Aqueles de vocês que têm uma úlcera podem freqüentemente sentir os sintomas de uma úlcera ir e vir em momentos diferentes. Se for esse o caso, é provável que você esteja tendo gastrite crônica. Bem, que drogas podem ser consumidas para restaurar os sintomas da úlcera crônica?
Escolha de medicamentos para aliviar a gastrite crônica
Pelo menos uma vez na vida, alguém deve ter tido uma úlcera. Observe que o termo úlcera não é uma doença, mas um conjunto de sintomas que aparecem no sistema digestivo, como flatulência, náuseas e vômitos e azia.
Existem várias causas de úlceras, uma das quais é a inflamação do revestimento do estômago (gastrite). Bem, se você tem gastrite, as úlceras podem se tornar crônicas.
O desenvolvimento da doença é gradual. No entanto, é possível que a gastrite crônica por gastrite possa se desenvolver de forma mais grave. É por isso que o tratamento deve ser feito imediatamente para prevenir a gravidade da condição da úlcera.
Felizmente, os sintomas da úlcera crônica podem ser aliviados com medicamentos. Aqui estão alguns medicamentos que você pode escolher para tratar azia crônica, incluindo:
1. Antiácidos
O primeiro medicamento para úlcera crônica que simultaneamente trata a gastrite crônica são os antiácidos. Este medicamento atua neutralizando os níveis de ácido em excesso no estômago. Além da gastrite crônica, este medicamento também pode aliviar os sintomas de úlceras devido à DRGE ou úlceras gástricas.
Vários exemplos de medicamentos antiácidos que você pode tomar para tratar úlceras crônicas, como Rolaids® e Tums®, que podem ser adquiridos gratuitamente nas farmácias. O medicamento funciona melhor quando tomado após uma refeição, porque geralmente os sintomas aparecem nessa hora.
De acordo com a página do Serviço Nacional de Saúde, ao usar este medicamento para úlcera crônica, você não deve tomar outro medicamento dentro de 2 a 4 horas. O motivo, porque os antiácidos podem interferir no desempenho de outros medicamentos.
Além disso, os medicamentos para o tratamento de úlceras crônicas também apresentam efeitos colaterais, como diarreia, prisão de ventre, náuseas, vômitos ou problemas mais graves da função renal. Esses efeitos colaterais são mais prováveis de ocorrer se o medicamento que você toma exceder a dose recomendada.
A maioria dos antiácidos é considerada segura para consumo por mulheres grávidas ou amamentando. No entanto, é melhor para ambos consultar um médico antes de usar o medicamento. Da mesma forma, se quiser dar este medicamento a crianças porque alguns tipos de medicamentos não devem ser consumidos por crianças com idade inferior a 12 anos.
Em pessoas com pressão alta (hipertensão) ou cirrose (lesão hepática), o uso de antiácidos deve ser supervisionado por um médico devido aos altos níveis de sódio e podem piorar o quadro.
2. Bloqueadores do receptor H-2
Os bloqueadores do receptor H-2 são medicamentos para aliviar os sintomas da úlcera causados pelo aumento do ácido estomacal. A forma como funciona é inibir as células enterocromafins de responder à histamina para que a produção de ácido gástrico não seja excessiva.
Quando comparados aos medicamentos antiácidos, acredita-se que os bloqueadores do receptor h-2 não sejam menos bons para a recuperação da gastrite crônica por gastrite. A razão é que a ação das drogas bloqueadoras do receptor h-2 pode durar no corpo por um determinado período de tempo. Como resultado, as queixas gástricas crônicas que você experimenta podem ser aliviadas por mais tempo.
Exemplos de bloqueadores do receptor H-2 que você pode tomar para tratar a gastrite crônica são cimetidina, famotidina, nizatidina e ranitidina. No entanto, em pessoas com problemas renais, grávidas e a amamentar, não é recomendado tomar este medicamento.
Assim como outras drogas, as drogas para úlcera para tratar azia crônica também podem causar efeitos colaterais, incluindo diarreia, dores de cabeça, tontura e fadiga.
3. Inibidores da bomba de prótons (PPI)
Os medicamentos IBP são analgésicos crônicos devido à gastrite, que podem ser comprados sem prescrição médica para uma dose um pouco mais baixa ou com receita médica para uma dose mais forte.
Os medicamentos IBP geralmente têm uma dose muito mais forte do que os dois medicamentos anteriores. Além disso, esse medicamento geralmente é rapidamente absorvido pelo corpo, de modo que pode aliviar os sintomas de úlceras crônicas com facilidade.
Os medicamentos IBP atuam diminuindo a produção de ácido produzido pelo estômago. Exemplos dessas drogas incluem omeprazol (Prilosec®) e lansoprazol (Prevacid 24 HR®) para doses baixas.
Já para uma dose mais forte, só pode ser obtida por meio de receita médica. Siga as regras para tomar medicamentos IBP de acordo com as instruções do seu farmacêutico ou médico.
4. Antibióticos
Antibióticos para tratar gastrite visam matar a bactéria H. pylori, que só pode ser administrada por um médico. Sim, essas bactérias vivem no sistema digestivo e, se não forem controladas, o número pode causar uma infecção no revestimento do estômago e causar gastrite.
Bem, neste caso, a droga que é eficaz no tratamento de úlceras crônicas é uma combinação de antibióticos como claritromicina (Biaxin) e amoxicilina (Amoxil, Augmentin ou outros) ou metronidazol (Flagyl) para matar bactérias.
Mesmo assim, deve-se lembrar que esses antibióticos não se destinam a tratar diretamente úlceras crônicas. Mas, para superar a gastrite crônica, o que afetará os sintomas das úlceras. Os antibióticos também podem ser combinados com medicamentos IBP para acelerar a cura.
Ao contrário dos antiácidos, que você pode obter facilmente em farmácias ou drogarias, os antibióticos só podem ser comprados com receita médica. O motivo é que os antibióticos não são medicamentos sem receita que você pode usar sem a supervisão de um médico.
5. Suplementos
Até o momento, não há tratamento para os casos de gastrite crônica por gastrite causada por reação autoimune.
No entanto, a deficiência de vitamina B12 que desencadeia a doença pode ser tratada com suplementos adicionais. Na forma de comprimidos, injeções ou infusões.
Além de tomar regularmente esses tipos de medicamentos de acordo com a dose recomendada, também é aconselhável evitar tomar aspirina. Isso ocorre porque a aspirina e outros AINEs podem piorar a irritação gástrica.
O tratamento da gastrite crônica que causa úlceras é, de fato, muito demorado. No entanto, não deixe passar sem tratamento. Porque isso pode não só fazer com que a doença não desapareça, mas também piorar o quadro.
Escolha medicação para úlcera crônica de acordo com a causa
Os vários tipos de drogas acima têm maneiras diferentes de agir. Portanto, a seleção de medicamentos para úlcera crônica não deve ser arbitrária. Especialmente se você olhar para as várias causas de gastrite crônica, como infecções bacterianas, uso prolongado de medicamentos AINEs ou a presença de doenças auto-imunes.
A seleção do medicamento deve ser adaptada à causa subjacente. Por exemplo, se os sintomas de uma úlcera aparecem devido a uma infecção bacteriana, o medicamento que deve ser tomado é um antibiótico. Os médicos podem prescrever outros medicamentos como um tratamento combinado para que os sintomas diminuam.
Para descobrir a causa da gastrite crônica, você pode precisar passar por vários exames médicos, como exames de imagem ou detecção de bactérias nas fezes ou no hálito.
Tratamento de úlcera crônica sem tomar remédios
Tomar medicamentos pode realmente aliviar os sintomas da gastrite crônica. No entanto, este não é um tratamento único porque os sintomas da úlcera podem reaparecer a qualquer momento devido a vários fatores desencadeantes. Algumas coisas a serem consideradas se você tem gastrite crônica, incluindo:
Cuide da sua dieta
Os sintomas da úlcera estão intimamente relacionados aos padrões alimentares, que vão desde as escolhas alimentares, porções, até os horários das refeições. Mesmo se você tomar medicamentos, se continuar a comer alimentos picantes, azedos e gordurosos, os sintomas da úlcera voltarão a ocorrer.
O mesmo ocorre com a ingestão de grandes porções de comida e, muitas vezes, adiando a comida. Evite isso, sim!
Pare de fumar e beber álcool
Além da dieta, você também precisa parar de fumar e de beber álcool. A fumaça do cigarro e as substâncias presentes no álcool podem irritar a mucosa do estômago, o que pode desencadear os sintomas e piorá-los.
Abandonar o hábito espontaneamente não é fácil porque você sentirá os efeitos de abstinência de ambos. A chave, você tem que reduzir o tabagismo e o álcool gradualmente.
Se você tiver problemas para abandonar este hábito, não hesite em consultar um médico.
Evite medicamentos que desencadeiam sintomas de gastrite crônica
Drogas como AINEs podem provocar a recorrência dos sintomas da úlcera. Se você continuar a beber, os sintomas da úlcera irão piorar e complicar o tratamento posteriormente.
Portanto, as pessoas que têm úlceras crônicas e ainda tomam analgésicos devem interromper o tratamento. Peça ao médico que prescreva outro medicamento mais seguro para o estômago, para que a úlcera não volte a ocorrer.