Você já ouviu falar de alimentos sem glúten? Dizem que é mais saudável e melhor para o corpo. Mas você sabia que o glúten é uma substância de que o corpo realmente precisa? Então, é verdade que os alimentos sem glúten são mais saudáveis?
O que é glúten?
O glúten é uma proteína encontrada em grãos e cereais, trigo, centeio, cevada e triticale. O glúten atua como uma cola que ajuda a manter os alimentos juntos e em forma. Existem dois tipos principais de proteína no glúten: a glutenina e a gliadina.
Quando misturamos a farinha com a água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa com textura semelhante à de uma cola.
Essa propriedade semelhante à cola torna a massa elástica e dá ao pão a capacidade de crescer durante o cozimento, além de dar a ele uma textura em borracha.
Por que o glúten é ruim para algumas pessoas?
A maioria das pessoas não tem problemas para digerir o glúten. Mas, em algumas pessoas, o glúten pode causar vários problemas de saúde, como:
1. Intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten é uma condição caracterizada pela incapacidade do corpo de digerir a proteína glúten. Essa intolerância ao glúten ainda causa sintomas moderados. Quando uma pessoa tem intolerância ao glúten severa, a condição é conhecida como doença celíaca.
2. Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença auto-imune. Em pessoas com doença celíaca, seu sistema imunológico reconhece o glúten como uma substância prejudicial, atacando assim o glúten e o revestimento do intestino. É claro que isso faz com que os intestinos fiquem danificados, acabando por causar vários problemas de saúde, como distúrbios digestivos, anemia, até o risco de deficiências de vitaminas e minerais.
Os sintomas da doença celíaca incluem desconforto digestivo, danos ao tecido do intestino delgado, distensão abdominal, diarréia, constipação, dores de cabeça, fadiga, erupções cutâneas, depressão, perda de peso e fezes com odor desagradável. Às vezes, as pessoas podem sentir fadiga ou anemia, ou mesmo sem quaisquer sintomas. Isso torna a doença celíaca difícil de diagnosticar. Na verdade, 80% dos pacientes desconhecem sua condição.
3. Sensibilidade ao glúten não celíaco
Sensibilidade ao glúten não celíaca é o termo usado para denotar uma condição na qual uma pessoa não é diagnosticada com doença celíaca, mas ainda sente desconforto ao comer glúten. Esta doença ainda é controversa. Alguns especialistas acham que essa não é uma condição real.
4. Síndrome do intestino irritável
Outra forma de intolerância ao glúten é a síndrome do intestino irritável (SII). Esta doença é um distúrbio digestivo com sintomas de dor abdominal, cólicas, distensão abdominal, gases e diarréia. Estudos mostram que uma dieta sem glúten pode aliviar o IBS.
5. Alergia ao trigo
Cerca de 1 por cento da população tem alergia ao trigo. Essa condição faz com que o paciente sofra de vários problemas digestivos após consumir glúten.
Quais alimentos são ricos em glúten?
Os alimentos ricos em glúten incluem:
- Trigo
- feitiço
- Centeio
- Cevada
- Pão
- Massa
- Cereal
- Cerveja
- Bolos, biscoitos e pastéis
- Grãos sem glúten
O grupo de grãos sem glúten inclui:
- Milho
- Arroz
- Quinoa
- Linho
- Painço
- Sorgo
- Tapioca
- Trigo sarraceno
- Araruta
- Amaranto
- aveia
Então, o que são alimentos sem glúten?
Existem muitas fontes de alimentos que são naturalmente isentas de glúten:
- Eu no
- Peixe e frutos do mar
- Ovo
- Lacticínios
- Frutas
- Vegetais
- Leguminosas
- Nozes
- tubérculos
- Gorduras, como óleo e manteiga
Hello Health Group não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.