O desconforto decorrente da dor de dente pode ser superado com medicamentos para dor de dente. O remédio para dor de dente também consiste em medicamentos que podem ser encontrados em farmácias e antibióticos que precisam de receita médica.
Várias opções de remédios para dor de dente nas farmácias
Você pode comprar a maioria dos remédios para dor de dente na farmácia mais próxima sem ter que comprar receita médica. No entanto, você ainda deve consultar seu dentista primeiro para descobrir qual medicamento é mais adequado para você.
Aqui estão algumas opções de medicamentos para dor de dente que podem ser encontrados nas farmácias:
1. Peróxido de hidrogênio 3%
O peróxido de hidrogênio é um anti-séptico líquido frequentemente usado como enxaguatório bucal para matar bactérias e germes que causam problemas dentais e gengivais, incluindo aftas e gengivite.
Simplesmente dissolva o peróxido de hidrogênio com água e gargareje por 30 segundos. Em seguida, jogue fora e enxágue novamente com água limpa. Lembre-se de que o peróxido de hidrogênio líquido deve ser dissolvido primeiro porque sua forma pura pode machucar a boca e as gengivas.
2. Paracetamol
O paracetamol pertence à classe dos medicamentos AINE (anti-inflamatórios não esteróides).
Citando os resultados de um estudo publicado na revista Annals of Maxillofacial Surgery, esse medicamento também pode ajudar a aliviar a dor de dente, especialmente a dor que ocorre após a extração do dente.
O paracetamol atua inibindo a produção de prostaglandinas no cérebro para que possa parar a dor. O paracetamol também pode reduzir a febre e aliviar as dores de cabeça que costumam ocorrer devido às dores de dente.
Este medicamento está disponível na Indonésia em várias marcas, como Panadol, Biogesic, Sumagesic, Bodrex e assim por diante.
As seguintes doses de paracetamol para tratar dor de dente:
- Adultos : 1000 mg a cada 6-8 horas ou 2 comprimidos de 500 mg tomados a cada 4-6 horas.
- Crianças com 12 anos ou mais : 325-650 mg a cada 4-6 horas ou 1000 mg 3-4 vezes ao dia. Dose diária máxima: 4000 mg / dia
- Crianças de 6 meses a 12 anos : 10-15 mg / kg / dose a cada 4-6 horas conforme necessário e não exceda 5 doses em 24 horas. Dose total diária máxima: 75 mg / kg / dia não deve exceder 3750 mg / dia.
No entanto, se você tem alergias ou problemas graves de fígado, não é recomendado tomar este paracetamol. Certifique-se de ler primeiro as instruções de uso no rótulo da embalagem.
3. Ibuprofeno
Assim como o paracetamol, o ibuprofeno também é classificado como um AINE que pode ser uma forma de tratar dores de dente e outros problemas associados. No entanto, evite tomar ibuprofeno com o estômago vazio, pois pode prejudicar o estômago.
O ibuprofeno, como fármaco antiinflamatório não esteróide, é considerado eficaz para dores de dente porque pode reduzir os problemas de inflamação. Isso é comum quando há dor no dente.
O ibuprofeno é um medicamento genérico disponível em várias marcas, como Brufen, Proris, Arfen, Advil, Motrin e muitos mais.
A dose de ibuprofeno para tratar dor de dente é:
- Adultos e adolescentes : Aproximadamente 200-400 mg a cada 4-6 horas, dependendo da necessidade e da dor sentida. O limite máximo de dose é de 3.200 mg / dia (se obtido por receita).
- Crianças com mais de 6 meses : A dose é ajustada de acordo com o peso corporal. Esta dose geralmente é determinada pelo médico, mas geralmente é de 10 mg / kg a cada 6-8 horas ou 40 mg / kg por dia. A administração de ibuprofeno a crianças deve ser realizada sob a supervisão de um médico.
Este medicamento pode causar efeitos colaterais leves a graves. Alguns dos efeitos colaterais leves dessa droga incluem náusea, vômito, flatulência, nervosismo, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos e distúrbios digestivos, como prisão de ventre ou diarréia.
Embora os efeitos colaterais sejam bastante graves, devem ser observados com atenção: dor no peito, falta de ar, fezes pretas / com sangue, urina escura e pele e olhos amarelados. Se a dor passar, pare de usar este medicamento imediatamente. Porque o ibuprofeno não deve ser tomado a longo prazo.
Certifique-se de sempre ler as instruções de uso do medicamento junto com a dosagem recomendada. Se sentir efeitos colaterais, pare de usar este medicamento imediatamente e entre em contato com seu médico.
4. Naproxeno
O naproxeno é um analgésico frequentemente usado para tratar dores de dente. Este medicamento para dor de dente está disponível na forma de comprimido com uma dose de 220 mg. Um exemplo de uma marca de medicamento naproxeno é o Xenifar.
A dose do medicamento naproxeno para dor de dente é:
- Adultos : 550 mg de naproxeno sódico por via oral uma vez, seguido de 550 mg de naproxeno sódico a cada 12 horas, ou 275 mg (naproxeno sódico) / 250 mg (naproxeno) a cada 6-8 horas, conforme necessário.
- Crianças maiores de 2 anos : 2,5-10 mg / kg / dose. A dose diária máxima é de 10 mg / kg, administrada a cada 8 a 12 horas.
No entanto, você deve estar ciente dos efeitos colaterais desse medicamento. Alguns dos efeitos colaterais comuns que ocorrem frequentemente ao tomar este medicamento são dor de estômago, azia leve, diarreia, constipação, flatulência, dor de cabeça, pele com coceira e vermelhidão e visão turva.
Se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, deve informar o seu médico que irá tomar este medicamento. Você também precisa consultar um médico primeiro se tiver histórico de doenças renais e hepáticas, ou se estiver tomando certos medicamentos relacionados a doenças vasculares.
5. Benzocaína
Na verdade, a benzocaína é um anestésico local que age bloqueando os sinais nervosos do corpo.
Também existe uma benzocaína tópica que é útil para reduzir a dor ou desconforto, de forma que a pele ou a superfície interna da boca ficam dormentes.
Os efeitos colaterais que podem surgir dos medicamentos com benzocaína incluem:
- Lábios, unhas e palmas das mãos ficam azulados
- Urina escura
- Difícil de respirar
- Tonto
- Dor de cabeça
- Febre alta
- Enjoativo
- pele pálida
- Frequência cardíaca rápida
- Dor de garganta
- Ferida incomum
- Fadiga incomum
- Jogar fora
- A condição piora, há irritação, inchaço ou a área da boca fica vermelha
Nem todo mundo experimenta os efeitos colaterais mencionados acima. Consulte primeiro o seu médico, antes de usar este tipo de medicamento.
6. Descongestionantes
Não apenas por causa da cárie, a dor de dente também pode ser causada por outros problemas de saúde, como a sinusite. Portanto, nunca é demais tratar a infecção da melhor forma possível.
Uma maneira é usar descongestionantes como sprays nasais, gotas ou mesmo em forma de comprimido. Este método pode ajudar a aliviar a congestão nasal porque a maneira como funciona é limitar o fluxo sanguíneo para a cavidade nasal para que encolham.
No entanto, se os seios da face sararam e você ainda tem dor de dente, consulte um médico imediatamente para tratamento.
Escolha de remédio para dor de dente seguro para mulheres grávidas
Toda mulher grávida que tem dor de dente é obrigada a evitando analgésicos AINEs, como aspirina e ibuprofeno . A American Pregnancy Association alertou globalmente contra o uso dessas drogas durante a gravidez.
Pesquisas mostram que tomar aspirina e ibuprofeno durante a gravidez está relacionado ao risco de defeitos congênitos, problemas cardíacos e digestivos. Na verdade, tomar ibuprofeno durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
O consumo de medicamentos AINE durante a gravidez em geral também está associado ao fechamento do canal arterial (vaso do coração aos pulmões), envenenamento renal no feto e inibição do parto.
Então, quais medicamentos podem ser consumidos pela gestante? Este é um medicamento para dor de dente seguro para mulheres grávidas.
1. Paracetamol
Semelhante a outros medicamentos tomados durante a gravidez, tome paracetamol com a dose mais baixa e apenas por um curto período de tempo.
2. Antibióticos
Os antibióticos podem ser um medicamento para dor de dente seguro para mulheres grávidas beberem. Porque, esse tipo de medicamento é uma coisa comum dada pelos médicos durante a gravidez.
Aqui estão alguns tipos de antibióticos classificados como seguros para dor de dente para mulheres grávidas, como:
- Penicilina
- Eritromicina
- Clindamicina
Se lhe foram prescritos antibióticos, tome-os até que acabem de acordo com as regras de dosagem e o período de tempo estabelecido pelo médico. Não aumente, diminua, pare ou aumente a sua dose sem o conhecimento do seu médico.
Remédio antibiótico para dor de dente com receita médica
Se tomar remédios comuns para dor de dente não funcionar, você pode tentar antibióticos para tratar a dor de dente. No entanto, os antibióticos só serão prescritos pelo seu médico se a sua dor de dente for causada por uma infecção. Os sinais de infecção nos dentes são gengivas inchadas e inflamadas e aparece uma bolsa de pus (abscesso).
Os antibióticos são usados para tratar infecções causadas por bactérias. Em geral, os antibióticos atuam contra, retardam e matam o crescimento de bactérias nocivas no corpo.
Esses medicamentos são divididos em vários grupos que têm diferentes formas de agir contra as bactérias que causam infecções. Quais são as opções de antibióticos para dor de dente comumente prescritos pelos médicos?
1. Amoxicilina
Um dos antibióticos mais comumente prescritos para tratar dor de dente ou infecção é a amoxicilina. A amoxicilina pertence ao grupo das penicilinas. Esses medicamentos atuam para matar bactérias que causam infecções no corpo ou impedem seu crescimento.
Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico se você é alérgico à penicilina ou outros medicamentos.
2. Metronidazol
O metronidazol pertence à classe dos antibióticos nitroimidazol prescritos para certos grupos de bactérias. Este medicamento às vezes é administrado com uma classe de antibióticos da penicilina para tratar dor de dente.
Os antibióticos para dor de dente funcionarão perfeitamente se usados regularmente, conforme recomendado por um médico. Portanto, tome este medicamento à mesma hora todos os dias.
Se sentir náuseas, pode tomar este medicamento com comida ou um copo de leite. Não beba álcool enquanto estiver a tomar metronidazol porque pode causar problemas estomacais.
3. Eritromicina
A eritromicina (eritromicina) pode ser prescrita por um médico se você for alérgico a antibióticos da classe das penicilinas. Este medicamento pertence à classe dos antibióticos macrólidos.
Assim como outros antibióticos para dor de dente, a eritromicina atua contra e impede o crescimento de bactérias que causam a dor de dente.
Este medicamento deve ser tomado antes das refeições porque é mais facilmente absorvido quando o estômago está vazio.
Este medicamento está incluído na categoria B de risco de gravidez de acordo com a Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA ou equivalente ao POM na Indonésia. A categoria B indica que este medicamento não é arriscado em vários estudos com mulheres grávidas.
No entanto, não hesite em consultar um médico para garantir a segurança de tomar este medicamento se estiver grávida ou a amamentar.
4. Clindamicina
Se os antibióticos penicilina ou eritromicina não forem eficazes no tratamento da dor de dente, o médico pode prescrever clindamicina.
A clindamicina é um medicamento que pertence à classe de antibióticos da lincomicina. Este medicamento é freqüentemente usado para tratar a acne. No entanto, os médicos também podem prescrever este medicamento para tratar dor de dente. Este medicamento está disponível em muitas formas, como cápsulas, xarope, gel e loção.
Tome este medicamento com uma colher-medida fornecida na caixa quando o seu médico prescreve este medicamento na forma de xarope. Evite usar uma colher de sopa normal para tomar este medicamento, sim!
Pare de usar este medicamento e consulte um médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves, como diarreia com sangue, amarelecimento dos olhos ou da pele, dificuldade para urinar e uma reação alérgica grave.
5. Tetraciclina
Os antibióticos de tetraciclina também podem ser usados para tratar dor de dente causada por doença gengival (periodontite). Este medicamento funciona melhor quando tomado com o estômago vazio.
Tome este medicamento até o fim do período de consumo prescrito pelo médico. Interromper a medicação sem a permissão do seu médico pode piorar a infecção.
Se você se esquecer de uma dose e houver um longo intervalo entre tomar o próximo medicamento, tome-o o mais rápido possível. No entanto, quando estiver perto da hora de sua próxima dose, você pode pular a dose esquecida e retornar ao seu esquema de medicação regular.
6. Azitromicina
Esse tipo de antibiótico para dor de dente tem uma forma de agir capaz de combater vários tipos de bactérias, ao mesmo tempo que interrompe seu crescimento. A azitromicina pode ser eficaz no tratamento de algumas infecções dentárias.
No entanto, os médicos geralmente prescrevem esse tipo de medicamento quando você é alérgico a penicilina e antibióticos clindamicina. A dose de cada azitromicina é de 500 mg a cada 24 horas e deve ser administrada por 3 dias consecutivos.
Nem todo mundo precisa de antibióticos para dor de dente
Você não deve tomar apenas antibióticos para tratar dor de dente. Em vez de melhorar rapidamente, o uso inadequado de antibióticos pode piorar sua condição.
É importante compreender que nem todos os problemas dentários e orais requerem tratamento com antibióticos. Geralmente, os antibióticos são necessários quando:
- Você mostra sinais de infecção na gengiva ou dente. Inclui febre alta, inchaço, inflamação, até que apareça um abcesso na parte problemática do dente.
- A infecção se espalhou para outras partes do corpo.
- Você tem um sistema imunológico fraco. Seja por causa da idade ou por ter um determinado histórico médico. Por exemplo, câncer, AIDS / HIV, diabetes e assim por diante.
Certifique-se de informar seu médico sobre seu histórico médico. Um deles se você tiver histórico de alergia a certos tipos de antibióticos.
Além disso, informe o médico sobre os medicamentos que estão sendo tomados regularmente todos os dias, incluindo vitaminas, suplementos dietéticos, medicamentos prescritos por médicos, medicamentos de venda livre e fitoterápicos.
Tome antibióticos conforme indicado pelo seu médico. Para que o medicamento funcione da melhor forma, tome o medicamento à mesma hora todos os dias.
Você não deve aumentar ou diminuir a dose do medicamento sem a aprovação do seu médico. Portanto, não pare de tomar antibióticos, mesmo que seus sintomas tenham desaparecido ou sua condição tenha começado a melhorar.
Deve-se ressaltar que o uso indiscriminado de antibióticos pode aumentar o risco de resistência aos antibióticos. Se você tiver isso, a doença que você experimenta será mais difícil de tratar. Se você sentir certas queixas, informe imediatamente o médico.