A farinha de tapioca é mais saudável do que a farinha de trigo? •

Existem muitos tipos de farinha de vários ingredientes que podemos usar para fazer um prato. Um tipo de farinha que pode ser usada para cozinhar é a farinha de tapioca. Esta farinha pode ser usada para fazer uma variedade de pratos, incluindo bolos, pães e sopas. Além de cozinhar, a farinha de tapioca traz muitos outros benefícios à saúde, mas também há desvantagens.

O que é farinha de tapioca?

A farinha de tapioca é a farinha de mandioca, portanto às vezes as pessoas a conhecem melhor como farinha de mandioca ou amido. Esta farinha contém muitos carboidratos e muito pouca proteína, fibra ou outros nutrientes.

A farinha de tapioca pode ser uma alternativa para quem está em uma dieta sem glúten. Esta farinha pode ser um substituto da farinha ou do trigo para aqueles que não podem comer alimentos que contenham glúten. Com a farinha de tapioca, você pode fazer pães, pudins ou outras sobremesas sem glúten, como espessante para sopas e molhos, como aglutinante em hambúrgueres, nuggets e outras massas. Este agente de ligação atua aumentando a textura e o teor de umidade, de modo que a umidade aprisionada forme um gel semelhante.

Quais são os benefícios da farinha de tapioca para a saúde?

A farinha de tapioca pode ser usada para:

Pessoas em uma dieta sem glúten

Algumas pessoas podem ter intolerância ao glúten, como ocorre nas pessoas com doença celíaca. Isso os torna incapazes de tolerar qualquer alimento que contenha glúten. Visto que a farinha de tapioca é feita de mandioca, que é naturalmente sem glúten, ela é perfeita para pessoas em uma dieta sem glúten.

Esta farinha de tapioca pode ser um substituto da farinha para pessoas com intolerância ao glúten. Em pessoas com dieta sem glúten, a farinha de tapioca pode ser usada para fazer pães e bolos, ou também como espessante em sopas ou molhos.

No entanto, ao comprar farinha de tapioca, você deve escolher produtos rotulados como sem glúten. Nem toda a farinha de tapioca vendida no mercado é isenta de glúten. Isso ocorre porque a farinha é geralmente processada com o mesmo equipamento, o que a coloca em risco de contaminação cruzada com outros produtos de farinha que contêm glúten.

Ajudando a digestão

A farinha de tapioca contém amido resistente. O amido resistente é o amido que não pode ser digerido pelo organismo, portanto, esse amido pode ajudar a facilitar a digestão, pois sua função é a mesma da fibra no sistema digestivo.

É por isso que a farinha de tapioca pode ser usada para prevenir a constipação ou prisão de ventre. Além disso, o amido resistente encontrado na farinha de tapioca também apóia o crescimento de bactérias boas no intestino, reduzindo assim a inflamação e diminuindo o número de bactérias ruins no intestino.

Assim como a fibra, o amido resistente também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, aumentar o metabolismo da glicose e da insulina no corpo e pode mantê-lo saciado por mais tempo. Todas essas coisas são muito úteis para melhorar a saúde metabólica do corpo.

No entanto, como a farinha de tapioca é tão pobre em nutrientes, você também precisa obter os benefícios do amido resistente de outras fontes, como batata, arroz ou feijão (se você não tiver que comer uma dieta sem glúten).

Bom para pessoas com hipertensão, doenças cardíacas e derrame

Naturalmente, a farinha de tapioca tem baixo teor de sódio. Isso é benéfico para pessoas que têm pressão alta, sofrem de doenças cardíacas ou derrame. Seu limite diário de sódio é de 2.300 mg para adultos. Para obter os benefícios desta farinha de tapioca, você não deve adicionar muito sal ou bicarbonato de sódio em sua cozinha.

Tem um sabor neutro

Sim, a farinha de tapioca tem sabor neutro, costuma ser branda. Isso beneficia você na hora de cozinhar, pois o uso da farinha de tapioca não afetará o sabor do seu preparo, ao contrário de outras farinhas. Por ter um sabor suave, você pode usar farinha de tapioca para cozinhar todos os tipos de pratos, doces e salgados.

Quem não pode comer muita farinha de tapioca?

Além das vantagens acima, a farinha de tapioca também tem várias desvantagens, então você deve reduzir seu consumo se:

Diabéticos

O alto teor de carboidratos da farinha de tapioca, e o baixo teor de outros nutrientes, fazem com que os diabéticos tenham que limitar o consumo dessa farinha. Na verdade, o conteúdo de amido resistente na farinha de tapioca pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, conforme descrito acima. No entanto, o consumo em grandes quantidades também não é bom para os diabéticos, teme-se que pode aumentar os seus níveis de açúcar no sangue.

Pessoas alérgicas

Relaxe, isso não se aplica a todos. As reações alérgicas podem ocorrer em pessoas que são alérgicas ao látex devido à reatividade cruzada. Isso é conhecido como síndrome do fruto do látex. Essa ocorrência é rara.

LEIA TAMBÉM

  • 7 ingredientes alternativos para fazer comida deliciosa sem MSG
  • A dieta sem glúten é realmente mais saudável?
  • 10 ideias para receitas de almoços sem glúten