Níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) são uma condição comum em pessoas com diabetes mellitus. No entanto, pessoas que parecem estar em boa forma também podem tê-lo, incluindo você. Além do mais, nem todas as pessoas que apresentam níveis elevados de açúcar no sangue apresentam sinais e sintomas claros.
Portanto, todos, sejam vocês diabéticos, pré-diabéticos ou mesmo aqueles que ainda se sentem saudáveis, devem estar bem familiarizados com as características do açúcar elevado no sangue.
Vários sinais e sintomas de açúcar elevado no sangue
Seu sangue contém não apenas oxigênio, mas também glicose. A glicose é um açúcar simples formado pela quebra dos carboidratos dos alimentos. A glicose fluirá no sangue para cada célula e tecido para ser quebrada em energia para que o corpo possa se mover.
Os níveis normais de açúcar no sangue são menos de 100 mg / dL antes de comer e menos de 140 mg / dL dentro de 2 horas após comer.
Os níveis de açúcar no sangue podem aumentar e diminuir dependendo do tempo, das mudanças nas condições corporais ou de outros fatores desencadeantes. Em geral, as flutuações nos níveis de açúcar no sangue ainda são consideradas normais se os números não mudarem muito drasticamente.
O número de níveis de açúcar no sangue que atingiram um pico acima do limite normal pode indicar uma condição hiperglicêmica. Essa condição também pode ser classificada como pré-diabetes ou início dos estágios iniciais do diabetes.
Muitas pessoas ainda podem não saber que os sintomas de açúcar elevado no sangue podem ser prejudiciais à saúde. Aqui estão os sintomas comuns de açúcar elevado no sangue que você precisa estar atento:
1. Sempre sinta sede e urine com frequência
Os primeiros sinais de açúcar elevado no sangue que pode notar à primeira vista são sede.
A sede é uma sensação natural, um sinal de que o corpo está desidratado e requer ingestão de líquidos. No entanto, a sede rápida pode ser um sintoma de açúcar elevado no sangue se não passar, mesmo que você tenha bebido muito e com frequência.
O excesso de açúcar no sangue normalmente será desperdiçado com a urina toda vez que você urinar. No entanto, o excesso de glicose torna a urina mais espessa. Assim, como forma de diluir a urina espessa, o cérebro enviará um sinal de "sede" para que você beba rapidamente.
Enquanto isso, como o nível de açúcar no sangue é muito alto, você será automaticamente "solicitado" a beber mais. Quanto mais você bebe, mais você urina.
Os sintomas de açúcar elevado no sangue também ocorrem frequentemente à noite, interferindo no sono.
2. Sensação de cansaço
Os sintomas de açúcar elevado no sangue, aos quais você precisa estar atento, além da sede constante, são fadiga. Isso acontece porque o corpo sentir falta de fontes de energia. Na verdade não é.
O açúcar é a principal fonte de energia do corpo. Se o açúcar no sangue estiver alto, o corpo deve ter mais energia. Mas, na realidade, o corpo é incapaz de processar o açúcar do sangue que já é excessivo porque a função do hormônio insulina, que ajuda a absorver o açúcar no sangue, é interrompida.
Finalmente, o açúcar realmente se acumula muito no sangue e não pode ser usado como energia. Essas características do alto nível de açúcar no sangue fazem com que o corpo pareça ter falta de energia.
3. Sempre com fome, mas até perder peso
Além da fadiga, os sintomas de açúcar elevado no sangue também podem fazer com que uma pessoa fique com fome rapidamente, embora tenha acabado de comer muito.
O excesso de açúcar no sangue não pode ser processado pelo corpo em energia, então as células do corpo não obtêm energia. Células e tecidos sem ingestão de energia enviarão um sinal de "fome" ao cérebro para que seu apetite aumente para voltar a comer.
No entanto, em vez de deixá-lo cheio e aumentar o peso, essas características do alto nível de açúcar no sangue, na verdade, fazem com que o corpo fique magro.
Isso ocorre porque o excesso de glicose que não é usado é eventualmente excretado na urina. Isso faz com que o cérebro pense que falta energia ao corpo (quando na verdade não), então ele passa a usar uma fonte de energia de reserva a partir da gordura.
O corpo vai quebrar a gordura e os músculos armazenados, o que leva à perda de peso. Na maioria dos casos, esse sinal de açúcar elevado no sangue pode ocorrer drasticamente sem que você perceba.
4. Visão turva
Os sintomas de distúrbios oculares mais frequentemente sentidos por pessoas com altos níveis de açúcar são a visão turva.
O aparecimento das características de alto nível de açúcar no sangue é causado pela incapacidade do corpo de usar o excesso de açúcar como fonte de energia para os nervos e o tecido ocular.
Os nervos e o tecido ocular que não recebem o "alimento" da glicose não podem funcionar adequadamente, de modo que, eventualmente, a visão fica prejudicada.
5. boca seca
A boca seca, também conhecida como xerostomia, é um sinal de açúcar elevado no sangue. Em pessoas com alto nível de açúcar no sangue, os sintomas de boca seca também são comumente acompanhados por problemas com lábios secos e rachados, mau hálito, sede frequente e sensação de secura na garganta.
Os níveis elevados de açúcar no sangue fazem com que as glândulas salivares sejam perturbadas, de modo que não produzem saliva normalmente. Como resultado, a necessidade de saliva não é satisfeita e cria secura e problemas na boca.
Em algumas pessoas com alto nível de açúcar no sangue, dor e sensibilidade nas gengivas também são outro sinal que acompanha.
Como lidar com níveis elevados de açúcar no sangue?
Os sintomas de açúcar elevado no sangue podem ser experimentados por qualquer pessoa e a qualquer momento. Se sentir um ou mais dos sintomas que suspeita serem sinais de açúcar elevado no sangue, verifique o seu açúcar no sangue imediatamente
Você pode fazer um autoexame em casa usando um verificador de açúcar no sangue. Além disso, um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue de volta ao normal.
Relatórios da American Diabetes Association, a seguir estão alguns remédios caseiros que podem ser usados para superar os sintomas de açúcar elevado no sangue:
- Muitos bebem
- Implemente uma dieta saudável e regular com nutrição balanceada.
- Equilibre-se com exercícios regulares. Escolha o tipo de exercício que é bom para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
- Gerenciar bem o estresse, juntamente com descanso adequado e horas de sono.
Bem, se você sabe que seu nível de açúcar no sangue subiu mais de 200 mg / dL ou 11 mmol / L, você deve consultar um médico imediatamente. Especialmente se os sintomas de açúcar elevado no sangue estiverem piorando.
O seu médico pode pedir-lhe para fazer um teste de açúcar no sangue para obter um diagnóstico mais preciso da sua doença. Os médicos geralmente fornecem medicamentos que têm como objetivo reduzir o açúcar no sangue, como o medicamento para diabetes metformina.
Ajuda de emergência ao apresentar alto nível de açúcar no sangue
Se descobrir que você tem diabetes não diagnosticado, o açúcar elevado no sangue pode levar a complicações graves do diabetes, como cetoacidose diabética ou hiperglicemia hiperosmolar não cetótica (HHS).
Ambas as condições levam à desidratação grave que pode levar ao coma. Portanto, como lidar com isso requer ajuda médica de emergência no hospital o mais rápido possível.
Posteriormente, você receberá tratamento por meio de fluidos e eletrólitos adicionais para repor os fluidos corporais perdidos ou terapia com insulina para equilibrar os níveis elevados de açúcar no sangue.
Você ou sua família vivem com diabetes?
Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!