Quais são os perigos de Mercúrio para os humanos? |

Alguns de vocês podem estar familiarizados com compostos de mercúrio. Se você ouvir o mercúrio, certamente pensará nos efeitos negativos ou perigos causados ​​por esse composto. Na verdade, o que é mercúrio? E qual é o perigo do mercúrio para a sua saúde?

O que é mercúrio?

O mercúrio é um tipo de metal comumente encontrado na natureza e é encontrado em rochas, minério, solo, água e ar como compostos orgânicos e inorgânicos. O mercúrio também é frequentemente referido como mercúrio (Hg).

O mercúrio no solo, na água e no ar é relativamente baixo. Enquanto isso, várias atividades humanas podem aumentar os níveis de mercúrio a níveis elevados, por exemplo, atividades de mineração que produzem até 10.000 toneladas de mercúrio por ano.

Os trabalhadores que entram em contato com o mercúrio podem sofrer de vários tipos de doenças perigosas.

O mercúrio também é popular como ingrediente em produtos de clareamento da pele por causa de sua capacidade de inibir a formação de melanina, fazendo com que a pele pareça mais brilhante em um curto período de tempo. Na verdade, o mercúrio é realmente perigoso e você deve estar ciente desses produtos.

O risco de mercúrio que interfere na saúde

O uso de mercúrio em cosméticos agora é comprovadamente perigoso e é proibido em muitos países. Não apenas na pele exposta, esses produtos químicos serão facilmente absorvidos pela pele e entrarão na corrente sanguínea.

O mercúrio é corrosivo para a pele. Isso significa que a aplicação de mercúrio na pele tornará a camada da pele mais fina. A alta exposição ao mercúrio pode causar danos ao trato digestivo, sistema nervoso e sistema urológico.

Além disso, o mercúrio também corre o risco de afetar vários órgãos do corpo, como cérebro, coração, rins, pulmões e sistema imunológico.

O mercúrio não afetará apenas os adultos. Bebês e crianças são um grupo que também não escapa do risco de exposição ao mercúrio e seus efeitos colaterais.

Quando as crianças entram em contato com pais que usam produtos à base de mercúrio, existe a possibilidade de que essas substâncias possam entrar no corpo quando a criança chupa o dedo.

Especificamente, o envenenamento por mercúrio em crianças é chamado acrodinia infantil. Isso pode ser reconhecido pelo aparecimento de sintomas de dor e coloração rosa nas mãos e nos pés.

5 fontes que freqüentemente causam envenenamento por mercúrio em humanos

Os perigos do mercúrio por tipo

O próprio mercúrio tem três tipos de mercúrio que são igualmente prejudiciais à saúde: mercúrio elementar (Hg), mercúrio inorgânico e mercúrio orgânico. Quais são as diferenças e perigos dos três tipos de mercúrio? Confira os comentários.

1. Mercúrio elementar (Hg)

O vapor de mercúrio inalado na maioria das vezes causa envenenamento, enquanto o mercúrio elementar ingerido não causa efeitos tóxicos devido à sua baixa absorção.

No entanto, esse não é o caso se você tiver uma fístula (passagem anormal no corpo) ou doença inflamatória gastrointestinal, ou se o mercúrio for armazenado por muito tempo no trato digestivo.

O mercúrio que entra no corpo através dos vasos sanguíneos pode causar embolia pulmonar (bloqueio dos vasos sanguíneos pulmonares por placa que é liberada livremente).

Por ser solúvel em gordura, o mercúrio elementar entra facilmente pelos vasos sanguíneos do cérebro e da placenta. No cérebro, o mercúrio se acumula no córtex cerebral (cérebro grande) e cerebelo (cérebro pequeno), interferindo na função enzimática e no transporte celular.

O aquecimento do mercúrio metálico forma vapor de óxido de mercúrio que é corrosivo para a pele, membranas mucosas dos olhos, boca e trato respiratório.

2. Mercúrio inorgânico

O mercúrio é freqüentemente absorvido pelo trato digestivo, pulmões e pele. A exposição de curto prazo a altos níveis de mercúrio inorgânico pode causar insuficiência renal.

Enquanto isso, a exposição de longo prazo com baixas doses pode causar proteinúria, síndrome nefrótica e nefropatia associada a distúrbios do sistema imunológico.

3. Mercúrio orgânico (metil mercúrio)

Especialmente na forma de cadeias curtas de alquil, o metilmercúrio pode causar degeneração de neurônios no cérebro e causar dormência nas pontas das mãos ou pés, ataxia (movimento irregular), dor nas articulações, surdez e estreitamento da visão.

O metilmercúrio pode entrar facilmente pela placenta e se acumular no feto, resultando na morte do bebê no útero e paralisia cerebral.