Muitas pessoas descobrem tarde demais que têm diabetes mellitus (DM). Na verdade, quanto mais cedo você detectar os sintomas e as características dessa doença, maiores serão suas chances de evitar as perigosas complicações do diabetes.
Mesmo assim, não são poucas as pessoas que ainda não entendem muito bem os sintomas do diabetes fazendo com que essa doença muitas vezes seja negligenciada e não seja detectada desde o início. Na verdade, quais são os sintomas de diabetes que geralmente ocorrem?
Confira abaixo as várias características do diabetes, também conhecido como diabetes.
Sinais e sintomas de diabetes a serem observados
O diabetes é uma doença comum na Indonésia. De acordo com o relatório de Pesquisa Básica de Saúde (Riskesdas) pertencente ao Ministério da Saúde da Indonésia, a maioria das pessoas com 15 anos ou mais tem diabetes. No entanto, apenas 30% deles apresentam sintomas de diabetes e são diagnosticados oficialmente.
A maioria dos diabéticos (o nome dos diabéticos), especialmente o diabetes tipo 2, geralmente não sente os primeiros sintomas. Eles só descobriram sua condição depois de verificar acidentalmente o nível de açúcar no sangue.
Na verdade, isso é comum porque os primeiros sintomas do diabetes tipo 2 se desenvolvem lentamente, ao contrário do diabetes tipo 1, cujos sintomas aparecem rapidamente.
No entanto, se você notar os sintomas precocemente, independentemente do tipo de diabetes que tenha, suas chances de obter o tratamento correto são mais rápidas. Dessa forma, você pode minimizar o risco de complicações graves.
Aqui estão alguns sinais de diabetes que você precisa estar ciente:
1. Micção frequente
Você tem andado muito para o banheiro ultimamente? Nesse caso, você deve ser cauteloso. O motivo, a micção frequente é uma das características do diabetes. Esse sintoma está cada vez mais forte indicando diabetes se ocorrer à noite, a ponto de fazer você muitas vezes acordar no meio da noite para ir ao banheiro.
No mundo médico, essas características do diabetes são chamadas de poliúria. Os diabéticos tendem a urinar com frequência porque os níveis de açúcar no sangue estão muito altos. Idealmente, o açúcar no sangue será filtrado pelos rins e reabsorvido no sangue.
No entanto, por estar muito alto, os rins não conseguem absorver todo o açúcar do corpo. Isso faz com que os rins trabalhem arduamente para filtrar e remover o excesso de açúcar no sangue pela urina.
Como resultado, a urina produzida é mais espessa, de modo que os rins extraem automaticamente mais líquido do corpo para diluí-lo.
Bem, neste momento seu corpo enviará um sinal de sede ao cérebro. Assim, você vai beber mais. Mas, como você bebe muito, seu corpo tentará se livrar do excesso de líquido fazendo com que você urine com mais frequência.
2. Com sede fácil
Além da micção frequente, um sintoma típico do diabetes é a sede fácil (polidipsia). A sede, como uma característica do diabetes, é diferente da sede normal porque ela não vai embora, mesmo que você beba. Por quê?
Na verdade, isso ainda tem algo a ver com os sintomas de micção frequente. Você sempre sente sede porque seu corpo precisa de mais líquidos para repor a água que é desperdiçada pela urina.
Quando você tem diabetes, a glicose se acumula no sangue. Isso, é claro, fará com que os rins trabalhem ainda mais para filtrar e absorver o excesso de açúcar antes de finalmente ser excretado pela urina. Um dos esforços feitos pelos rins é absorver os fluidos corporais para absorver o excesso de açúcar.
Como resultado, os rins produzirão mais urina do que o normal. Isso é o que torna mais fácil para os diabéticos sentirem sede, porque muitos fluidos corporais são perdidos.
3. Ficar com fome rápido
A fome é o sintoma mais comum do diabetes, mas costuma ser esquecido. Normalmente, isso acontece quando você faz uma refeição pesada.
No corpo, o alimento é convertido em glicose. A glicose será então usada como fonte de energia para todas as células, tecidos e órgãos do corpo. Bem, o hormônio insulina é o responsável por realizar esse processo.
Pessoas com diabetes têm problemas com a produção de insulina ou com a capacidade do corpo de responder à insulina. Como resultado, o processo de transformar glicose em energia é dificultado. Suas necessidades de energia não estão sendo atendidas, mesmo depois de comer. O corpo que "sente" não recebeu energia, enviará um sinal para voltar a comer.
Em termos médicos, esse sintoma do diabetes é conhecido como polifagia, que descreve a fome excessiva ou um aumento incomum do apetite.
polifagia
4. Perda de peso drasticamente
Além de sempre querer comer, a perda drástica de peso pode ser um sinal de diabetes. A perda de peso é considerada drástica se a perda for superior a 5% do peso total do corpo. Principalmente se você não estiver de dieta.
Normalmente, o corpo usará glicogênio (glicose) como fonte de energia. No entanto, como a insulina é incapaz de processar as mudanças na glicose em energia, o corpo começa a "procurar" outras fontes do corpo, a saber, proteínas.
O corpo continuará tentando quebrar a gordura e os músculos para obter energia. Bem, a quebra de músculo e gordura é o que faz você perder peso e tornar os diabéticos magros.
Lembre-se de que os músculos do corpo são responsáveis pelo peso corporal médio dos homens em até 45%, enquanto nas mulheres, 36%.
5. Pele seca
Na verdade, o diabetes também pode afetar a condição da pele do paciente. Os diabéticos costumam apresentar sintomas de pele seca e com coceira devido ao diabetes, descamações ou fissuras.
De acordo com a American Diabetes Association, 1 em cada 3 pessoas terá sintomas de diabetes, como pele seca e com coceira. Isso mostra que os problemas de pele são um sintoma comum do diabetes.
Essa condição ocorre porque seu corpo perde muito líquido através da urina. Como resultado, a pele perde sua umidade natural.
Além disso, pode ocorrer coceira na pele devido ao diabetes devido à redução da sensibilidade nervosa e à obstrução da circulação sanguínea. O alto nível de açúcar no sangue afetará o funcionamento do sistema nervoso e fará com que o corpo produza mais citocinas (pequenas proteínas para sinalização celular).
A produção excessiva de citocinas pode causar inflamação no corpo. Bem, essa reação inflamatória é o que causa a pele seca, coceira e rachada.
Outro sintoma da diabetes que pode ser observado na pele é o aparecimento de manchas pretas. Isso ocorre devido à produção excessiva de pigmento devido aos altos níveis de insulina em pacientes diabéticos. As alterações geralmente são caracterizadas pelo escurecimento da pele, com aspecto escamoso e com aparência de rugas.
6. Feridas que são difíceis de curar
Infecções, picadas de insetos, hematomas ou feridas diabéticas que não cicatrizam podem ser um dos sintomas do diabetes. Essa condição ocorre porque os níveis elevados de açúcar no sangue fazem com que as paredes das artérias se estreitem e endureçam.
Como resultado, o fluxo de sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo é bloqueado. Na verdade, a parte ferida do corpo realmente precisa de oxigênio e nutrientes contidos no sangue para que se cure rapidamente.
Bem, é isso que torna difícil para as células do corpo reparar os tecidos e nervos danificados. Como resultado, a cicatrização de feridas abertas em diabéticos tende a ser mais lenta.
Além disso, os sintomas do diabetes também são exacerbados por uma diminuição do sistema imunológico. Os níveis de açúcar no sangue muito altos em pacientes diabéticos tornam as células do corpo responsáveis por manter o sistema imunológico enfraquecido. Como resultado, o menor ferimento pode se tornar uma infecção grave que é difícil de tratar.
7. Perturbações visuais
Sua visão continuará a diminuir com a idade. No entanto, se você costuma reclamar de distúrbios visuais, como visão turva, embaçada ou turva desde jovem, você deve estar ciente dos sintomas do diabetes.
O alto nível de glicose no sangue dos diabéticos pode causar danos aos nervos e sangramento nos vasos sangüíneos do olho. Em casos graves, a visão prejudicada devido ao diabetes também pode causar catarata, glaucoma e até cegueira permanente.
8. Formigamento
Outro sintoma comum do diabetes é formigamento, dormência ou sensação de frio e formigamento nos pés. Além disso, o diabetes também pode ser demonstrado pelas características de inchaço fácil dos pés e das mãos.
Na verdade, existem muitos fatores que podem causar formigamento. No entanto, na maioria dos casos, o formigamento nas mãos ou nos pés, que dura muito tempo e é repetido, pode ser um sintoma de lesão nervosa de uma doença sistêmica como o diabetes.
Cerca de 2 em cada 3 pessoas com diabetes apresentam esses sintomas devido a danos nos nervos, de leves a graves.
Em termos médicos, o aparecimento de sintomas de diabetes que causam danos aos nervos é denominado neuropatia periférica. Com o tempo, os sintomas de neuropatia periférica em pacientes diabéticos podem piorar, resultando em diminuição dos movimentos e até mesmo incapacidade.
Sintomas como este geralmente ocorrem em alguém que tem diabetes há 5 anos ou mais.
9. Fraqueza e dor de cabeça
Pacientes com diabetes em estágio inicial geralmente se queixam de dores de cabeça, fraqueza corporal e falta de energia. Existem duas razões mais fortes que podem causar o aparecimento das características do diabetes, a saber, níveis de açúcar no sangue muito altos ou muito baixos (hipoglicemia).
Além de um desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue no corpo de uma pessoa, os sintomas de diabetes também podem aparecer porque a insulina no corpo não funciona com eficácia ou não é produzida o suficiente.
A própria insulina é necessária para transportar a glicose do sangue para as células do corpo, para ser usada como energia. Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou a insulina que ele produz não consegue funcionar de maneira eficaz, isso significa que o açúcar no sangue não consegue entrar nas células do corpo.
Como resultado, as células do corpo não recebem a energia de que precisam para funcionar de maneira ideal e você se sente fraco, letárgico e impotente. Normalmente, os sintomas da diabetes aparecem algum tempo depois de comer.
10. Infecção fúngica ou bacteriana
Outra característica da diabetes com a qual você deve estar atento é a suscetibilidade a vários tipos de infecções. Não apenas infecções bacterianas causadas por feridas difíceis de cicatrizar, mas também infecções fúngicas.
Nas mulheres, os sintomas de diabetes podem começar com uma infecção por fungos na vagina. Os sintomas podem incluir coceira, dor, secreção e dor durante o sexo. Esta infecção vaginal é causada pelo crescimento do fungo candida.
A razão é que níveis relativamente altos de glicose no sangue inibem a resposta do sistema imunológico para combater várias bactérias e fungos que causam doenças.
Para germes e bactérias, o alto teor de açúcar oferece uma vantagem porque aumenta a capacidade dos germes de crescer e se espalhar mais rapidamente. Esses germes obtêm energia adicional para atacar o corpo com mais facilidade e causar sintomas de diabetes.
11. Síndrome do ovário policístico (SOP)
No caso do diabetes, cada pessoa pode apresentar sintomas variados. Em termos gerais, não há diferença fundamental entre os sintomas de diabetes em mulheres e homens. No entanto, existem sintomas típicos de diabetes que ocorrem apenas em mulheres.
As características das mulheres com diabetes são semelhantes às das mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esse distúrbio ocorre quando as glândulas supra-renais produzem hormônios masculinos mais elevados (hiperandrogenismo) devido à resistência à insulina, que é a causa do diabetes.
Os sinais de que você tem a síndrome dos ovários policísticos incluem menstruação irregular, ganho de peso, acne e até depressão. Esta síndrome também pode causar infertilidade, bem como níveis elevados de açúcar no sangue.
12. Gengivas vermelhas e inchadas
Outras características do diabetes também podem ser caracterizadas por problemas nas gengivas e nos dentes. A boca é a principal porta de entrada do alimento no corpo. A boca é o ambiente perfeito para a multiplicação das bactérias.
Em pessoas saudáveis, o sistema imunológico combate facilmente as bactérias na boca. No entanto, as pessoas com diabetes serão mais suscetíveis a infecções porque seus sistemas imunológicos estão mais fracos. Como resultado, o crescimento da bactéria se torna mais rápido e causa uma infecção na gengiva.
Níveis normais de açúcar no sangue no corpo
Se sentir algum dos sintomas acima, especialmente se já estiverem ocorrendo há algum tempo, verifique imediatamente os seus níveis de açúcar no sangue. Verificações de açúcar no sangue podem ser feitas de forma independente ou diagnosticar diabetes mellitus diretamente, consultando um médico. Açúcar elevado no sangue é uma das características do diabetes ou diabetes.
Você precisa se submeter imediatamente a um tratamento para diabetes ou mudanças de estilo de vida saudáveis para controlar o açúcar no sangue. Dessa forma, você pode evitar complicações.