Existem vários tipos de cigarros, desde elétricos ou vapor até kretek. Os cigarros Kretek são um produto original da Indonésia, amplamente conhecido em países estrangeiros. No entanto, você sabe o que realmente são os cigarros kretek e quão perigosos eles representam um risco? Vejamos as seguintes análises sobre os cigarros Kretek.
O que são cigarros Kretek?
Os cigarros cravo são cigarros com ou sem filtros que utilizam tabaco picado. Este tipo de cigarro também é misturado com cravo picado e enrolado com papel de cigarro.
Este objeto geralmente tem um odor característico e um som "kretek-kretek" proveniente da queima de cravo. O som do kretek é a razão para dar nome aos cigarros.
Os cigarros são então apreciados pela inalação da fumaça da combustão do tabaco e cravo e outros ingredientes misturados neles.
O conteúdo dos cigarros Kretek
Os cigarros de cravo geralmente consistem em dois ingredientes principais, ou seja, tabaco e cravo.
Os cigarros Kretek geralmente consistem em 60-80% de tabaco e 20-40% de botões de cravo e óleo de cravo.
Quanto maior o teor de cravo nele, mais fortes serão o sabor, o cheiro e o som. Além disso, os cigarros kretek às vezes contêm ingredientes adicionais, como cominho, canela ou noz-moscada.
Na fumaça do cigarro kretek, existem cinco compostos que não são encontrados na fumaça do cigarro branco (cigarros com filtro), a saber, o eugenol (óleo de cravo) e seus derivados.
O óleo de cravo e seus derivados realmente fornecem um efeito terapêutico como antiinflamatório. Este material atua inibindo a fabricação de prostaglandinas, desencadeando antibacteriano e como anestésico tópico.
Porém, quando consumido por muito tempo e em altas concentrações, esse material pode causar necrose (morte de células e tecidos corporais).
Além do cravo, os cigarros kretek contêm nicotina, tal como outros cigarros. Os níveis de nicotina nos cigarros costumam atingir 3-5 vezes.
Além disso, este cigarro produz um teor mais alto de alcatrão do que os cigarros de filtro comuns.
O alcatrão produzido a partir desses cigarros varia de 34-65 miligramas (mg) com detalhes de nicotina em 1,9-2,6 mg e monóxido de carbono em torno de 18-28 mg por bastão.
Esta é uma das razões pelas quais os cigarros kretek têm seus próprios perigos que ameaçam a saúde do corpo.
Esta alta produção de alcatrão é provavelmente devido a uma combinação de quatro fatores, a saber:
- tabaco,
- peso do cigarro,
- número de tragadas enquanto fuma, e
- resíduo de alcatrão deixado por botões de cravo.
Os perigos dos cigarros Kretek para a saúde
Todos os tipos de cigarros são perigosos para a saúde, incluindo o kretek. A seguir estão vários perigos ou problemas de saúde causados pelos cigarros Kretek:
1. Causando vício
Os níveis de nicotina mais elevados nos cigarros kretek do que nos cigarros de filtro normais tornam o risco de dependência muito elevado.
A nicotina é uma substância tão viciante que faz a pessoa querer continuar queimando cigarros.
Quando a nicotina é consumida, a dopamina é liberada naturalmente no cérebro. A dopamina é um hormônio que faz com que o cérebro repita o mesmo comportamento indefinidamente.
Um fumante geralmente fuma 10 ou mais cigarros por cigarro.
Portanto, uma pessoa que fuma cerca de um maço (25 cigarros) por dia pode obter 250 picos ou picos de nicotina.
Essa quantidade é suficiente para se acostumar com o cérebro para continuar usando a nicotina. O efeito continuará, ainda mais forte quando você continuar usando a nicotina.
Além da nicotina, o eugenol é fortemente suspeito de ter efeitos psicotrópicos leves. Vários estudos descobriram que muitos usuários sentem uma certa euforia ao inalar a fumaça do cigarro.
2. Problemas com os pulmões e sistema respiratório
Relatórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), fumar cravo pode aumentar o risco de lesão pulmonar aguda, como:
- depleção de oxigênio,
- fluido nos pulmões
- vazamento de capilares sanguíneos, e
- inflamação.
Esta condição é especialmente propensa a atacar pessoas com asma ou infecções respiratórias.
Os fumantes de cravo também têm um risco 13-20 vezes maior de desenvolver doenças pulmonares anormais em comparação com os não fumantes.
Enfisema
O enfisema é uma condição em que os sacos de ar nos pulmões ou alvéolos são danificados, um dos quais ocorre devido à exposição à fumaça do cigarro por um longo tempo.
Com o tempo, a parede interna da bolsa de ar enfraquece e se quebra. Como resultado, essa condição pode reduzir a quantidade de oxigênio que chega ao sangue.
Bronquite crônica
A bronquite crônica é a inflamação dos brônquios, as passagens que levam o ar aos pulmões.
O tabagismo é um dos principais fatores que causam bronquite crônica. Esta condição não pode ser curada, mas os sintomas podem ser controlados parando de fumar, incluindo cigarros kretek.
3. Edema pulmonar
O edema pulmonar é uma condição causada pelo excesso de líquido nos pulmões. Esse líquido se acumula nas várias bolsas de ar nos pulmões, tornando difícil para uma pessoa respirar.
O edema pulmonar agudo ou súbito é uma emergência médica que requer tratamento imediato.
Esse perigo ocorre porque alguém inala a fumaça do cigarro kretek, que pode danificar a membrana entre os sacos de ar e os capilares.
Como resultado, existe a possibilidade de que o líquido entre nos pulmões de um fumante, causando edema pulmonar.
4. Aumenta o risco de câncer
O CDC afirma que nos Estados Unidos os cigarros são a causa de 90% das mortes por câncer de pulmão.
Tanto cigarros eletrônicos quanto vaporizadores, filtros e cravos aumentam o risco de câncer de pulmão.
Os produtos químicos da fumaça do cigarro podem afetar todas as partes do corpo, algumas das quais podem até danificar o DNA.
Todo cigarro corre o risco de danificar o DNA, podendo causar o acúmulo de células que levam ao câncer.
Além disso, os produtos químicos da fumaça do tabaco podem danificar o sistema natural de desintoxicação do corpo.
Como resultado, o corpo dos fumantes é menos capaz de se livrar das toxinas do que o das pessoas que não fumam.
É por isso que fumar pode ser a causa de vários tipos de câncer. Não apenas o câncer de pulmão, vários outros tipos de câncer também podem aparecer e aumentar o risco se você continuar a fumar.
A seguir estão vários tipos de câncer que costumam atacar os fumantes:
- boca,
- esôfago,
- colo do útero (colo do útero),
- rim,
- coração,
- pâncreas,
- bexiga,
- intestino 12 dedos, e
- estômago.
5. Problemas cardíacos
O monóxido de carbono é um gás nocivo inalado ao fumar. Quando o monóxido de carbono entra nos pulmões, esse composto passa automaticamente para a corrente sanguínea.
Isso é muito perigoso porque o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio transportado pelos glóbulos vermelhos.
Além disso, o monóxido de carbono pode aumentar a quantidade de colesterol depositada no revestimento das artérias. Com o tempo, esse acúmulo pode causar o endurecimento das artérias.
Como resultado, essa condição pode aumentar o risco de doenças cardíacas, doenças arteriais e ataques cardíacos.
Além do monóxido de carbono, a nicotina contida nos cigarros também pode causar danos ao coração.
Porque a nicotina pode causar aumento da pressão arterial, frequência cardíaca, fluxo sanguíneo para o coração e estreitamento dos vasos sanguíneos.
Este composto pode durar no corpo por cerca de 6-8 horas, dependendo da frequência com que você fuma.
6. Problemas com o sistema reprodutivo
Homens e mulheres que fumam têm maior probabilidade de ter problemas de fertilidade do que os não fumantes.
Este único perigo se aplica àqueles que fumam qualquer coisa, desde vapor até kretek.
Os produtos químicos dos cigarros kretek podem danificar as células do óvulo e do esperma, afetando assim a saúde do bebê. Isso ocorre porque fumar afeta:
- DNA em óvulos e espermatozoides,
- produção de hormônios masculinos e femininos,
- a capacidade do ovo fertilizado de atingir o útero, e
- ambiente no útero.
Homens que fumam podem ter problemas para obter uma ereção e mantê-la, o que é conhecido como disfunção erétil. Fumar também danifica o DNA do esperma que é transferido para o bebê.
Na verdade, para fumantes inveterados (mais de 20 cigarros por dia), a fertilização aumenta o risco de leucemia no feto em crescimento posterior.
Problemas com gravidez
Mulheres que fumam durante a gravidez também têm maior probabilidade de abortar do que aquelas que não fumam. Cada cigarro fumado aumenta o risco de aborto em um por cento.
Além disso, todos os cigarros, incluindo os cigarros kretek, também podem causar danos a mulheres grávidas e seus fetos, como:
- bebê com baixo peso ao nascer,
- bebês correm o risco de nascer prematuramente
- o risco de o bebê ter defeitos de nascença
- ruptura prematura das membranas,
- a placenta se separa do útero prematuramente e
- danos aos pulmões, cérebro e sistema nervoso do feto.
Fumar também aumenta o risco de uma mulher ter uma gravidez ectópica, que é uma condição em que o bebê se desenvolve fora do útero.
O que é melhor: cigarros de filtro ou kretek?
Os cigarros com filtro são do tipo mais vendido no mercado e têm um filtro ou filtro em uma das extremidades.
Diz-se que o filtro dos cigarros funciona para filtrar o alcatrão e a nicotina do tabaco, de modo que não seja inalado ou minimizado quando inalado.
Mas, na verdade, o filtro só pode bloquear grandes partículas de alcatrão e nicotina. O resto, pequenas partículas que existem, serão inaladas e entrarão nos pulmões.
Os filtros de cigarro são geralmente feitos de acetato de celulose, geralmente obtido a partir de madeira processada. Essas fibras podem realmente entrar e ser inaladas na fumaça do cigarro e acumular-se nela.
Portanto, tanto os cigarros com filtro quanto o kretek apresentam perigos que não podem ser subestimados. Não há necessidade de escolher um deles só porque é mais seguro.
Nenhum cigarro é seguro para a saúde. Esse hábito só vai custar dinheiro, prejudicar a saúde do corpo e reduzir a qualidade de vida.
Para que esse mau hábito possa ser interrompido imediatamente, você pode tentar maneiras de parar de fumar naturalmente ou usar drogas para parar de fumar.
Na verdade, você também pode fazer uma variedade de terapias para parar de fumar junto com esses dois esforços, por exemplo, com a terapia de reposição de nicotina.