Compreendendo como funciona o sistema imunológico humano

O sistema imunológico é uma das funções corporais mais importantes. O motivo é que, sem seu sistema imunológico, será fácil ficar doente devido a vírus, bactérias e certos distúrbios. O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunológico, deve funcionar adequadamente para protegê-lo de várias doenças. No entanto, como o sistema imunológico humano realmente funciona? Descubra aqui!

Qual é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um grupo especial de células, proteínas, tecidos e órgãos que atuam juntos contra tudo o que é prejudicial ao corpo.

Esse sistema é composto de muitos componentes, desde células até órgãos. Um dos tipos de células mais importantes nesses tecidos são os glóbulos brancos (leucócitos).

Os leucócitos são produzidos ou armazenados em vários locais do corpo, incluindo o timo, o baço e a medula óssea, onde esses órgãos são conhecidos como órgãos linfóides. Às vezes, os leucócitos também são armazenados em aglomerados de tecido linfóide (glândulas do baço) espalhados por todo o corpo.

Os leucócitos se movem por todo o corpo através dos vasos linfáticos e sanguíneos enquanto patrulham, monitorando possíveis invasores perigosos.

Existem dois tipos principais de leucócitos que trabalham juntos para encontrar e matar organismos ou substâncias causadores de doenças, a saber:

  • Linfócitos são células que ajudam o corpo a lembrar e reconhecer invasores anteriores. Os linfócitos também ajudam a destruir esses invasores. Existem dois tipos de linfócitos, a saber, linfócitos B e linfócitos T. Produzidos na medula óssea, os linfócitos permanecem e se desenvolvem em células B, ou movem-se para o timo e se desenvolvem em células T.
  • fagócitos são as células que se alimentam do invasor. Existem vários tipos de células que são classificadas como fagócitos. Cada tipo de fagócito tem sua própria tarefa. Por exemplo, o tipo mais comum é o neutrófilo, responsável pelo combate às bactérias.

Como funciona o sistema imunológico?

Microorganismos e substâncias estranhas que atacam o corpo são chamados de antígenos ou germes. Quando um antígeno é detectado, uma série de respostas imunes ocorre para proteger o corpo de ser infectado.

Nesse processo, vários tipos de células trabalham juntos para reconhecer o antígeno e fornecer uma resposta. Essas células então estimulam os linfócitos B a produzir anticorpos. Os anticorpos são proteínas especialmente projetadas para se ligar a certos antígenos. Depois disso, a célula T procura o antígeno que abordou e o destrói. As células T também ajudam a sinalizar outras células (como os fagócitos) para fazer seu trabalho.

Uma vez produzidos, os anticorpos permanecerão no corpo da pessoa por algum tempo, de modo que, quando o antígeno ou germe retornar, o anticorpo estará disponível para cumprir sua missão.

Os anticorpos também podem neutralizar toxinas produzidas por organismos e ativar um grupo de proteínas chamado complemento. Complemento é a parte do sistema imunológico que ajuda a matar bactérias, vírus ou células infectadas.

Juntas, todas as células especializadas e partes do sistema imunológico fornecem proteção ao corpo contra doenças. Essa proteção é chamada de imunidade.