Ronco, também conhecido como ronco, é o som barulhento da respiração emitido durante o sono. Esta condição é causada pelo estreitamento das vias respiratórias na garganta ou nariz durante o sono. O ronco pode ser sentido por qualquer pessoa, portanto, geralmente não é perigoso. No entanto, distúrbios graves do sono, como oapneia obstrutiva do sono também pode ser uma causa de ronco.
Como acontece o ronco?
O ronco ou ronco ocorre quando você não consegue expirar livremente pelo nariz. Isso ocorre devido ao estreitamento das vias aéreas ao redor da garganta durante o sono.
Durante o sono, os músculos da garganta, incluindo a língua, também relaxam. A língua cairá para trás e as vias respiratórias na garganta se estreitarão.
O estreitamento das vias aéreas faz com que o ar aplique mais pressão e seja expulso.
A grande pressão do fluxo de ar faz com que as vias aéreas vibrem e produzam um som áspero e irritante.
Quanto mais estreitas as vias aéreas, maior a pressão necessária para estabelecer o fluxo de ar adequado. Quanto maior a pressão, mais alto será o som do ronco.
Causas do ronco durante o sono
Embora o estreitamento das vias respiratórias na garganta durante o sono seja um processo natural, nem todas as pessoas roncam durante o sono.
O ronco é mais comum em pessoas de 30 a 60 anos e mais comum em homens (44%) do que em mulheres (28%).
Bem, certas condições e problemas de saúde podem de fato desencadear esse distúrbio do ronco. De acordo com a Clínica Mayo, as seguintes são as causas do ronco durante o sono:
1. Anatomia do corpo
A razão pela qual os homens tendem a roncar com mais facilidade durante o sono é porque têm uma via aérea mais estreita na garganta.
Os homens têm uma posição de caixa vocal mais baixa (laringe) do que as mulheres.
Isso causa um maior espaço aberto na garganta.
Esse espaço maior torna as vias aéreas na garganta mais estreitas.
Como resultado, ao dormir, as vias aéreas se tornam mais estreitas, resultando em um som de ronco.
Além disso, o formato da mandíbula também pode afetar a ocorrência de ronco.
O formato da mandíbula mais proeminente e firme pode estreitar as vias aéreas durante o sono.
Várias outras condições que afetam o formato da garganta e do nariz, como fenda palatina, adenóides aumentadas e distúrbios genéticos, também podem tornar mais fácil para uma pessoa roncar durante o sono.
2. Excesso de peso
Tecido adiposo e massa muscular reduzida também podem ser a causa do ronco frequente durante o sono.
O acúmulo de gordura ao redor do pescoço pode comprimir as vias aéreas da garganta durante o sono, bloqueando o fluxo de ar.
3. Idade
Quanto mais você envelhece, maior é a probabilidade de roncar durante o sono.
O motivo pelo qual os idosos tendem a roncar com mais facilidade é devido à condição dos músculos do trato respiratório que relaxam com a idade.
Os músculos respiratórios frouxos são mais propensos a vibrar quando o ar flui por eles. Como resultado, eles são mais propensos a roncar.
4. Problemas respiratórios
A congestão nasal causada por doenças como resfriados, alergias ou sinusite pode dificultar a respiração porque causa inflamação na garganta e no nariz.
Essa condição pode bloquear o fluxo de ar que sai do nariz e causar ronco durante o sono.
5. Efeitos colaterais de medicamentos
O uso de certas drogas também pode ser uma das razões pelas quais você costuma roncar enquanto dorme.
Sedativos como lorazepam e diazepam, que trabalham para relaxar os músculos, podem enfraquecer os músculos da garganta, causando ronco.
6. Consumo de cigarros e álcool
O hábito de consumir cigarros e álcool pode ser a causa do ronco durante o sono.
Os efeitos do consumo de álcool podem relaxar os músculos do trato respiratório.
Esse relaxamento muscular torna as vias aéreas mais fechadas e o fluxo de ar fica mais estreito, resultando em sons de ronco.
Enquanto fumar pode irritar os tecidos do trato respiratório.
Essa condição levará a um aumento na produção de muco. Esse aumento aumenta ainda mais o estreitamento e o bloqueio das vias aéreas.
7. Apneia obstrutiva do sono (OSA)
A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que o fluxo de ar para durante o sono por 10 segundos, causando uma diminuição no fluxo de ar em pelo menos 30-50% e uma diminuição nos níveis de oxigênio no sangue.
Na AOS, as vias respiratórias de uma pessoa podem ser total ou parcialmente bloqueadas e ocorrem repetidamente durante o sono.
Como resultado, o fluxo de ar é bloqueado e causa ronco durante o sono.
Esse bloqueio nas vias aéreas pode fazer com que uma pessoa acorde repentinamente. Esse distúrbio do sono também pode ser acompanhado por uma sensação de asfixia durante a fase de apnéia (parada respiratória).
Os eventos de apnéia ocorrem por 10-60 segundos e a SAOS extrema pode ocorrer a cada 30 segundos. No entanto, essa doença raramente é detectada, mesmo por médicos.
Considerando que a OSA pode causar várias complicações perigosas, incluindo doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, distúrbios nervosos e equilíbrio hormonal.
Quando você deve ir ao médico?
Ronco é na verdade uma coisa normal, mas você deve ter cuidado se for causado por uma doença perigosa, como apneia obstrutiva do sono.
OSA não causa o som de ronco normal. O som do ronco, principal sintoma da SAOS, é tão alto que pode até acordar outras pessoas que estão dormindo.
Não raramente, a SAOS também pode fazer com que uma pessoa ronque a ponto de engasgar ou ter falta de ar, o que é muito perigoso.
Portanto, você precisa consultar um médico imediatamente se sentir ronco frequente acompanhado dos seguintes sintomas:
Além disso, aqueles de vocês que têm AOS também podem sentir boca seca, insônia, frequentemente acordar no meio do sono e salivar (babar).
- Boca seca
- Não dormir bem porque você acorda com frequência
- Saliva durante o sono (baba)
- Pare de respirar enquanto dorme
- Sonolência diurna excessiva do que o normal
- Dor de cabeça pela manhã
- Acordei de manhã, mas parece que não descansou
- Pressão alta
- Dor no peito
- frequentemente enjoado
- Dificuldade de concentração durante o dia
- O humor é fácil de mudar, assim como fica com raiva facilmente
Como os médicos diagnosticam a causa do ronco?
Quando você consultar um médico, ele fará um exame físico e avaliará seu histórico médico.
No entanto, se a causa do ronco não for conhecida neste exame inicial, o médico pode realizar vários exames para ver o interior da garganta e do nariz, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia ou laringoscopia.
Se o médico suspeitar que a principal causa desse distúrbio do ronco é a apnéia do sono, ele fará os testes:
- Estudo do sono durante a noite em laboratório
Você é convidado a dormir em um laboratório e tem dispositivos conectados a diferentes partes do seu corpo para detectar e medir as ondas cerebrais, a frequência cardíaca, a respiração e os movimentos do corpo.
- Teste de apnéia do sono em casa
Este teste é feito em casa enquanto você dorme com um dispositivo que funciona para monitorar a condição do corpo durante o sono.
Como parar de roncar enquanto dorme
O tratamento para parar de roncar durante o sono depende da causa e da gravidade dela.
O tratamento para o ronco administrado por um médico é geralmente na forma de gotas ou comprimidos spray nariz para limpar o bloqueio ou remédio para dor de garganta.
Em condições severas, a instalação de ferramentas ou máquinas na boca e nariz, como pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) pode ser uma solução.
Se a causa for AOS relacionada a condições da faringe ou úvula, que são pequenos tecidos pendurados no céu da boca, a cirurgia pode ser necessária.
No entanto, geralmente as seguintes mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir ou mesmo interromper o hábito de ronco durante o sono.
- Se você está acima do peso, perder peso é uma ótima maneira de parar de roncar.
- Evite beber bebidas alcoólicas antes de dormir.
- Parar de fumar.
- Eleve a cabeça com um travesseiro enquanto dorme, para que a língua não bloqueie as vias respiratórias.
- Durma de lado.
Ronco ou ronco é realmente normal, mas se reduzir a qualidade do sono e for seguido por sintomas que inibem a respiração, pode ser perturbador e perigoso.
No entanto, você ainda pode fazer alterações na medicação e no estilo de vida para lidar com isso.