Misofobia, medo extremo de germes e bactérias

Além de sentir nojo, tocar em objetos sujos também aumenta o risco de várias doenças. No entanto, a maioria das pessoas pode simplesmente ignorar os patos ao manusear o lixo ou cavar o solo durante a jardinagem. Depois de tudoDepois disso, você pode imediatamente tomar um banho ou lavar as mãos. No entanto, é diferente de pessoas com misofobia. Eles podem gritar de pânico ao tocar em um pedaço de papel caído. És um deles?

O que é misofobia?

Misofobia é um medo exagerado e irracional de contaminação por bactérias, sujeira, poeira, germes e o risco de infecção por doenças. Esse medo de doenças sujas também é conhecido como germofobia ou fobia suja.

Alguém com fobia de germes justificará todos os tipos de formas de evitar a exposição às bactérias. Por exemplo, evitando o contato físico, como apertar a mão de outras pessoas ou não segurar o botão do elevador diretamente com a mão.

Eles também farão várias maneiras de limpar seus corpos e o ambiente ao seu redor da contaminação bacteriana, e mantê-los sempre limpos.

Sinais de misofobia

Reportando da página Medline Plus, as pessoas que têm fobias geralmente entram em pânico, temem e se esforçam para ficar longe das coisas que temem. Quando o medo surge, seus corpos podem tremer, falta de ar, suor e seus batimentos cardíacos tornam-se mais rápidos.

Como as fobias em geral, a misofobia também causa sintomas semelhantes. Mais especificamente, as pessoas que têm fobia de coisas sujas também apresentam os seguintes comportamentos:

  • Limpeza excessiva da sala.
  • Lave as mãos com freqüência e tome banho várias vezes ao dia.
  • Não quero compartilhar itens pessoais.
  • Tanto quanto possível, evite banheiros públicos.
  • Não quero contato físico com outras pessoas.
  • Freqüentemente, evita multidões ou animais.
  • Freqüentemente, recusa-se a compartilhar comida.
  • Vômito por causa do nojo de ver algo sujo.

Alguém com misofobia pode até chorar e gritar de medo ao sentir que foi exposto a sujeira ou bactérias. Os sintomas dessa fobia também podem ocorrer quando a pessoa apenas olha para o objeto da fobia, como ver trabalhadores de jardinagem arrancando ervas daninhas e borrifando fertilizante ou trabalhadores de limpeza carregando lixo.

Na verdade, o que causa a misofobia?

Assim como as fobias em geral, não há uma causa definida que possa explicar por que uma pessoa pode ter tanto medo de germes. No entanto, especialistas em saúde argumentam que existem vários fatores subjacentes a esta condição, incluindo:

  • Teve um evento traumático relacionado a germes ou objetos sujos.
  • É possível que a misofobia seja herdada de uma família ou de uma família com transtorno de ansiedade.
  • Estrutura e desenvolvimento cerebrais imperfeitos podem ser fatores de risco. Isso ocorre porque os produtos químicos e as funções cerebrais desempenham um papel em causar sintomas físicos quando você está com medo e ansioso.
  • Acostumada a adotar uma vida super limpa na família também pode deixar a pessoa com medo de vários objetos sujos.

A misopobia costuma estar associada ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Ambos os distúrbios apresentam os mesmos sintomas característicos, nomeadamente lavagem frequente das mãos.

No entanto, a motivação para lavar as mãos entre pessoas com fobia de germes e TOC é diferente. Alguém com TOC é compelido a lavar as mãos para aliviar a ansiedade e o estresse que estão experimentando, enquanto as pessoas que têm medo de germes sentem que precisam lavar as mãos para se livrar dos germes.

Alguém com histórico de TOC corre maior risco de ter fobia de germes. No entanto, nem todas as pessoas com TOC terão fobia de germes.

Então, como superar a misofobia?

A misofobia tem um impacto destrutivo a incapacitante na vida de seus portadores. Porque viver muito higiênico pode, na verdade, aumentar o risco de várias doenças. Da mesma forma, o uso excessivo de produtos anti-sépticos e antibacterianos para evitar germes pode realmente fazer você adoecer facilmente.

Além de prejudicar a saúde física, a fobia de germes também pode afetar a autoconfiança e a autoestima de uma pessoa, interferir nos relacionamentos e no desempenho no trabalho ou na escola, o que pode levar a problemas de saúde mental, como depressão, isolamento social e transtornos de ansiedade.

Para que a doença medo da sujeira não piore e cause efeitos negativos, as pessoas com essa condição precisam se submeter a um tratamento. A seguir estão vários tratamentos geralmente realizados por pessoas com misofobia.

Psicoterapia

A psicoterapia é uma terapia de aconselhamento que visa ajudar uma pessoa com uma fobia específica a enfrentar seus medos. O tipo mais eficaz de psicoterapia para lidar com fobias é a terapia cognitivo-comportamental. Nesta terapia, o terapeuta explicará o que é temido e ajudará o paciente a controlar sua mente para não ter medo dela.

Além de controlar a mente, as pessoas com misofobia também aprenderão várias habilidades para desabafar seu medo e ansiedade com várias outras atividades como uma distração, por exemplo, fazer técnicas de respiração profunda.

Tomar remédio

Embora a terapia seja bastante eficaz para superar essa doença que teme germes, alguns casos graves requerem tratamento adicional, nomeadamente a ingestão de medicamentos. Os medicamentos são usados ​​para aliviar a ansiedade e podem ser usados ​​a curto prazo.

Alguns exemplos de medicamentos comumente prescritos para a misofobia são:

  • Medicamentos antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) e inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (SNRIs).
  • Betabloqueadores, sedativos e anti-histamínicos, se necessário.

Mudancas de estilo de vida

Além de recorrer a medicamentos ou terapia, o tratamento da misofobia também pode ser feito pelos próprios doentes, nomeadamente mudando o seu estilo de vida. Se isso for implementado, a porcentagem de sucesso do paciente em se livrar da fobia será ainda maior.

As coisas que precisam ser consideradas pelas pessoas que têm fobia de coisas sujas no dia a dia são:

  • Mantenha-se ativo, durma o suficiente e coma alimentos saudáveis ​​e nutritivos.
  • Faça um tipo de exercício que acalme a mente, como ioga ou taichi.
  • Reduza o consumo de cafeína, como café, bebidas energéticas e refrigerantes, pois eles podem provocar ansiedade.
  • Tente ingressar em uma comunidade de pessoas com fobias para melhorar suas habilidades em lidar com o medo e a ansiedade.