Uma miríade de benefícios para a saúde da semente preta e do cominho preto do Oriente Médio: usos, efeitos colaterais, interações |

Beber medicamentos fitoterápicos se tornou um hábito hereditário para o povo da Indonésia. Uma das plantas que muitas vezes é processada em medicamentos fitoterápicos é a Black Seed, que tem um nome latino Nigella sativa . Na verdade, quais são os benefícios do Black Seed para a saúde?

O que é Black Seed?

Na verdade, Black Seed é uma semente de cominho preto que vem de uma planta com flor anual chamada Nigella sativa da família Ranunculaceae, nativa do sul e oeste da Ásia.

Em seu país de origem, o cominho preto é frequentemente usado como um condimento natural e conservante para a culinária indiana e do Oriente Médio. O cominho preto tem um sabor e um aroma amargo-picante característicos, como uma combinação de chalota, pimenta-do-reino e orégano.

Vários benefícios do Black Seed para a saúde

Os benefícios do Black Seed foram investigados pela primeira vez por Ibn Sina, um cientista persa que é considerado um dos mais famosos pensadores e escritores da Idade de Ouro islâmica, em seu jornal médico Canon of Medicine. Ibn Sina escreveu que as sementes de cominho preto são úteis no tratamento da falta de ar, seja por sintomas de asma, seja por outros problemas respiratórios.

Na medicina tradicional, o Black Seed é usado principalmente como estimulante para a produção de leite materno e como remédio para vermes intestinais. O cominho preto também tem sido usado como diurético e relaxante muscular (para contrações e espasmos), bem como para aumentar a imunidade para combater doenças infecciosas em pessoas com sistema imunológico fraco.

Além disso, sementes de cominho preto têm sido usadas para tratar dores de cabeça e de dente, bem como resfriados e congestão nasal. Black Seed também tem sido usado para tratar olhos vermelhos (conjuntivite), hemorróidas, feridas purulentas (abcessos), reumatismo, reações alérgicas e problemas digestivos - como diarreia, disenteria, prisão de ventre, cólicas e flatulência. O óleo de semente aplicado na pele também pode curar reações alérgicas cutâneas causadas por dermatite de contato.

O que o mundo médico moderno diz sobre os benefícios do Black Seed?

1. Melhore a qualidade do esperma

Especialmente para os homens que fumam muito, há muito se sabe que a nicotina e outras toxinas dos cigarros reduzem a agilidade do esperma para nadar (motilidade) e também afetam sua forma normal. A nicotina também tem um impacto negativo na estrutura do tecido testicular. Anormalidades nos espermatozoides e testículos são importantes fatores de risco para problemas de fertilidade masculina. Um estudo de 2014 da Universidade da Malásia na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine relata que o Black Seed Oil melhora a qualidade do esperma e suporta uma melhor estrutura do tecido do órgão testicular.

2. Superando os sintomas do diabetes tipo 1

Timoquinona (TQ) é o principal composto ativo contido no óleo de semente preta. Depois de realizar experimentos em ratos de laboratório, um estudo de 2014 da Universiti Teknologi MARA (UiTM) Malaysia descobriu que altas doses de injeção de TQ poderiam interromper completamente o desenvolvimento de diabetes tipo 1.

Outro estudo da Universidade Zagazig no Egito relatou que quando o extrato de semente preta foi misturado com outras ervas do Oriente Médio (mirra, goma olybanum e goma assa-fétida) foi eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue em ratos de laboratório devido ao seu efeito inibitório no metabolismo da glicose em o fígado. Portanto, os pesquisadores acreditam que este extrato de ervas pode ser usado como um tratamento para diabetes que não depende de drogas insulínicas.

3. Reduzindo a pressão arterial

Uma pesquisa da Universidade Shahrekord de Ciências Médicas no Irã relata que tomar pílulas de extrato de semente negra diariamente por dois meses pode reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve. Além disso, não houve complicações causadas pelo Black Seed na saúde dos participantes do estudo.

Esta descoberta foi obtida após a realização de um ensaio em três grupos separados, todos com hipertensão leve - os primeiros dois grupos receberam comprimidos de extrato de semente preta em uma dose de 100 mg e 200 mg, enquanto o terceiro grupo recebeu um placebo (vazio comprimido) tomado duas vezes ao dia. Após oito semanas, os valores da pressão arterial sistólica e diastólica nos dois grupos que tomaram o extrato de Black Seed estavam diminuídos em comparação com aqueles que tomaram a pílula vazia. No entanto, a diminuição é pequena, cerca de 1-3 mmHg.

Comprimidos de extrato de Habbatus sauda também foram encontrados para reduzir o colesterol total e o colesterol “ruim” LDL, enquanto aumentam os níveis de colesterol bom HDL em alguns casos. No entanto, o efeito de equilíbrio do colesterol do Black Seed só apareceu em pessoas com colesterol alto moderado; o mesmo benefício não foi encontrado em pessoas com níveis normais de colesterol.

4. Luta contra o câncer

Black Seed contém o composto antioxidante etanol, que é conhecido por inibir a malignidade das células cancerosas e seu desenvolvimento ao longo do tempo em ratos de laboratório. Descobriu-se que o etanol produz cerca de 80% do efeito protetor contra o estresse oxidativo no corpo. Muitos radicais livres no corpo podem fazer o corpo sofrer estresse oxidativo, que desencadeia vários danos às células do corpo e causa várias doenças crônicas, incluindo câncer.

Hablimitsauda não deve ser bebido descuidadamente

O que precisa ser entendido é que a evidência científica de uma série de benefícios do Black Seed acima ainda é limitada em testes laboratoriais rigorosos. A maioria é feita apenas em cultura de células, animais experimentais ou pequenos experimentos em um grupo de humanos. Portanto, mais pesquisas são necessárias para substanciar todas essas alegações de benefícios destinadas a humanos.

Beber ervas e medicamentos fitoterápicos como uma alternativa complementar às drogas químicas (tanto com receita como sem receita) é realmente normal. Os medicamentos fitoterápicos na forma de decocção são relativamente seguros para consumo porque as substâncias tóxicas que podem estar contidas sofreram uma alteração na estrutura química. No entanto, os verdadeiros suplementos de ervas não devem ser tomados descuidadamente porque as reações de cada pessoa às drogas podem ser diferentes umas das outras. Mesmo que você tenha a mesma reclamação, não é necessariamente o fitoterápico que se mostra adequado para você, pois trará os mesmos benefícios para seu filho ou vizinho.

Portanto, os medicamentos fitoterápicos só devem ser consumidos para manter a saúde, se recuperar de doenças ou reduzir o risco de doenças - não para curá-las. Para curar a doença, medicamentos prescritos e exames de saúde de rotina ainda são necessários.