Além dos extrovertidos, os introvertidos são outro tipo de personalidade. Aqueles que pertencem à personalidade introversão são pessoas que tendem a se concentrar em pensamentos, sentimentos e humores que vêm de dentro de si mesmas ou internamente. Isso é diferente de extrovertidos que preferem buscar o estímulo de sentimentos que vêm de fora de si mesmos. Venha, descubra mais sobre personalidades introvertidas!
O que são introvertidos?
Introvertido é um tipo de personalidade frequentemente confundido com tímido. Na verdade, introvertidos e tímidos não são a mesma coisa. Pessoas tímidas tendem a se sentir preocupadas ou desconfortáveis em certas situações sociais, especialmente quando precisam interagir com pessoas que não conhecem.
Na verdade, a timidez é um transtorno mental incluído no transtorno de ansiedade social, embora cada um seja classificado como leve. Enquanto isso, um introvertido prefere ficar sozinho para reunir suas energias. No entanto, os introvertidos não têm problemas quando se trata de estar em situações sociais.
Os introvertidos são o tipo de personalidade oposto dos extrovertidos. No entanto, a verdade é que todos possuem um elemento introvertido e extrovertido. A diferença é que alguns são mais dominados por personalidades introvertidas e vice-versa, alguns são mais dominados por características extrovertidas.
Saber se você é introvertido ou extrovertido é muito importante. Porque, além de se conhecer melhor, você pode ser mais eficaz em captar e focar a energia da maneira certa.
Traços introvertidos
Para descobrir se você é introvertido, compreenda algumas das seguintes características.
1. A energia pode ser drenada ao passar tempo com muitas pessoas
Os introvertidos não têm problemas para interagir em situações sociais. Acontece que, se você passar muito tempo com outras pessoas, sua energia será drenada facilmente. Especialmente se ele tiver que interagir com muitas pessoas ao mesmo tempo.
Isso certamente é diferente de extrovertidos que realmente obtêm energia quando encontram muitas pessoas. Portanto, para restaurar sua energia, os introvertidos passarão um tempo sozinhos após conhecerem muitas pessoas.
2. Desfrute de passar um tempo sozinho
Talvez algumas pessoas pensem que quem gosta de ficar sozinho tem uma personalidade desagradável. Por exemplo, sombrio, muitas vezes triste e assim por diante. Na verdade, para os introvertidos, a felicidade é realmente encontrada quando ele pode passar um tempo sozinho.
Se você é introvertido, passar o tempo fazendo coisas que gosta sozinho é o melhor. Também pode ajudá-lo a “recarregar” a energia positiva. No entanto, isso não significa que os introvertidos estarão sozinhos 24 horas por dia.
Como um introvertido, você também gosta de passar o tempo interagindo com as pessoas mais próximas, como amigos e familiares.
3. Poucos amigos, mas qualidade
As pessoas costumam interpretar mal que os introvertidos não gostam de sair, portanto, não têm amigos íntimos. Claro que essa suposição não é verdadeira, porque quando você tem uma personalidade introversão, Você ainda gosta de interagir com outras pessoas e de ter amigos íntimos.
Mesmo assim, seu número de amigos pode não ser tanto quanto os extrovertidos. No entanto, as amizades que os introvertidos têm são de alta qualidade. A razão é que, embora tenham apenas um ou dois amigos próximos, as pessoas com essa personalidade manterão e cuidarão bem de sua amizade.
4. É mais fácil se distrair
Visto que os introvertidos preferem ficar sozinhos, as pessoas com essa personalidade costumam ficar confusas quando se trata de estar no meio de uma multidão e conhecer muitas pessoas. Não surpreendentemente, eles costumam se distrair facilmente.
Isso torna muito difícil se concentrar e se concentrar quando você tem que fazer algo. Portanto, se sentirem que precisam se concentrar, as pessoas com essa personalidade preferem ficar em um local calmo e tranquilo, sem distrações.
5. Mais autoconsciente
Visto que os introvertidos obtêm mais energia quando estão sozinhos, eles tendem a ser mais autoconscientes ou autoconscientes. O motivo é que os introvertidos costumam mergulhar em seus pensamentos e sentimentos, para que possam aprender mais sobre várias coisas relacionadas a eles.
Por exemplo, os introvertidos gostam de experimentar hobbies diferentes para ver qual deles preferem. Além disso, também gostam de pensar na vida que é e será vivida. Há também quem goste de ler livros e assistir a filmes relacionados ou que se sintam próximos da autorreflexão.
6. Aprendizagem por observação
Se os extrovertidos preferem aprender pela prática, os introvertidos preferem observar primeiro. Portanto, antes de fazer algo, eles tendem a estudar primeiro antes de praticar diretamente.
Na verdade, não é raro que eles vejam outras pessoas fazendo isso repetidamente, até que se sintam confiantes de que podem imitar ou fazer por si mesmas. Quando se trata de prática, os introvertidos preferem fazê-lo em um lugar que muitas pessoas não conhecem.
Como saber se alguém tem personalidade introvertida?
Como já mencionado, cada pessoa realmente tem elementos tanto de personalidade introvertida quanto extrovertida. É apenas isso, existem aqueles que dominam, então um introvertido é alguém que é mais dominado por elementos de personalidade introversão.
Então, como descobrir ou diagnosticar esses personagens? Existem vários testes de personalidade que podem ser feitos para medir qual elemento é mais dominante em uma pessoa. Alguns deles são:
- Indicador de tipo Myers-Brigs (MBTI).
- Classificador de temperamento de Keirsey.
- Indicador de estilo de personalidade.
- Inventário de personalidade do modelo de cinco fatores.
Mesmo assim, especialistas profissionais acreditam que alguém tem uma personalidade dominada por introvertidos ou extrovertidos por meio da observação direta de cada indivíduo. A razão é que os elementos de personalidade que são mais proeminentes do que uma pessoa geralmente dependem muito do contexto.
O problema é que ainda existem muitos testes de personalidade que não levam em consideração fatores ambientais, níveis de estresse e vários outros fatores que podem ajudar a que os resultados da avaliação nos testes de personalidade sejam mais precisos.
Mitos que muitas vezes circulam sobre a personalidade introvertida
Introvertidos e extrovertidos costumam ser os tópicos quentes das conversas. Infelizmente, não é incomum que circulem mitos sobre introvertidos que não foram realmente comprovados, por exemplo:
1. Os introvertidos têm dificuldade em ser um líder
Muitos pensam que as pessoas com personalidades introvertidas têm dificuldade em se tornar um líder. Na verdade, isso não está provado ser verdade, porque um estudo publicado na Academy of Management em 2012 afirmou que introvertidos e extrovertidos podem ser bons líderes.
Se os extrovertidos podem se tornar bons líderes explorando o potencial de membros mais passivos da equipe. Enquanto isso, os introvertidos podem se tornar bons líderes ouvindo as contribuições de cada membro da equipe para obter os melhores resultados.
Habilidades sociais e personalidade introversão na verdade, não está relacionado. Principalmente em termos de liderança, pois um introvertido pode contribuir para o sucesso com sua meticulosidade e regularidade.
Sim, normalmente, os introvertidos tendem a ser mais meticulosos e organizados ao fazer pesquisas, ler, planejar coisas e outros trabalhos que exigem concentração e calma.
2. A personalidade introvertida pode ser curada ou alterada
Alguém que tem uma personalidade introvertida costuma ser considerado portador de um transtorno mental, portanto, não são poucos os que consideram isso uma coisa negativa. Na verdade, não há nada de errado com essa personalidade.
Sim, introversão não é um transtorno mental ou doença. Introversão é apenas um tipo de personalidade que é o oposto de extroversão ou personalidade extrovertida. Acontece que as pessoas com personalidades extrovertidas geralmente não entendem as características dos introvertidos.
Não é de se admirar que todas as suas ações como introvertido possam muitas vezes ser mal interpretadas. Isso pode fazer com que os introvertidos tenham dificuldade na escola ou no trabalho. Isso ocorre porque eles costumam ser criticados por serem mais ativos, falar mais ou sair com seus colegas com mais frequência.
O fato é que introvertidos não são o mesmo que ser tímidos ou anti-sociais. Pessoas com essa personalidade são hipersensíveis à dopamina. Ou seja, ao receber muitos estímulos externos, como conviver com muitas pessoas ao mesmo tempo, a energia física e mental será drenada.
3. Os introvertidos são pessoas arrogantes e anti-sociais
Esta é uma afirmação incorreta. Você precisa saber que os introvertidos não acham que precisam falar, a menos que isso seja necessário. Às vezes, as pessoas com essa personalidade preferem prestar atenção às pessoas ao seu redor ou perder-se em seus próprios pensamentos.
É que outras pessoas que não entendem de personalidade introversão interpretar essa atitude como uma atitude arrogante. Na verdade, segundo os introvertidos, o ato de observar e prestar atenção a essas pessoas é divertido.
Os introvertidos tendem a preferir interagir cara a cara com apenas uma pessoa por vez. Em vez de serem arrogantes ou frios, os introvertidos geralmente gostam de outras pessoas, mas valorizam o tempo juntos e valorizam a qualidade acima da quantidade de relacionamentos.
Como lidar com esse tipo de personalidade?
Se você conhece alguém com essa personalidade, pode ficar confuso sobre como agir ou reagir para evitar mal-entendidos. Não se preocupe, existem algumas dicas que você pode tentar para interagir com os introvertidos, como as seguintes.
1. Entenda o que significa introversão
A primeira coisa que você pode fazer é entender mais profundamente sobre esse tipo de personalidade. Dessa forma, você pode saber as possibilidades que podem ocorrer, incluindo os desafios que podem surgir no futuro quando você tiver que interagir com pessoas com personalidades introversão.
O problema é que, se você não entende como uma pessoa com essa personalidade se comporta, vive o dia e que hábitos ela pode ter, pode pensar que a pessoa está deprimida.
Na verdade, esse é apenas o caráter da personalidade e a maneira de entendê-lo é diferente. Portanto, você não deve tirar conclusões precipitadas. O que você precisa entender é introversão é um tipo de personalidade e não uma doença que requer atenção especial.
2. Não a force a mudar sua personalidade
Como costumam ser mal interpretados como tímidos e indiferentes, os introvertidos às vezes são considerados pessoas que têm problemas de saúde mental. Se uma pessoa com essa personalidade preferir ficar sozinha em seu quarto ou preferir ficar sozinha com o que está fazendo, permita que ela o faça.
Por que é que? A razão é que as pessoas com essa personalidade se sentem mais confortáveis consigo mesmas quando podem fazer várias coisas por conta própria. Não se esqueça, os introvertidos precisam de um tempo sozinhos para digerir os novos eventos que vivenciam.
Além disso, evite forçar pessoas que têm personalidade introversão para mudar a personalidade socializando, especialmente se você estiver em um novo ambiente. Deixe-o observar por um momento antes de se juntar e interagir com novas pessoas.
3. Ajude as pessoas com essa personalidade a se sentirem confortáveis
Se você tem um membro da família com personalidade introversão ou estando próximo de alguém com essa personalidade, tente ajudá-lo a se sentir mais confortável. Por exemplo, se você está dividindo tarefas pela casa, dê a ele tarefas que permitam que ele trabalhe individualmente, como lavar a louça ou cortar a grama.
Além disso, embora as pessoas com essa personalidade não gostem necessariamente de se socializar, elas se cansam com mais facilidade se precisam interagir com muitas pessoas. Portanto, dê-lhe algum tempo para descansar e ficar sozinho em seu quarto, se você sabe que ele acabou de "explorar" sua energia em atividades sociais.
Dê a ele espaço e tempo para recarregar em sua solidão. Ao compreender suas necessidades e condições, os introvertidos se sentirão mais valorizados e compreendidos.