, pensa e quer.
Estágios de desenvolvimento da habilidade de fala do bebê
Aqui estão alguns estágios ou fases da fala em bebês:
Etapa 1: chorar
Os bebês choram desde o nascimento. Quando um recém-nascido nasce, o choro de um bebê indica que seus pulmões estão se enchendo de ar. Aparentemente, o choro é uma das respostas do bebê ao ambiente externo. Existem também vários tipos de choro de bebê, a saber:
Choro normal
Alguns especialistas afirmam que o choro é a maneira do bebê de dizer aos cuidadores que está com fome.
A característica desse choro é que há um padrão que geralmente consiste no som do próprio choro, uma pausa por um momento e um breve som de assobio. Os gritos regulares também costumam soar mais altos do que outros gritos.
Chorando de raiva
Quando um bebê chora de raiva, o som do choro soará como quando o ar é forçado para a garganta.
Chorando porque dói
Normalmente, o som do choro de um bebê é muito alto e há momentos em que o bebê prende a respiração. Por isso, não deixe seu filho sentir esse choro.
Estágio 2: Chatter
Os bebês geralmente começam a balbuciar por volta de 1 a 2 meses de idade. Esse estágio de desenvolvimento da linguagem de um bebê mostra que o som de seu balbucio é formado pelo som do ar sendo processado na garganta.
Lembre-se de que os bebês geralmente balbuciam quando se sentem felizes quando estão ao lado do seu cuidador. Curiosamente, nesta época o bebê começou a aprender a linguagem, reconhecendo as palavras que ouve das pessoas ao seu redor
Estágio 3: Chatter (balbuciando)
O chatter é o resultado do aperfeiçoamento do chatter. O próprio chatter é o resultado da combinação de consoantes e vogais, como "da", "ma", "uh" e "na" (Pujaningsih, 2010). Os bebês podem começar a balbuciar quando estão na meia-idade.
Como no desenvolvimento a partir dos 4 meses de idade, os bebês começam a falar imitando o que ouvem. Também nesta idade o seu filho aprende a dizer palavras com a mesma vogal, como “bababa” ou “yayaya”.
Em bebês surdos nascidos em famílias surdas que usam a linguagem de sinais, os bebês tendem a tagarelar com as mãos e os dedos (Bloom, 1998).
O desenvolvimento da linguagem deste bebé também vai aparecer ao mesmo tempo que outros bebés que usam a voz na tagarelice, nomeadamente na metade do ano.
As tentativas de seu bebê de falar podem parecer desleixadas e irracionais, mas ele vai repetir isso indefinidamente. Isso ocorre porque ele está fazendo experiências com o uso da língua, do palato e das cordas vocais.
Etapa 4: o aparecimento da primeira palavra
Antes de conseguir falar fluentemente, os bebês realmente entendem as palavras que não conseguem pronunciar (Pan & Uccelli, 2009). Como é o caso de bebês que sabem o próprio nome no desenvolvimento de bebês de 5 meses.
Entrando na idade de 7 meses, a fala do bebê começa a soar razoável. A razão é que ele está tentando experimentar o tom e o padrão de fala como o que é dito pelas pessoas próximas a ele, embora ainda não esteja certo.
Além disso, existe a possibilidade de que o bebê comece a entender seu próprio nome e a responder aos chamados de outras pessoas.
Suas habilidades de fala também vão melhorar porque seu filho não fala apenas. Em vez disso, tente associar um significado a ele gradualmente.
Por exemplo, você ouvirá a primeira palavra que é fácil de pronunciar, mas tem um significado, a saber, “mamãe” ou “papai”. É provável que o desenvolvimento da linguagem desse bebê ocorra entre os 8 e 11 meses de idade.
Além disso, palavras interessantes continuarão a aparecer com uma pronúncia fácil de seu filho. Este processo continuará com a ajuda de pessoas ao seu redor que conversam com ele.
A importância dos pais falando na língua do bebê
Durante o ano desde que seu filho nasceu, deve haver muitas coisas novas que ele tenta aprender, uma das quais é como se comunicar.
Quando o bebê sorri, ri, ou apenas brinca te chama de 'mamãe' ou 'bubu', essa é a sua própria maneira de te convidar para um bate-papo.
Através conversa de bebê ou a linguagem do bebê, seu filho espera que você responda à piada sorrindo, cantando ou lendo um livro. A comunicação com o bebê é uma fase importante nos primeiros dias de seu nascimento.
Você deve se concentrar no desenvolvimento das habilidades de fala e linguagem de seu filho, porque isso está relacionado a muitas coisas.
Alguns dos benefícios de como treinar bebês para falar começam com o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criação de um vínculo com o filho mais tarde na vida.
Como treinar o desenvolvimento da linguagem do bebê?
Afie as habilidades de linguagem do bebê desde tenra idade para que o desenvolvimento que se forma seja mais otimizado. Não precisa se confundir, você pode aplicar as seguintes dicas:
0-6 meses de idade
Aqui estão algumas dicas para treinar o desenvolvimento de habilidades linguísticas para bebês de 0 a 6 meses:
1. Fale com o bebê
Contanto que você pratique as habilidades linguísticas de seu bebê, durante esse tempo, você deve ser diligente em pedir-lhe que fale sobre muitas coisas. Embora talvez seu filho não entenda totalmente, mas desta forma o faz entender que você está pedindo a ele para se comunicar.
2. Descreva coisas para fazer com bebês
Tente explicar a ele com mais frequência o que vocês dois estão fazendo. Quando for tomar banho, você pode dizer: "Já é esta hora, vamos tomar um banho primeiro, querida. É bom usar água morna. "
Outra maneira que está incluída como um estágio de desenvolvimento da linguagem é continuar com: "Tomei banho, estou cheirando bem, estou linda (ou bem) agora vamos beber leite, criança".
Idade 7-11 meses
Aqui estão algumas dicas para treinar as habilidades de desenvolvimento da linguagem de bebês de 7 a 11 meses:
1. Leia histórias para bebês
Nunca é cedo demais para começar a ler histórias para bebês, como um esforço para treinar o desenvolvimento das habilidades de linguagem do bebê. Porque a criança ainda não sabe ler,
Você pode usar um livro de histórias dominado por uma variedade de imagens interessantes. Enquanto lê a história, explique à criança, uma a uma, o nome de cada imagem do livro de histórias.
2. Mencionar com mais frequência "papai" e "mamãe"
Um dos esforços da criança para reconhecer os chamados dos pais, além de treinar as habilidades linguísticas do bebê, chame a si mesmo e ao seu parceiro com um determinado apelido.
Cada vez que você fala com ele, você pode dizer: "Vamos trocar as fraldas com a mamãe primeiro."
Adquira o hábito de chamar seu parceiro pelo mesmo nome quando estiver com seu filho. Gradualmente, seu bebê dirá reflexivamente “papai” ou “mamãe” quando o virem à distância.
Na verdade, pelo que não foi suficientemente fluente, com o tempo o seu filho consegue pronunciar com muita fluência.
3. Repetindo certas palavras
Sorria com frequência e olhe para o rosto do bebê ao ensinar um vocabulário ao seu filho. Por exemplo, você quer ensiná-lo a reconhecer a palavra 'comer', então você tem que repetir a palavra ao longo do dia para que seja rapidamente absorvida pelo cérebro do pequeno.
Embora o desenvolvimento da linguagem em bebês ou crianças varie, levar seu filho ao médico o mais cedo possível é a melhor prevenção para descobrir se ele tem dificuldade para falar.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!