Pés inchados podem ser causados por várias coisas. Esta condição que geralmente é experimentada por mulheres grávidas pode deixá-la desconfortável e também pode limitar seus movimentos. Geralmente, a causa de pés inchados é geralmente desencadeada por lesão ou acúmulo de líquido. Pior ainda, pés inchados acompanhados de outros sintomas também podem ser um sinal de doença. Sim, muitas coisas podem causar pés inchados. Nada? Então, como resolver isso?
O que causa pés inchados?
Pés inchados podem ser causados por várias coisas, desde coisas leves até coisas mais sérias, como doenças graves. Algumas das coisas que podem causar pés inchados são:
1. Gravidez
Pés inchados são normais em mulheres grávidas devido a mudanças no corpo. No entanto, será anormal se o inchaço ocorrer repentinamente ou excessivamente. Isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, geralmente se desenvolvendo após 20 semanas de gestação.
2. Lesão
Lesões nos pés ou tornozelos, que geralmente são causadas por um passo em falso, também podem causar inchaço nos pés. Um passo em falso pode fazer com que os ligamentos do pé se desloquem ou se distendam, fazendo com que a perna inche. Você pode comprimir a perna inchada com gelo para reduzir o inchaço.
3. Edema periférico
Pernas inchadas podem ocorrer devido ao edema periférico, onde o fluido do sangue vaza dos capilares e se acumula nos tecidos. Isso pode ser devido ao excesso de peso, ficar em pé em um lugar por muito tempo, ficar sentado em um lugar por muito tempo (como em um carro ou avião), clima quente ou você está menstruando.
4. Infecção
A infecção também pode ser a causa de pés inchados. Isso geralmente ocorre em pessoas com neuropatia diabética, onde os nervos (especialmente nos pés) já estão danificados. Os pés de pessoas com neuropatia diabética não são mais sensíveis a quaisquer sensações gustativas, portanto, infecções nos pés têm maior probabilidade de ocorrer.
5. Insuficiência venosa
A insuficiência venosa é uma doença em que o sangue não consegue subir das veias das pernas para o coração. Isso ocorre porque as válvulas das veias estão prejudicadas ou enfraquecidas.
Como resultado, o sangue retorna à parte inferior do corpo e o fluido se acumula na parte inferior das pernas. Isso pode causar alterações na pele, úlceras e infecções.
6. Coagulação do sangue
A presença de um coágulo de sangue ou coágulo de sangue na perna pode bloquear o fluxo de sangue da perna de volta para o coração, o que pode causar inchaço na perna. É uma boa ideia consultar o seu médico se sentir inchaço em uma das pernas, além de dor, febre e, possivelmente, uma mudança na cor da pele da perna.
7. Doença cardíaca ou hepática
Pés inchados também podem ser um sinal de que você tem problemas de coração, fígado ou rins. A insuficiência cardíaca pode causar acúmulo de sal e líquido nos pés. A doença hepática também pode reduzir a produção da proteína albumina (que impede o sangue de vazar dos vasos sanguíneos), causando vazamento de fluido.
A doença renal também pode causar acúmulo de líquido no corpo porque os rins não estão funcionando adequadamente. Você deve verificar se os pés inchados são acompanhados de perda de apetite, perda de peso e fadiga.
8. Idade que não é mais jovem
À medida que envelhecemos, o corpo não é mais capaz de produzir grandes quantidades de colágeno. Na verdade, o colágeno é uma proteína especial responsável por manter a elasticidade e a elasticidade da pele e prevenir a perda óssea. O colágeno também funciona para manter a saúde das articulações. Os níveis de gordura corporal também diminuem à medida que envelhecemos.
Esses vários processos de envelhecimento dão origem a vários problemas e doenças dos pés.
9. Pericardite
A pericardite é uma inflamação de longo prazo do pericárdio, que é a membrana em forma de saco que envolve o coração. Essa condição causa dificuldade para respirar e inchaço crônico e grave nos pés e tornozelos.
Outras causas de pés inchados
Existem muitas causas para os pés inchados. A área inchada também pode se espalhar para os tornozelos e solas dos pés. Na maioria dos casos, a causa do pé inchado está relacionada a certos fatores de estilo de vida, como:
- Excesso de peso (opesart). O excesso de peso pode diminuir a circulação sanguínea, causando acúmulo de líquido nos pés, tornozelos e plantas dos pés.
- Atividade muito longa. Ficar em pé ou sentado por longos períodos torna as pernas incapazes de bombear os fluidos corporais de volta para o coração porque os músculos não estão ativos nesse momento.
A causa de pés inchados também pode ser devido a fatores que usam certos medicamentos. Alguns medicamentos que podem causar pés inchados incluem:
- Esteróides
- Estrogênio ou testosterona
- Alguns antidepressivos
- Drogas antiinflamatórias não esteroidais (AINEs), incluindo ibuprofeno, naproxeno, celecoxibe e aspirina
- Medicamentos para doenças cardíacas, como amplodipina e difedipina
- Alguns medicamentos para diabetes, incluindo metformina
Além disso, esses tipos de medicamentos podem diminuir a circulação sanguínea, aumentando a viscosidade do sangue. Bem, é isso que causa pés inchados.
Certifique-se de consultar um médico se você suspeitar que seu medicamento está causando inchaço nas extremidades inferiores. Não pare de usar o medicamento até consultar primeiro o seu médico.
Condições de linfedema também podem ser outra causa de pés inchados. Linfedema, conhecido como obstrução linfática, o linfedema causa bloqueios no sistema linfático.
Este sistema é composto por nódulos linfáticos e vasos sanguíneos que ajudam a transportar fluidos por todo o corpo. Os bloqueios no sistema linfático fazem com que os tecidos fiquem inchados com fluido, resultando em inchaço nos braços e nas pernas.
Quais são os sinais de pés inchados?
Pés inchados podem ser uma condição comum e não há motivo para preocupação. No entanto, pés inchados podem ser um sinal de perigo e precisam ser tratados imediatamente por um médico se:
- Você tem doença cardíaca ou renal e tem inchaço
- Você tem doença hepática e tem inchaço nas pernas
- A área inchada é vermelha e quente ao toque
- A temperatura do seu corpo está mais alta do que o normal
- Você está grávida e tem inchaço repentino ou grave
- Você tentou remédios caseiros, mas sem sucesso
- Seu inchaço está piorando
Em alguns casos, seus sintomas podem piorar, como:
- Dor, pressão ou aperto na área do peito
- Tonto
- deslumbramento
- Sensação de tontura ou desmaio
- Dificuldade em respirar ou falta de ar
Pode haver sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre alguns sintomas, consulte seu médico.
Como lidar com pés inchados?
Pés inchados são um problema de saúde muito comum. Essa condição pode afetar pacientes em qualquer idade. No entanto, você pode evitá-lo reduzindo os fatores de risco existentes. Existem várias coisas que você pode fazer para tratar os pés inchados, a saber:
- Descanse seus pés em um terreno mais alto. Também pode reduzir o inchaço. Você pode colocar um travesseiro alto enquanto dorme ou descansar os pés contra a parede.
- Mergulhe os pés com sal Epsom. Mergulhar os pés em água fria misturada com sal de Epsom por 15-20 minutos pode reduzir o inchaço dos pés.
- Limite a ingestão de sal. Limitar a ingestão de sal a apenas uma colher de chá por fígado pode ajudar a reduzir o acúmulo de líquido nos pés.
- Exercício regular. Os exercícios podem melhorar a circulação sanguínea, evitando que você fique com os pés inchados. Por outro lado, ficar sentado ou em pé em um lugar por muito tempo pode aumentar o risco de pés inchados. Mova os pés a cada poucos minutos quando estiver sentado ou em pé por longos períodos de tempo.
- Perder peso . Perder peso pode reduzir o inchaço nos pés e torná-la mais saudável.
Se você fez isso, mas o inchaço nas pernas não diminuiu também, consulte um médico. Isso pode ser devido a um problema sério, como doença cardíaca, renal, hepática ou a um efeito colateral de um medicamento, que requer atenção médica.
Se o seu inchaço estiver relacionado a hábitos de vida ou a um pequeno ferimento, seu médico provavelmente irá prescrever remédios caseiros para os pés inchados. Esse remédio para as pernas inchadas pode ser iniciado descansando, melhorando a ingestão de alimentos e assim por diante.
Se o seu inchaço for o resultado de outra condição de saúde subjacente, seu médico tentará primeiro tratar essa condição específica.
O inchaço pode ser reduzido com medicamentos prescritos, como diuréticos. No entanto, esses remédios prescritos para inchaço nas pernas podem causar efeitos colaterais e geralmente são usados apenas se os remédios caseiros não funcionarem.
Em casos graves, o médico pode realizar uma cirurgia para tratar o inchaço que está ocorrendo.
Remédios caseiros que podem ser feitos
Existem várias maneiras de lidar com pés inchados em casa, incluindo:
- Levante as pernas sempre que se deitar. As pernas devem ser levantadas de forma que fiquem mais altas do que o coração. Você pode colocar um travesseiro sob os pés para torná-los mais confortáveis.
- Mantenha-se ativo e concentre-se em alongar e mover as pernas.
- Reduza a ingestão de sal, o que pode reduzir a quantidade de líquido que pode se acumular em seus pés.
- Evite usar ligas e outros tipos de roupas apertadas ao redor das coxas.
- Se você está com sobrepeso ou obeso, tente perder o peso ideal de acordo com sua altura.
- Use meias de compressão ou meias.
- Fique de pé ou caminhe pelo menos uma vez a cada hora, especialmente se você permanecer sentado ou em pé por longos períodos.
- Se a causa de seus pés inchados for um efeito colateral do uso de certos medicamentos, você deve consultar um médico imediatamente. Nunca pare, reduza ou aumente a dose de um medicamento sem a permissão do seu médico. O médico fornecerá outras opções de medicamentos que se adaptem à sua condição.
Use meias de compressão ou meias para tratar pés inchados
As meias de compressão são um tipo de meia elástica especialmente concebida para colocar pressão nos pés. O objetivo é criar uma circulação sanguínea suave. As meias de compressão são mais apertadas nos pés e, em seguida, afrouxam-se gradualmente até as panturrilhas.
A pressão nos pés e tornozelos ajuda os vasos sanguíneos a bombear o sangue para que mais sangue possa retornar ao coração e menos estase de sangue nas pernas e panturrilhas.
Portanto, as meias de compressão não só reduzem o inchaço e a dor nas pernas, mas também ajudam a prevenir doenças graves, como a formação de coágulos sanguíneos.
Quando você deve usar meias de compressão?
As meias de compressão são geralmente recomendadas pelos médicos se a circulação sanguínea nas pernas for perturbada e causar inchaço nos pés. Geralmente causado por problemas relacionados aos vasos sanguíneos. Se sentir os pés pesados à noite ou se sentir inchaço ou dor, é muito importante consultar um médico para descobrir a causa raiz do problema.
Em seguida, o médico determinará se você precisa ou não usar meias de compressão. O uso de meias de compressão geralmente é necessário nas seguintes condições de pés inchados:
- Insuficiência venosa crônica. Essa condição ocorre quando as válvulas em suas veias são danificadas e não conseguem bombear o sangue para o coração de maneira adequada.
- trombose venosa profunda ( trombose venosa profunda ou DVT).
- As varizes são veias dilatadas devido a distúrbios nas válvulas ou fraqueza nas paredes das veias. Devido ao diâmetro aumentado, a pressão normal não é suficiente para bombear o sangue de volta ao coração.
- Veias de aranha. Embora não seja tão grave quanto as veias varicosas, infelizmente essa condição pode evoluir para veias varicosas. A terapia de compressão pode interromper esse processo ou pelo menos desacelerá-lo.
- Gravidez. As veias das pernas sempre são afetadas durante a gravidez. Freqüentemente, as mulheres grávidas apresentam inchaço nas pernas porque o útero dilatado pressiona os vasos sanguíneos e a presença de hormônios que dilatam os vasos sanguíneos.
- "Síndrome da classe econômica". A síndrome tem esse nome porque está associada ao movimento limitado das pernas em voos de longa distância ou longas viagens de trem ou carro. Quando o fluxo sanguíneo está em estase, é mais fácil formar o sangue, o que pode ter consequências graves se o coágulo chegar aos pulmões ou ao coração.