O azeite de oliva é freqüentemente usado como uma alternativa mais saudável ao óleo de cozinha. No entanto, a popularidade deste óleo como um tratamento de beleza doméstico barato não deve ser menosprezada. Um dos benefícios das azeitonas para a pele do rosto e do corpo é como hidratante natural. Acontece que você tem uma investigação, mas os benefícios do azeite não são apenas esses.
Como é feito o azeite?
As azeitonas têm basicamente duas cores principais, a saber, o verde e o preto, que se diferenciam no grau de maturação. Azeitonas verdes são frutos verdes e o preto é um sinal de que estão maduras. Se você já viu azeitonas vermelhas ou arroxeadas como uvas, isso é um sinal de que as azeitonas estão no caminho da maturação.
Apesar do nome azeite, o azeite é na verdade uma gordura concentrada obtida no processo de espremer azeitonas. Para serem utilizadas como azeite, as azeitonas colhidas anteriormente são lavadas e depois trituradas.
O método mais tradicional é triturar a fruta entre duas grandes pedras, semelhante à técnica de pulverização . No entanto, hoje em dia as fábricas de produção de azeite de oliva costumam usar facas de aço para moer a fruta em um pó fino a fim de produzir mais óleo.
A pasta produzida com a fruta é então moída para a retirada das gotas de óleo em um processo denominado maceração. A seguir, a pasta de azeitona será espremida em um “liquidificador” especial, denominado centrífuga, para separar o óleo e o suco (água). Uma vez que a água é drenada do extrato de azeitona, o que resta é azeite puro. Em seguida, é embalado e comercializado no mercado.
Conteúdo nutricional no azeite
Em 100 mililitros de azeite de oliva continha um total de 884 calorias (44 por cento da RDA diária) e 100 gramas de gordura total, que podem atender a 153 por cento das necessidades diárias de gordura do corpo. Mas a maior parte dessa gordura são ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras boas.
Este óleo também é enriquecido com ômega-3 e ômega-6, 15 mg de vitamina E, que atende a 72% das necessidades diárias do corpo, e 61 mg de vitamina K, que é capaz de atender 75% das necessidades diárias do corpo. O azeite de oliva não contém absolutamente nenhum colesterol, carboidratos e gordura.
Vários benefícios do azeite para a saúde
Os benefícios do azeite para o rosto não estão mais em dúvida. No entanto, na verdade, este óleo também oferece uma infinidade de outros benefícios à saúde. Se você começar a substituir a ingestão de gordura saturada por gorduras saudáveis como o azeite de oliva, poderá obter uma série de benefícios do azeite para o seu rosto e saúde em geral, tais como:
1. Manter a saúde do coração
O azeite de oliva é um ingrediente básico que não pode ser separado da dieta mediterrânea, que é comprovadamente saudável para o coração. Pacientes com doenças cardíacas que seguem a dieta mediterrânea também foram associados a um menor risco de morrer da doença.
Reportagem do Medical News Today, Maria-Isabel Covas, pesquisadora do Parc de Recerca Biomédica de Barcelona, Espanha, realizou uma extensa revisão de estudos com foco nos efeitos biológicos e clínicos do azeite. Covas descobriu que as pessoas que consomem este óleo regularmente tendem a estar protegidas do risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão, acidente vascular cerebral e hiperlipidemia (níveis elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue).
Covas também descobriu que consumir este óleo regularmente pode ajudar a reduzir a inflamação, disfunção endotelial (problemas com o revestimento dos vasos sanguíneos), trombose e metabolismo de carboidratos no corpo.
As taxas de mortalidade por doenças cardíacas são relatadas como baixas nos países europeus do sul do Mediterrâneo (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Turquia) em comparação com outros países ocidentais, embora seus casos de doença cardíaca coronária sejam maiores .
2. Reduza o risco de Alzheimer
Em países da região mediterrânea onde o consumo de azeite é particularmente alto, como a Grécia, o total de casos de doença de Alzheimer é menor do que em qualquer outro lugar do mundo.
Isso ocorre porque o azeite de oliva contém os compostos fenólicos únicos oleocanthal e MCTs, uma “família” de ácidos graxos essenciais, que relatam ter o potencial de reduzir o risco de doença de Alzheimer ou demência associada a condições neurodegenerativas.
3. Combate a pancreatite aguda
Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, realizaram um experimento in vitro com azeite de oliva. Os pesquisadores descobriram que certos componentes do azeite de oliva podem proteger o corpo de infecções agudas. Isso porque o azeite de oliva é rico em ácido oleico e hidroxitirosol, que influenciam no desenvolvimento da pancreatite aguda.
4. Manter a saúde do coração
Vários estudos relacionados aos benefícios do azeite de oliva também descobriram que esse óleo pode proteger a saúde do fígado do estresse oxidativo, um importante fator de risco para doenças cardíacas, câncer e distúrbios do sistema imunológico.
O estresse oxidativo se refere ao dano celular associado a reações químicas entre os radicais livres e outras moléculas do corpo.
5. Protege contra a inflamação intestinal crônica
A colite ulcerosa é um tipo bastante comum de inflamação intestinal crônica. Cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, afirmam que o aumento do consumo de azeite de oliva pode ajudar a evitar a doença.
Os pesquisadores estimam que quase metade dos casos de colite ulcerosa poderiam ser evitados se o corpo recebesse mais ácido oleico, encontrado no azeite de oliva. O ácido oleico funciona para bloquear os compostos ativos nos intestinos que agravam a inflamação causada por esta doença.
6. Melhorar pontas duplas
Os altos antioxidantes do azeite - vitaminas A e E - podem ajudar a reparar as pontas duplas secas causadas pela exposição ao sol e pela poluição.
O azeite de oliva é absorvido profundamente nas raízes do cabelo e no couro cabeludo para fornecer a umidade que o cabelo danificado precisa desesperadamente e uma proteção para proteger a haste do cabelo, enquanto mantém o cabelo volumoso, macio e gerenciável.
Basta aplicar um pouco de azeite de oliva no couro cabeludo e nas pontas do cabelo que ainda estão um pouco úmidas, para que a água restante possa ajudar a livrar-se da sensação pegajosa e oleosa.
7. Reduz a caspa
Você pode sentir os benefícios do azeite de oliva para reduzir a caspa misturando suco de limão. Os ácidos naturais do suco de limão desempenham um papel na erosão da camada de caspa (que geralmente é causada por pele seca e escamosa), enquanto o benefício do azeite de oliva para o cabelo é que ele hidrata a nova camada do couro cabeludo por baixo.
Misture uma quantidade equilibrada de suco de limão e azeite de oliva, com a adição de um pouco de água. Massageie suavemente no couro cabeludo, deixe por 20 minutos, enxágue e lave com shampoo. Use este tratamento uma vez por semana.
7. Fortalece e restaura o brilho natural do cabelo
Além das vitaminas E e K, o azeite também é rico em vitamina A e antioxidantes. Ambos os ingredientes podem proteger a queratina do cabelo e reter a umidade do cabelo. A queratina em si é uma proteína formadora de cabelo, que também funciona como um protetor capilar contra estresse e danos.
Outro benefício do azeite de oliva para o cabelo é enxaguar o excesso de óleo que pode inibir o crescimento de novos folículos capilares e inibir o crescimento do cabelo.
8. Reduz o risco de depressão
Acredita-se que pessoas que comem muitos alimentos ricos em gorduras trans, como fast food e lanches embalados, tenham um risco maior de desenvolver depressão, em comparação com pessoas cujas dietas são mais saudáveis (ricas em gorduras monoinsaturadas). A pesquisa relata que quanto mais gorduras trans você ingere ao longo do tempo, maior é o risco de desenvolver depressão.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e publicado na PLoS ONE, as propriedades do azeite parecem ter o potencial de prevenir e / ou reduzir o risco de depressão.
8. Reduz o risco de câncer de mama
Uma equipe de pesquisadores da Universitat Autonoma de Barcelona, na Espanha, descobriu que os benefícios do azeite de oliva têm o potencial de proteger o corpo contra o câncer de mama. Os benefícios do azeite, segundo pesquisadores, não são encontrados em outros tipos de óleo vegetal. O óleo de milho, por exemplo, demonstrou ter um efeito benéfico - aumentando a malignidade das células tumorais.
Essas descobertas foram obtidas após a realização de testes em células de cultura de células de câncer de mama gotejadas com azeite de oliva. O azeite de oliva reduz a atividade das células cancerosas do tipo p21Ras, evita danos ao DNA e acelera a morte das células tumorais.
9. Mantenha um peso saudável
Comer alimentos gordurosos há muito tem sido associado a um grande ganho de peso e até à obesidade. Mas embora o azeite seja basicamente uma gordura concentrada, consumir azeite regularmente em grandes quantidades não engorda.
Na verdade, não é impossível atingir o peso ideal no final do dia graças aos benefícios do azeite para a saúde. Vários estudos relacionaram a dieta mediterrânea, rica em azeite, a efeitos significativos na perda de peso.
Outro estudo, que analisou mais de 180 estudantes na Espanha por 3 anos, descobriu que consumir grandes quantidades de azeite de oliva aumenta os níveis de antioxidantes no sangue e leva à perda de peso.
10. Reduz o risco de diabetes tipo 2
A inflamação no corpo é fortemente suspeita de ser o cérebro por trás de várias doenças crônicas. Isso inclui câncer, doenças cardíacas, síndrome metabólica, Alzheimer, artrite, obesidade, degeneração macular e diabetes.
Os benefícios do azeite de oliva para essas diversas doenças são obtidos reduzindo a inflamação, graças ao seu conteúdo antioxidante - especialmente o oleocanthal, que atua como o ibuprofeno. Alguns cientistas estimam que o conteúdo de oleocanthal em 3,5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem é tão eficaz quanto 10% da dose adulta de ibuprofeno.
Vários estudos relataram a eficácia do azeite de oliva no controle do açúcar no sangue e também uma melhor sensibilidade à insulina. A dieta mediterrânea é relatada até mesmo para reduzir o risco de diabetes tipo 2 em mais de 40 por cento.
11. Trate o reumatismo
A artrite reumatóide (artrite reumatóide) é uma doença auto-imune que causa sintomas recorrentes de dor nas articulações. Os benefícios do azeite de oliva também podem ajudar a reduzir a dor nas articulações e o inchaço devido ao reumatismo. Os benefícios do azeite de oliva serão multiplicados quando combinado com o consumo de óleo de peixe, uma fonte de ácidos graxos ômega-3 que podem evitar inflamações no corpo.
Em um estudo, uma combinação de azeite de oliva e óleo de peixe reduziu significativamente as dores nas articulações, rigidez dos punhos e dores nas articulações pela manhã em pessoas com reumatismo.
12. Limpe os intestinos
Além de conter antioxidantes que podem prevenir e / ou reduzir o risco de doenças crônicas, o azeite de oliva também tem propriedades antibacterianas que podem inibir ou matar os germes causadores de doenças. Um deles é o Helicobacter pylori, uma bactéria que habita o intestino humano e pode causar úlceras gástricas e câncer de estômago.
Um estudo em humanos mostrou que 30 gramas de azeite de oliva extra virgem podem eliminar a infecção por Helicobacter pylori em 10-40% das pessoas em 2 semanas. Estudos em tubos de ensaio mostraram que o azeite de oliva extra virgem foi eficaz em matar oito cepas da bactéria H. pylori, três das quais eram resistentes a antibióticos.
13. Previna a osteoporose
Além dos vários benefícios do azeite de oliva que foram mencionados acima, na verdade este óleo também tem benefícios para os ossos. A razão é que, até agora, mais e mais evidências médicas relatam que a ingestão regular de azeite pode aumentar a quantidade de cálcio no sangue, o que pode ter um bom impacto na saúde e densidade óssea, de modo que pode ajudar a prevenir o risco de osteoporose.
14. Superando a pele problemática
Um dos benefícios do azeite de oliva para o rosto, além de hidratar a pele, é curar doenças de pele seca, com coceira ou irritação. A razão é que o azeite de oliva contém oleochantal, que pode aliviar o desconforto devido à inflamação na pele facial.
Como usar é fácil. Você só precisa adicionar algumas colheres de chá de azeite a um banho de água morna. Você pode tomar banho com água de oliva ou simplesmente enxaguar o rosto antes de ir para a cama para obter os benefícios do azeite de oliva para o rosto e a pele.
15. Esfoliante facial
Além de ser capaz de hidratar e superar a coceira inflamada da pele, você também pode sentir os benefícios do azeite de oliva no rosto, tornando-o uma esfoliação. Sim, este óleo pode ser transformado em uma esfoliação facial natural usando uma mistura de azeite de oliva e sal marinho. Esta máscara facial natural é especialmente benéfica para os tipos de pele seca e escamosa.
Para experimentar os benefícios do azeite para o rosto, misture 3 colheres de chá de azeite com 5 colheres de chá de sal marinho. Em seguida, massageie suavemente na lateral do nariz e em outras partes secas do rosto. Uma mistura de sal e óleo pode esfoliar a pele teimosa morta enquanto aumenta a umidade do rosto.
16. Removedor de maquiagem facial
Os benefícios do azeite para o rosto não se limitam aos mencionados acima. A razão é que este óleo também pode ser usado como um limpador de maquiagem facial. Você pode usar azeite de oliva puro após o uso da maquiagem diária, aplicando-o e massageando suavemente no rosto.
Para que você obtenha os benefícios do azeite de oliva para o rosto, use-o como um demaquilante inicial no rosto. Em seguida enxágue com uma toalha embebida em água morna. Você também pode usar sabonete que contém extrato de azeitona para obter os benefícios do azeite para o rosto.
Como escolher um bom azeite?
Para obter todos os benefícios do azeite de oliva acima, é claro que você também precisa ingerir o melhor da sua classe e um óleo de alta qualidade. Portanto, antes de comprar, é uma boa ideia considerar alguns itens abaixo para encontrar o melhor azeite de oliva do mercado.
1. A embalagem deve ser em garrafas de vidro escuro ou em latas
A exposição à luz e ao calor de fora estragará o sabor e a composição deste óleo. Portanto, evite comprar este óleo embalado em garrafas de vidro transparente, muito menos em garrafas de plástico. Em casa, guarde a garrafa de azeite em um armário escuro, longe da umidade, do sol e longe do fogão.
2. Certifique-se de que diz "azeite de oliva extra virgem"
Observe que o termo "virgem extra" não é o mesmo que o significado de "puro". Em vez disso, o rótulo “puro” em sua garrafa de óleo indica que o produto é de baixa qualidade porque passou por um processo de refino ou mesmo refino.
O rótulo "virgem extra" indica que o produto que você escolheu é da melhor qualidade. O azeite de oliva extra virgem não passa por uma série de processos de fábrica, portanto, as moléculas de sabor e aroma permanecem intactas.
3. Há uma data em que foi colhido ou produzido e a data de validade
Este óleo, assim como os alimentos, também tem um prazo de validade ideal. Olhe o rótulo e descubra exatamente quando o óleo foi produzido e quando ele expira.
No entanto, também é importante entender que só porque o óleo é embalado ou produzido na Itália, não significa que seja italiano. Esse óleo pode ser produzido basicamente de qualquer lugar do Mediterrâneo - Tunísia, Espanha, Grécia e Turquia - e é importado pela Itália apenas para ser embalado.
Quanto maior for o intervalo de tempo entre a colheita e o processamento, menor será a qualidade final. Certifique-se de não comprar produtos com mais de dois anos.
4. Há um nome claro da fábrica e / ou plantação onde é colhido
Os pequenos produtores de azeite que colhem e produzem seu próprio azeite de oliva geralmente incluem o nome de sua plantação no rótulo da embalagem. Mesmo que você nem saiba soletrar a plantação e de onde ela veio, tudo bem. A inclusão do nome da fazenda no rótulo é um sinal de qualidade garantida, afirma Nicholas Coleman, especialista em azeites da Eataly, segundo a Real Simple.
Melhor ainda se houvesse um selo oficial ou selo mostrando que o óleo veio de uma região especializada na produção de óleo, como o DOP (Denominação de Origem Protegida oficial da União Europeia) ou o DOP (selo semelhante da Itália).
5. Orgânico é melhor
Certifique-se de que haja um rótulo orgânico do USDA ou BPOM, indicando que pelo menos 95 por cento deste azeite é feito de azeitonas que são cultivadas naturalmente sem o uso de pesticidas ou fertilizantes sintéticos.
Mesmo que o produto escolhido não tenha um rótulo orgânico, não entre em pânico. Muitos pequenos produtores de azeite de oliva de alta qualidade não podem pagar os royalties dos certificados de rótulo orgânico do governo local.
6. Prove e cheire a fragrância
Basicamente, a cor do azeite pode variar, dependendo de muitas coisas, como o tipo de azeitona utilizada e com que idade de maturação o fruto foi processado. Porém, quanto mais tempo leva para o azeite chegar a um determinado lugar, mais ele envelhece.
É por isso que muitos óleos importados têm gosto ou cheiro rançosos. Se você usa azeite de oliva para o rosto ou para a saúde, engolir uma colher de sopa de óleo rançoso não vai adiantar muito.
Na verdade, essa mudança no sabor terá um impacto negativo no corpo porque forma radicais livres e os níveis de certos antioxidantes (incluindo ácidos graxos e vitaminas do complexo B) também evaporam.
Portanto, cheire e experimente quando chegar em casa. Idealmente, um azeite de oliva de boa qualidade não deve produzir um odor rançoso ou sabor desagradável - como o cheiro de meias molhadas ou manteiga de amendoim rançosa. O cheiro e o sabor do bom azeite devem ser frescos.
Para evitar comprar o errado, você deve escolher apenas os produtos locais (se houver). O azeite de oliva local leva pouco tempo desde a colheita até a distribuição, o que garantirá seu frescor para que você possa obter os benefícios do azeite para o rosto ou para a saúde em geral.