O catarro na garganta pode causar a sensação de que algo está preso ao engolir. A presença de catarro ou excesso de muco na garganta pode indicar certos distúrbios. Bem, saber a causa desse excesso de muco pode ajudá-lo a descobrir como se livrar do catarro na garganta de acordo com a causa.
Causas do muco que se acumula na garganta
De acordo com a Cleveland Clinic, o corpo humano médio produz 1-2 litros de muco por dia. Basicamente, o muco na garganta serve para mantê-la úmida.
Além disso, a textura líquida e escorregadia do muco desempenha um papel importante na proteção da garganta de várias substâncias estranhas que entram no trato da garganta.
Quando partículas sujas e irritantes ou germes entram na garganta, essas substâncias estranhas aderem ao muco.
Em seguida, o corpo excreta muco contaminado na forma de catarro por meio da tosse (tosse com catarro).
No entanto, eventos gotejamento pós-nasal Isso pode fazer com que a produção de muco na garganta se torne excessiva e espessa.
Como explica a Academia Americana de Otorrinolaringologia, gotejamento pós-nasal Isso ocorre quando o catarro na garganta parece não ir embora, se acumula e parece fluir do nariz para o fundo da garganta.
Na condição gotejamento pós-nasalAs glândulas do nariz e da garganta estão constantemente produzindo muco.
Como resultado, há uma sensação de caroço que pode dificultar a deglutição, a respiração e causar rouquidão.
Gotejamento pós-nasal Isso pode ser causado por várias condições, como as seguintes.
1. Infecção
Gotejamento pós-nasal ou a produção excessiva de muco geralmente ocorre quando o corpo está sofrendo de inflamação devido a uma infecção causada por vírus ou bactérias.
Esta é a resposta natural do corpo para reduzir a inflamação enquanto remove as partículas estranhas que causam infecções na garganta e no trato respiratório superior.
As doenças infecciosas que causam essa condição são geralmente gripes, resfriados e infecções na garganta.
Além do muco na garganta, outros sintomas que também podem indicar uma infecção são febre, fadiga, tosse, congestão nasal e dores nas articulações e nos músculos.
2. Irritação poluente
A inalação de fumaça de cigarro, fumaça de veículos e gases tóxicos, como dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, pode causar excesso de produção de muco na garganta.
A razão é que esses poluentes podem irritar a garganta e tornar o trato respiratório inchado e inflamado.
Como resultado, o muco é produzido em excesso e causa coceira e protuberância na garganta.
3. Alergias
Uma das coisas que podem causar secreção na garganta são as alergias. Quando você é exposto a um alérgeno (pode ser de alimentos, poeira ou poluição), o corpo libera histamina rapidamente.
O aumento da histamina pode desencadear uma série de reações, como coceira, lacrimejamento e congestão nasal.
As reações alérgicas que afetam a causa do trato respiratório superior gotejamento pós-nasal Isso causa um acúmulo de muco na garganta.
4. Sinusite aguda
A sinusite aguda ou infecção dos seios da face é uma condição caracterizada pelo inchaço das cavidades nasais.
O inchaço restringe as passagens sinusais, o que por sua vez causa gotejamento pós-nasal. A sinusite aguda pode ser causada por uma infecção bacteriana ou fúngica.
Por outro lado, dormir de costas quando você tem uma infecção sinusal pode ser a causa do acúmulo de muco na parte de trás da garganta.
Essa condição pode causar dor de garganta e distúrbios do sono.
5. Aumenta o ácido do estômago
O ácido estomacal que volta para o esôfago (DRGE) ou também conhecido como refluxo ácido gástrico pode estimular a ocorrência de úlceras gástricas gotejamento pós-nasal.
Isso ocorre porque o ácido do estômago pode causar lesões na garganta (refluxo de ácido gástrico na laringe ou RLF).
Quando a garganta está irritada com o ácido do estômago, ela produz automaticamente muco para evitar a inflamação contínua.
A causa do excesso de muco na garganta pode ser causada por alimentos e bebidas que podem aumentar o ácido estomacal, como café, alimentos condimentados, refrigerantes e alimentos ricos em gordura.
6. Certos fatores fisiológicos
Uma pessoa com distúrbio de deglutição também pode causar acúmulo de muco na garganta.
Em pessoas com distúrbios de deglutição, os músculos da garganta têm pouco controle, de modo que o muco não pode ser expelido e permanecer na garganta.
Outro fator fisiológico é o desvio de septo, que é uma condição em que se move a cartilagem que divide o nariz em dois lados, causando alterações no fluxo de muco.
Como se livrar do catarro na garganta
As condições de gotejamento pós-nasal que tornam a garganta escorrendo estão associadas a várias causas.
Portanto, as maneiras que podem ser feitas para se livrar de catarro ou muco na garganta também podem variar de acordo com a causa.
1. Como se livrar do muco devido à infecção
As infecções virais e bacterianas que causam o acúmulo de catarro na garganta podem ser tratadas tratando a dor de garganta naturalmente, como gargarejo com água salgada.
Uma solução de água salgada (1/2 colher de chá de sal e 1 xícara de água) pode aliviar a coceira na garganta e soltar caroços de muco.
No entanto, as infecções bacterianas também requerem tratamento com antibióticos para infecções na garganta para impedi-las gotejamento pós-nasal.
2. Tratamento para refluxo ácido
Se a produção excessiva de muco na garganta for causada pelo hábito de comer alimentos que aumentam o ácido estomacal, evite esses alimentos como se livrar do catarro.
Além disso, medicamentos antiácidos (Mylanta®), bem como H-2 receptorbloqueador (cemitidina ou famotidina) pode ajudar a neutralizar e reduzir os níveis excessivos de ácido.
3. Tratamento de secreção na garganta devido a alergias
Quando a causa é alergia, você precisa evitar os alérgenos que provocam o acúmulo de muco na garganta.
Tomar medicamentos anti-histamínicos, como difenidramina, também pode acelerar uma reação alérgica.
Independentemente da causa, a sensação de um nó na garganta devido ao excesso de muco em geral também pode ser superada das seguintes maneiras.
Desfrute de bebidas quentes e sopa
Acredita-se que os líquidos quentes aliviam o bloqueio da garganta devido ao muco acumulado.
Além de água morna, você pode beber chás de ervas (hortelã-pimenta, alcaçuz e camomila), chá misturado com mel e suco de limão ou caldo de galinha.
Fontes alimentares de vitamina C
Frutas e vegetais não são apenas ricos em vitaminas e minerais, mas também contêm muitos antioxidantes.
Os antioxidantes são necessários ao organismo para combater a infecção por germes que causam dor de garganta.
Frutas e vegetais que contêm vitamina C são ricos em antioxidantes.
É por isso que consumir fontes de vitamina C pode ajudar a reduzir a inflamação que causa o excesso de muco.
As opções de fontes de vitamina C que você pode consumir são frutas cítricas, melões, kiwis e vários vegetais verdes.
O excesso de muco pode causar uma sensação de protuberância na garganta.
Quando acompanhada por vários outros sintomas, como tosse, congestão nasal, febre e dores, essa garganta pegajosa pode indicar uma doença.
Se os métodos de tratamento acima não forem eficazes na remoção de catarro da garganta, consulte um médico para obter um tratamento mais adequado.