A febre tifóide ou tifóide é uma doença comum na Indonésia e pode ser experimentada por adultos e crianças. Esta doença não deve ser ignorada. Se não forem tratados adequadamente, os sintomas da febre tifóide podem ser fatais. Portanto, identifique as características do tifo de leve a grave abaixo.
Quando aparecem os sintomas da febre tifóide?
A febre tifóide é transmitida quando a bactéria que causa a febre tifóide, Salmonella typhi, propagação de alimentos ou água potável suja que você consome. No entanto, os sintomas da febre tifóide geralmente não aparecem imediatamente após você comer ou beber algo que foi contaminado com bactérias Salmonella typhi.
Novos sintomas de febre tifóide aparecerão após o período de incubação da bactéria. O período de incubação é o intervalo de tempo desde o momento em que a bactéria entra pela primeira vez no corpo (por meio de comida ou bebida) até o aparecimento dos primeiros sintomas.
Os sintomas geralmente começam a aparecer entre 7 e 14 dias após a exposição à bactéria. O mais tardar, os sintomas serão sentidos 30 dias depois. No entanto, se o seu sistema imunológico estiver fraco, os sintomas podem aparecer em 3 dias.
Os sintomas da febre tifóide são frequentemente considerados uma doença. Na verdade, é um conjunto de condições que indicam que você está infectado com bactérias Salmonella typhi.
O termo "doença com sintoma tifóide", popular na sociedade indonésia, refere-se a uma doença com um conjunto de sintomas semelhantes ou semelhantes aos sintomas da febre tifóide. No entanto, essa condição pode ser causada por outros germes, além Salmonella typhi.
Quais são os sintomas da febre tifóide?
Os sintomas da febre tifóide em adultos podem durar de três a quatro semanas ou mais. O mesmo ocorre com os sintomas da febre tifóide em crianças.
A intensidade dos sintomas também pode variar. Há muitos que sentem muitos sintomas leves; há também aqueles que só sentem um pouco, mas se sentem pesados.
Enquanto isso, cerca de 1 em 300 pessoas infectadas com a bactéria que causa a febre tifóide não apresentam sintomas, mas ainda podem transmiti-la a outras pessoas.
1. Febre
O sintoma mais comum de tifo em adultos é a febre. A febre é na verdade o resultado de um processo inflamatório no corpo que é desencadeado pelo sistema imunológico que trabalha contra infecções bacterianas Salmonella typhi.
A febre devido à febre tifóide tende a aumentar lentamente na primeira semana em que você está exposto à febre tifóide, e geralmente pode chegar a 39 a 40º Celsius. No entanto, a febre que é um sintoma da febre tifóide costuma piorar à noite.
Em adultos, os sintomas de febre tifóide às vezes também são acompanhados por dores de cabeça. Assim como a febre, a dor de cabeça também é uma manifestação de um processo inflamatório causado pelo funcionamento do sistema imunológico.
2. Sudorese
O aparecimento de suor ainda está associado a sintomas de febre durante a febre tifóide. Quando você tem febre, a temperatura do corpo aumenta até sentir calor.
Para remover o calor de dentro, o cérebro imediatamente instrui as glândulas sudoríparas a secretar fluido pelos poros como uma forma de retornar o corpo à temperatura normal.
3. O corpo se sente fraco
Quando afetado pela febre tifóide, o corpo se sente fraco e sem energia. Isso é comum porque os sintomas da febre tifóide na forma de diarreia fazem com que o corpo continue a desperdiçar uma grande quantidade de suas reservas de líquidos e eletrólitos através das fezes e do suor.
Na verdade, os fluidos eletrolíticos funcionam para ajudar os músculos a trabalhar e se contrair adequadamente. Portanto, não se surpreenda se seu corpo se sentir mais fraco, letárgico e sem forças quando você tiver febre tifóide.
4. Distúrbios digestivos
A febre tifóide é uma doença infecciosa que ataca o trato digestivo, principalmente os intestinos. Assim. não admira que um dos sintomas mais comuns que aparecem seja a indigestão, seja diarreia ou prisão de ventre.
A diarreia é mais frequentemente um sintoma de tifo em crianças, enquanto a constipação é mais comum em adultos.
Intestinos infectados com bactérias não conseguem digerir os alimentos adequadamente, o que torna o processo de absorção de água também interrompido. Como resultado, o intestino retira mais líquido do corpo para poder processar os alimentos, de forma que as fezes que saem tenham uma textura líquida.
Enquanto isso, os sintomas de constipação em adultos com febre tifóide são causados por uma infecção bacteriana que bloqueia os movimentos intestinais.
5. Dor de estômago
Os sintomas do tifo que atacam o estômago também ainda têm algo a ver com a diarreia. A dor de estômago causada pelo tifo costuma ser acompanhada por sintomas de diarreia.
O estômago ficará dolorido enquanto a infecção ainda estiver atacando o sistema digestivo. O sistema digestivo com problemas pedirá então ao cérebro ajuda para fazer com que os músculos intestinais se contraiam, de modo que as fezes sejam expelidas imediatamente. Durante esse processo, seu estômago sentirá cólicas e azia.
Você geralmente sentirá dor abdominal e diarreia dentro de 8 a 72 horas após a exposição à bactéria Salmonella.
6. Perda de apetite
A diminuição do apetite também é uma manifestação da resposta inflamatória no corpo. O sistema imunológico estimula o cérebro a liberar uma substância química chamada leptina, que reduz o apetite.
A diminuição do apetite durante a febre tifóide também impede que as bactérias entrem mais através dos alimentos. Quando você come menos, está fornecendo menos alimento para as bactérias em seu corpo. No final, as bactérias famintas morrerão mais rápido.
Os sintomas de diminuição do apetite geralmente aparecem, indicando que o corpo está se recuperando do tifo. Os sintomas de febre tifóide geralmente ocorrem apenas brevemente em adultos.
7. Náusea e vômito
Náuseas e vômitos são sintomas de febre tifóide em adultos como uma forma de inflamação do sistema digestivo.
Quando a bactéria que causa a febre tifóide infecta as paredes do estômago e dos intestinos, o sistema imunológico responde ao ataque enviando sinais ao cérebro para causar náusea.
O cérebro então aciona os órgãos digestivos para produzir mais líquido, o que deixa o estômago desconfortável. Como resultado, você sente náuseas e pode vomitar.
Em outras palavras, náuseas e vômitos são a reação natural do corpo para expelir toxinas e bactérias do sistema digestivo.
Os sintomas da febre tifóide são graves e incluem uma emergência
Após alguns dias, você pode sentir que os sintomas do tifo começam a desaparecer lentamente. No entanto, tenha cuidado. Bactérias Salmonella typhi ele ainda pode estar alojado em seu corpo se o tratamento não for completo ou não for eficaz.
A doença tifóide começa com sintomas leves. No entanto, embora seja rara, a febre tifóide pode ser fatal se for grave e não for tratada rapidamente.
Com o lançamento do NHS, os sintomas de complicações do tifo grave e grave podem incluir:
- Sangramento interno. Quando os sintomas da febre tifóide são graves e mais sérios, a infecção pode fazer com que o intestino sangre e fique perfurado. No mundo médico, essa condição é conhecida como perfuração intestinal.
- Distúrbios respiratórios. A bactéria que causa a febre tifóide também pode desencadear uma infecção respiratória na forma de pneumonia se não for tratada imediatamente.
- Função cardíaca prejudicada. A dor tifóide que não é tratada imediatamente pode causar miocardite (inflamação do músculo cardíaco), endocardite (inflamação das paredes do coração) e insuficiência cardíaca aguda.
Sintomas de tifo recorrente
Algumas pessoas que receberam tratamento podem ter tifo novamente. A recidiva da febre tifóide ocorre quando você sente os sintomas novamente.
Nesses casos, os sintomas de febre tifóide geralmente retornam cerca de uma semana após o término do tratamento com antibióticos. No entanto, os sintomas de febre tifóide que reaparecem geralmente parecem mais leves e duram pouco tempo.
O médico prescreverá antibióticos para tratar o tifo recorrente.
Quando você deve ir ao médico?
Se você tiver um ou mais dos seguintes sintomas:
- Dores de cabeça que não vão embora
- Febre por 1-3 dias e também não diminui depois de tomar medicamentos para reduzir a febre.
- Forte dor de estômago ou cólicas
- Diarréia por mais de 3 dias
Você deve consultar um médico para obter o diagnóstico e tratamento corretos da febre tifóide.
Isto também se aplica se você já recebeu uma vacina contra a febre tifóide. A vacinação não garante necessariamente proteção total contra doenças, especialmente se você não evitar as causas da febre tifóide.
Como os médicos diagnosticam os sintomas do tifo?
Os médicos geralmente realizam vários exames físicos para diagnosticar as características da febre tifóide que você sente.
O médico também perguntará a você várias coisas relacionadas às suas atividades recentes, como se você viajou recentemente para uma área propensa à febre tifóide ou se já teve febre tifóide antes e quando ela aconteceu.
Para confirmar ainda mais o diagnóstico de sintomas de febre tifóide, o médico realizará os seguintes exames:
- Um teste de amostra de sangue, geralmente feito com o teste Widal ou o teste Tubex
- Teste de amostra de fezes
- Teste de amostra de urina
Essas amostras do seu corpo serão examinadas ao microscópio para procurar a bactéria que causa a febre tifóide.
No entanto, geralmente a bactéria tifóide nem sempre pode ser detectada diretamente com um tipo de teste. Tempo. Portanto, pode ser necessário concluir toda a série de testes acima para que seu médico possa fornecer um diagnóstico mais preciso.
Se o resultado for positivo para febre tifóide, o médico também pode aconselhar outros membros da família a realizar testes semelhantes para impedir a propagação da infecção. Em seguida, o médico pode determinar o tratamento e o plano de tratamento corretos para sua condição.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!