Qual é o momento ideal para remover suturas cirúrgicas?

A maioria dos cortes ou pequenos cortes geralmente cicatriza por conta própria. Basta mantê-lo limpo e protegido da sujeira. Mas é diferente com feridas de pele abertas, como feridas de arma branca, feridas de arma de fogo, acidentes de carro ou feridas obtidas em procedimentos cirúrgicos. Esse tipo de trauma grave pode exigir pontos para cicatrizar a ferida. Mas quando os pontos podem ser abertos?

O momento certo para retirar os pontos da ferida

A remoção de uma sutura cirúrgica depende da condição da própria ferida. Quando os dois lados do tecido ligado estão firmemente presos e estão se recuperando bem sem quaisquer sinais de infecção, as suturas podem ser removidas. Se os pontos forem removidos muito cedo, a ferida pode reabrir e potencialmente infeccionar, ou o tecido cicatricial pode piorar.

Quanto tempo um ponto pode ser removido também depende da localização do ponto. Por exemplo, os pontos no joelho ou nas articulações do braço precisarão “ficar” mais tempo do que os pontos no rosto ou na coxa. Isso ocorre porque a pele nas articulações está quase sempre sob pressão toda vez que ela se curva e se alonga para atividades como sentar, ficar em pé, caminhar, digitar, segurar e assim por diante.

Aqui está um guia geral para saber quando as suturas da ferida podem ser removidas.

  • Rosto e cabeça: 4-5 dias
  • Pescoço: 7 dias
  • Braço e dorso da mão: 7 dias
  • Couro cabeludo, tórax, costas, abdômen, pernas (coxas, panturrilhas): 7 a 10 dias
  • Palmas das mãos, plantas dos pés, dedos das mãos ou dos pés: 12-14 dias
  • Articulações (joelho ou cotovelo): 10-14 dias
  • Cesariana: 4-7 dias (as suturas de episiotomia vaginal geralmente derretem sozinhas em algumas semanas, portanto, não há necessidade de removê-las)

Converse com seu médico sobre exatamente quanto tempo você deve esperar antes de remover os pontos. Enquanto espera, mantenha a área da costura limpa e seca. Limpe a área da ferida regularmente e substitua a bandagem da ferida por uma nova se estiver suja. Se você for trocar o curativo, certifique-se de lavar primeiro as mãos.

Observe também os sinais de infecção ao redor dos pontos, como inchaço, vermelhidão, pus ou áreas da pele que parecem quentes. Se esses sintomas ocorrerem, é um sinal de que seus pontos não podem ser abertos. Consulte o seu médico o mais rápido possível para tratar a infecção.

Você mesmo pode remover os pontos em casa?

A remoção das suturas é um processo fácil. Mesmo assim, você não deve tentar fazer isso sozinho em casa. Remover as suturas por conta própria pode causar infecção se você não souber os passos a seguir e não tiver tesouras ou pinças esterilizadas em mãos. Além disso, às vezes a ferida pode não cicatrizar completamente e pode reabrir em algum momento no futuro.

Os pontos devem ser retirados pelo médico para que ele possa ter certeza de que a ferida cicatrizou adequadamente e que não há sinais de infecção com que se preocupar. Se você tentar abrir a ferida em casa, o médico não poderá monitorar o progresso da ferida. Seu médico também pode lhe dar dicas sobre como prevenir infecções ou cicatrizes se os pontos precisarem ser removidos prematuramente.

Se o médico descobrir que os pontos não cicatrizaram ou podem até estar infeccionados, ele precisará desmontá-los e limpá-los antes de costurá-los novamente para acelerar a cicatrização.