Um dos problemas dentários mais negligenciados é o tártaro. No entanto, esta condição deve receber atenção especial para não ter um impacto nas cáries dentárias mais graves. Quais são as formas de remover e limpar o tártaro?
Conheça as causas do tártaro
A causa do tártaro é o desenvolvimento de placa bacteriana produzida a partir de alimentos e bebidas que contêm carboidratos, como açúcar e amido, leite, passas, bolos, doces e outros refrigerantes.
As bactérias que se acumulam nesses tipos de alimentos e bebidas vivem na boca e se multiplicam para produzir ácido. Se essas bactérias permanecerem mais tempo na boca e nos dentes, o ácido produzido pode danificar o esmalte dentário, levando à cárie dentária.
A placa também pode se desenvolver nas raízes dos dentes sob a gengiva, causando danos ao osso que sustenta os dentes.
O tártaro que é deixado continuamente pode aparecer cada vez mais e irritar as gengivas. Felizmente, existem várias maneiras de remover o tártaro e limpá-lo para que não piore.
Como remover o tártaro com escala
A placa que ainda é fina pode ser removida com escovação regular e uso do fio dental. fio dental ) No entanto, a história é diferente se a placa tiver engrossado e endurecido.
Citado na American Academy of Periodontology, a placa espessa e endurecida precisa ser removida com tratamentos especiais que somente dentistas podem fazer.
Portanto, para remover não basta usar uma escova de dentes. No mundo médico, o procedimento para limpar o tártaro é chamado de descamação .
Como limpar o tártaro neste aqui é feito com uma ferramenta chamada redimensionador ultrassônico . Uma ferramenta especial que funciona para quebrar o tártaro que fica entre os dentes e na linha da gengiva. Essas duas partes geralmente são difíceis de alcançar com uma escova de dentes.
Dimensionamento os dentes devem, idealmente, ser feitos a cada seis meses. Ao fazer escala , mesmo o tártaro muito duro pode ser removido.
Previna os efeitos colaterais da raspagem dentária
Processo escala pode causar vários efeitos colaterais, como sangramento, inchaço nas gengivas e dor. Isso acontece porque as gengivas e os dentes alcatroados ainda estão se ajustando ao processo escala a.
Mas você não precisa se preocupar. Esses efeitos colaterais geralmente diminuem assim que o tratamento é concluído.
Para evitar desconforto ou o retorno do tártaro após o procedimento escala , você deve evitar o seguinte:
- Alimentos e bebidas muito quentes ou frias . Citado pela American Dental Association, após a raspagem ou limpeza do tártaro, os dentes ficam mais sensíveis por quase uma semana. Portanto, você deve evitar consumir alimentos e bebidas que ainda estejam quentes ou muito frias.
- Alimentos e bebidas muito doces. Para evitar a formação de tártaro novamente após a escamação, é uma boa ideia reduzir os alimentos e bebidas que contenham muito açúcar, como doces, chocolate, biscoitos e refrigerantes.
- Comida de textura dura . Depois que os dentes são limpos para remover o tártaro, mastigar os alimentos pode não ser tão confortável como de costume. Certifique-se de não escolher alimentos de textura dura e que exijam mais esforço para mastigar, como carne ou maçãs inteiras.
- Alimentos que têm potencial para picar as gengivas. Normalmente, essas pequenas texturas são encontradas em alimentos crocantes como batatas fritas ou nozes.
- Alimentos que não se dissolvem nem se partem ao serem mastigados. Alguns alimentos com textura que não se desintegra quando mastigados, como pão e batatas fritas, tornam-se tabu após a limpeza do tártaro.
- Cigarros e álcool. Ambos os hábitos podem reduzir a produção de saliva na boca. É claro que isso pode causar boca seca e acúmulo mais fácil de placa bacteriana. O tártaro pode reaparecer potencialmente.
Você pode comer alimentos com texturas macias e fáceis de mastigar, como sopas, purê de batata, banana, iogurte, ovos cozidos e mingaus. Além de serem de fácil digestão e não causarem dor de dente, esses alimentos também ajudam a prevenir a boca seca.
Outra maneira de remover o tártaro em casa
A raspagem é a maneira mais rápida e segura de remover o tártaro. Mesmo assim, existem outras maneiras de evitar que o tártaro fique cada vez mais intenso.
1. Escove os dentes duas vezes ao dia
Escovar os dentes regularmente está na primeira lista como uma forma de remover e limpar o tártaro. Principalmente para o tártaro ainda branco.
Os especialistas recomendam que todos escovem os dentes duas vezes ao dia, de manhã após o café da manhã e à noite antes de ir para a cama. Para ficar realmente limpo, escove os dentes por dois minutos.
A maioria das pessoas costuma escovar os dentes muito rapidamente, mesmo em questão de segundos. Na verdade, escovar os dentes muito rapidamente não é eficaz porque a sujeira e a placa ainda estão presas à superfície dos dentes.
Recomenda-se que você escove por 30 segundos para cada um dos quatro dentes (lado direito, lado esquerdo, frontal, interno).
Se feito corretamente, o tempo total que você gastará escovando os dentes é de exatamente dois minutos.
2. Escove os dentes da maneira certa
Mesmo que você seja diligente em escovar os dentes todos os dias, os resultados serão em vão se a técnica estiver errada. Vamos tentar verificar novamente, a sua técnica de escovação está correta?
Escove os dentes em movimentos circulares de cima para baixo. Certifique-se de escovar cada parte dos dentes para que a placa bacteriana e os restos de comida que grudam sejam removidos. Começando pelos molares ou na parte de trás de um lado da boca.
Certifique-se de não escovar com muita força ou aplicar pressão sobre os dentes. Esse hábito pode até mesmo corroer a superfície externa dos dentes (esmalte), o que ativa os dentes sensíveis.
Portanto, como limpar o tártaro não é necessário escovar os dentes com todas as suas forças.
3. Limpe os dentes com fio dental
Escovar os dentes limpa apenas a superfície dos dentes, não alcançando a parte mais profunda entre os dentes. Na verdade, a maioria das placas é encontrada com mais frequência nas laterais dos dentes ou gengivas.
Portanto, outra maneira que você pode fazer para remover e limpar a placa que causa o tártaro é passar fio dental ( fio dental). O fio dental é eficaz para limpar as partes mais profundas dos dentes que são difíceis de alcançar pelas cerdas.
Usar fio dental regularmente também pode reduzir o risco de doenças gengivais e mau hálito. O uso do fio dental deve ser feito idealmente depois de escovar os dentes.
4. Use bicarbonato de sódio
Outra maneira que você pode fazer para limpar o tártaro teimoso é escovar os dentes usando bicarbonato de sódio . Não apenas eficaz, esse método é considerado seguro para ser testado.
O bicarbonato de sódio é capaz de remover a placa bacteriana sem danificar o esmalte dos dentes. Em um estudo também mostrou que o creme dental contendo bicarbonato de sódio foi mais eficaz na redução da quantidade de placa bacteriana.
Além disso, o conteúdo do bicarbonato de sódio pode proteger os dentes da perda de cálcio e esmalte. Juntamente com a presença de propriedades antimicrobianas para prevenir a cárie dentária.
5. Limpe a língua
Você sabia que 50 por cento das bactérias na boca estão realmente alojadas na superfície da língua? Portanto, a limpeza da língua também deve fazer parte da nossa rotina diária.
Uma mistura de saliva e bactérias pode formar placas na superfície da língua. Infelizmente, essa placa não pode ser removida simplesmente enxaguando-a com água ou fazendo gargarejo com enxaguatório bucal.
A maneira melhor e mais eficaz de remover a placa bacteriana da superfície da língua é escová-la.
Esfregue a língua da base mais profunda da língua e puxe-a suavemente para a frente em um movimento. Não esfregue para frente e para trás. Repita este método várias vezes até que sua língua esteja completamente limpa ou áspera.
Não se esqueça de limpar o lado da língua também. Depois, enxágue a boca com água limpa.
6. Escolha a escova e pasta de dente certas
Usar a escova e a pasta de dente certas também pode facilitar a remoção e limpeza do tártaro.
Escolha uma escova de dentes com cerdas finas e macias. Ajuste a cabeça da escova de dentes à largura da boca, certificando-se de que a cabeça da escova não seja muito grande ou muito pequena.
Também é importante escolher uma escova cujo cabo seja confortável de segurar. Assim, será mais fácil escovar os dentes com a técnica certa.
Para o creme dental, escolha um que contenha flúor. Este composto pode ajudar a limpar a placa que causa o tártaro. Não apenas isso. O flúor também é eficaz na proteção e proteção das superfícies dos dentes contra a cárie.
7. Use enxaguatório bucal
Gargarejo com enxaguatório bucal Também conhecido como enxaguatório bucal, também é a maneira certa de remover o tártaro. Mesmo assim, existem vários anti-sépticos bucais, então certifique-se de escolher o objetivo, que é remover o tártaro.
O enxaguatório bucal pode ajudar a remover a placa bacteriana, a sujeira e os restos de comida que grudam na superfície dos dentes. Como um bônus, o enxágue bucal também pode ajudar a refrescar seu hálito. Dessa forma, você evita o risco de mau hálito.
Evite enxaguatórios bucais que contenham álcool, pois podem causar boca seca. Certifique-se também de que o anti-séptico bucal que você usa foi registrado no POM para garantir sua segurança.
Faça gargarejos com enxaguatório bucal após escovar os dentes. Use o enxaguatório bucal de acordo com a posologia nas instruções de uso ou conforme recomendação do médico.
Doses excessivas de enxaguatório bucal podem causar efeitos colaterais adversos ou sobredosagem.
8. Pare de fumar
Além de causar problemas cardíacos e pulmonares, fumar também pode causar problemas dentários e bucais. Um deles, tártaro.
O conteúdo químico dos cigarros pode desencadear a formação de cada vez mais tártaro. Na verdade, o tártaro de pessoas que fumam tende a ser preto escuro do que aqueles de vocês que não fumam.
É por isso que parar de fumar é a maneira certa de ajudar a remover o tártaro. Comece devagar e não hesite em pedir ajuda à família ou parentes próximos.
9. Beba muita água
Quer que o tártaro desapareça e não piore? Água potável pode ser uma solução. Beber muita água pode ajudar a aumentar a produção de saliva na boca.
A saliva serve para manter a boca úmida e eliminar a placa e os restos de comida da superfície dos dentes. As enzimas contidas na saliva também podem ajudar a combater bactérias causadoras de infecções na boca.
Se você não gosta do sabor da água, tente contornar isso de outras maneiras. Adicione fatias de frutas frescas ou ervas na água, como limão, morango, kiwi, gengibre e assim por diante.
10. Escolha a comida com sabedoria
Escolher cuidadosamente os alimentos que ingere todos os dias também é uma forma de remover e limpar o tártaro. A razão é que o que você come afetará o desenvolvimento de bactérias e placas na boca.
Quanto mais doce ou azeda for sua comida, mais bactérias se multiplicarão em sua boca. Bactérias, placas e restos de alimentos que continuam a se acumular desencadeiam a formação de tártaro.
É por isso que alimentos e bebidas doces devem ser limitados.
As consequências do tártaro se ignoradas
O tártaro deve ser limpo imediatamente. Embora não seja doloroso, esse problema não deve ser ignorado. Portanto, você deve saber quais serão as consequências se o tártaro não for tratado desde o início.
1. A ocorrência de doenças dentárias
Se continuar a se acumular, a placa pode deixar as gengivas inflamadas e irritadas. A placa também endurece na gengiva e entre os dentes, causando vários outros problemas dentários. Um dos problemas que podem ocorrer é a gengivite.
A gengivite é uma condição em que as gengivas ficam inflamadas. Essa condição pode tornar as gengivas sensíveis e sangrar facilmente. Se a gengivite for deixada sem tratamento adequado, ela progredirá para doença gengival (periodontite).
A periodontite ocorre quando a inflamação das gengivas se transforma em uma infecção que se espalha para o osso que sustenta os dentes. Essa condição pode fazer com que seus dentes sejam facilmente perdidos e pode até cair por conta própria.
2. Mau hálito
Outro problema que pode surgir devido ao tártaro que pode continuar é o mau hálito. O mau hálito pode aparecer porque a placa que causa o tártaro se mistura com resíduos de alimentos.
Como resultado, há cárie na cavidade oral que faz com que seu hálito cheire mal.
3. Dentes opacos e outros problemas
Além disso, a cor do coral, que tende a ser espesso, certamente fará com que seus dentes pareçam opacos e malcuidados. Isso certamente afetará sua confiança em mostrar um sorriso.
Um estudo publicado em Journal of Dentomaxillofacial Radiology, Pathology and Surgery encontre outra coisa. O estudo descobriu que a doença gengival crônica pode causar anemia.
Além disso, as bactérias que causam infecções na gengiva podem se espalhar e entrar em outros órgãos do corpo.
Experimente imediatamente as várias maneiras de remover o tártaro acima, antes que seja tarde demais. Uma boa saúde bucal também afetará a saúde geral do corpo.