Conheça as vitaminas neurotrópicas e suas funções para os nervos

Se suas mãos ou pés têm sentido cãibras, dormência, formigamento, dor ou fraqueza muscular recentemente, verifique a ingestão de vitaminas novamente. A razão é que essas várias queixas podem indicar distúrbios dos nervos periféricos devido à deficiência de vitaminas neurotróficas.

As vitaminas neurotróficas são um grupo de vitaminas que consiste em vitamina B1 (tiamina), vitamina B6 (piridoxina) e vitamina B12 (cobalamina). Cada vitamina tem sua própria função, mas todas as três são igualmente importantes para a saúde do sistema nervoso.

O que são vitaminas neurotróficas?

Embora quase todas as vitaminas e minerais sejam benéficos para a saúde do sistema nervoso, as vitaminas neurotróficas têm benefícios específicos para esse sistema. Aqui está uma série de funções para a saúde de seus nervos:

1. Vitamina B1 (tiamina)

Adultos com mais de 14 anos precisam de 1,3 mg de vitamina B1 diariamente. A principal função da vitamina B1 é ajudar as células a converter carboidratos, gorduras e proteínas em energia. A energia produzida é então usada para realizar várias atividades em todas as células do corpo. Principalmente as células do cérebro e do sistema nervoso.

Como uma vitamina neurotrófica, a vitamina B1 funciona como um protetor contra danos, ao mesmo tempo que apóia a atividade das células nervosas. A falta de vitamina B1 causa sintomas na forma de formigamento, ardência ou queimação nos braços e nas pernas, redução das habilidades reflexas e o corpo torna-se letárgico.

Você pode suprir as necessidades de vitamina B1 comendo carne, feijão, arroz e vegetais. Para otimizar sua ingestão diária de vitamina B1, você também pode tomar suplementos ou alimentos que foram fortificados com essa vitamina.

2. Vitamina B6 (piridoxina)

Adultos com mais de 14 anos são aconselhados a consumir 1,2 mg de vitamina B6 por dia. A vitamina B6 tem um papel importante na produção de neurotransmissores. Neurotransmissores são compostos químicos que funcionam para transportar, acelerar e equilibrar a transmissão de sinais entre várias células nervosas ou de células nervosas para os tecidos do corpo.

Essa vitamina neurotrófica também é necessária na formação da mielina. A mielina é uma bainha protetora das células nervosas que pode acelerar a sinalização. Se a mielina for danificada, a transmissão do sinal será bloqueada e as células nervosas podem ser danificadas.

O dano ao nervo devido à deficiência de vitamina B6 é caracterizado por dormência, formigamento e distúrbios do equilíbrio. Essa condição pode ser evitada com a ingestão de suplementos ou alimentos ricos em vitamina B6, como salmão, atum, carne vermelha, nozes e bananas.

3. Vitamina B12 (cobalamina)

Todos os dias, homens e mulheres com mais de 14 anos precisam de 2,4 mcg de vitamina B12. A vitamina B12 é necessária para manter o funcionamento normal do sistema nervoso, ajuda na produção de glóbulos vermelhos e forma o DNA. O metabolismo celular também depende muito da vitamina B12 porque essa vitamina é necessária para a formação de energia e ácidos graxos.

Como outras vitaminas neurotróficas, a deficiência de vitamina B12 pode causar dormência e formigamento, especialmente nas mãos e nos pés. Se essa condição persistir, a deficiência de vitamina B12 pode piorar e causar danos permanentes às células cerebrais e ao sistema nervoso.

A vitamina B12 é encontrada em peixes, carnes vermelhas, frango, ovos e leite e seus derivados. Você também pode atender às necessidades de vitamina B12 tomando suplementos vitamínicos.

As vitaminas neurotrópicas na forma de vitaminas B1, B6 e B12 têm um papel muito importante na manutenção da saúde dos nervos. A falta de ingestão dessas três vitaminas pode causar distúrbios, até mesmo danos permanentes aos nervos.

Se você costuma sentir formigamento, cãibras e dormência nas mãos e nos pés, não ignore esses sintomas. Para manter seus nervos saudáveis ​​e você poder se mover suavemente, tome suplementos de vitaminas neurotrópicas que podem manter a saúde de seus nervos.