O ataque cardíaco é um dos tipos mortais de doença cardíaca, se não for tratado imediatamente. Portanto, se você sentir sintomas de um ataque cardíaco, entre imediatamente em contato com o médico ou com o hospital mais próximo para tratamento médico. Existem vários tipos de medicamentos que geralmente são usados para tratar um ataque cardíaco. Confira a explicação completa abaixo.
Medicamentos para tratar ataques cardíacos
Existem vários tipos de medicamentos que são frequentemente usados por médicos e especialistas médicos para tratar ataques cardíacos em pacientes. Esses medicamentos são agrupados de acordo com seu uso.
1. Antiplaquetária
As drogas antiplaquetárias são um tipo de medicamento que também pode ser usado para aliviar um ataque cardíaco. Na verdade, esse medicamento é freqüentemente usado por médicos ou profissionais da área médica que o tratam no hospital como primeiros socorros para um ataque cardíaco.
O objetivo é prevenir a formação de novos coágulos sanguíneos, ou prevenir o aumento dos coágulos existentes. Esta prevenção é feita evitando que as plaquetas sanguíneas grudem umas nas outras.
Se não for controlada, as plaquetas se aglutinam mais facilmente para formar coágulos sanguíneos. Esses coágulos sanguíneos podem obstruir as artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos.
Um tipo de medicamento antiplaquetário mais usado para tratar ataques cardíacos é a aspirina. O motivo é que a aspirina pode ajudar a reduzir a formação de coágulos sanguíneos, de modo que o sangue continue a fluir em direção ao coração, embora apenas por meio de artérias estreitadas.
Mesmo assim, o uso de aspirina também pode apresentar efeitos colaterais. Ao lançar o Family Doctor, os efeitos colaterais que podem surgir com o uso da aspirina são náuseas e vômitos. Há até pessoas que ficam ansiosas ou têm distúrbios do sono ao consumi-lo.
2. Anticoagulantes
Os anticoagulantes são uma classe de medicamentos para afinar o sangue que você pode usar para tratar vários tipos de ataques cardíacos. Medicamentos para afinar o sangue não significam que seu sangue ficará mais fino quando você os tomar.
No entanto, esse medicamento reduz a chance de o sangue formar coágulos. Dessa forma, este medicamento também previne bloqueios nos vasos sanguíneos devido a coágulos sanguíneos. Além disso, este medicamento também pode impedir que os coágulos que se formaram fiquem maiores.
O problema é que, se não for controlado, coágulos sanguíneos aumentados podem causar problemas de saúde mais sérios. Mesmo assim, os medicamentos que podem ser usados para tratar um ataque cardíaco, incluindo parada cardíaca súbita, podem ter certos efeitos colaterais.
Por exemplo, esse medicamento pode ter efeitos colaterais, como sangramento. Especialmente se você estiver ferido, o sangue que sai será mais intenso do que o normal. Na verdade, o risco de sangramento aumenta.
Antes de usar este medicamento, é uma boa ideia consultar primeiro o seu uso com o seu médico. Não use este medicamento sem a permissão do seu médico.
3. Inibidores da ECA
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) são medicamentos que tratam principalmente a hipertensão e a insuficiência cardíaca. No entanto, esse medicamento também pode ser usado para tratar uma dessas doenças cardíacas. A razão, este medicamento pode superar problemas cardíacos que não bombeiam o sangue corretamente.
Este medicamento trata ataques cardíacos, inibindo a produção da enzima angiotensina II, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. Dessa forma, o fluxo sanguíneo para o coração aumentará. Essa condição pode melhorar o funcionamento do coração, embora haja um músculo cardíaco danificado devido a um ataque cardíaco anterior.
Se o seu médico o aconselhar a tomar um inibidor da ECA, é um sinal de que o fluxo sanguíneo para o coração diminuiu drasticamente. Este medicamento pode ser usado como o único medicamento ou o seu médico pode combiná-lo com outros medicamentos, como betabloqueadores ou diuréticos.
4. Beta bloqueadores
Outros medicamentos que podem ser usados para tratar esse tipo de doença cardíaca são os betabloqueadores. Na verdade, esse medicamento é frequentemente considerado um medicamento padrão para tratar ataques cardíacos.
Este medicamento pode ajudar a relaxar o músculo cardíaco, diminuir a frequência cardíaca e reduzir a pressão arterial, facilitando o funcionamento do coração.
Além disso, esse medicamento também pode diminuir a pressão e a velocidade da frequência cardíaca, diminuindo assim a pressão arterial. Dessa forma, esse medicamento pode aliviar a dor no peito e restaurar o fluxo sanguíneo após um ataque cardíaco.
Infelizmente, os beta-bloqueadores podem ser um pouco difíceis para as pessoas com diabetes que desejam tomar esses medicamentos. A razão é que o uso de betabloqueadores pode dificultar a percepção dos níveis baixos de açúcar no sangue pelo corpo.
Na verdade, uma das características dos níveis baixos de açúcar no sangue é um batimento cardíaco acelerado. Portanto, se você tem diabetes, o seu médico pode pedir-lhe que verifique frequentemente os seus níveis de açúcar no sangue.
5. Diuréticos
Este medicamento também pode ser usado para ajudar a tratar um ataque cardíaco. Diuréticos ou pílulas de água podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de sal e líquidos. A razão é que níveis excessivos de sal e água podem entrar nos vasos sanguíneos, aumentando assim a pressão arterial.
Tal como acontece com outros medicamentos, os diuréticos são geralmente usados para tratar a hipertensão. Normalmente, esse medicamento é usado em combinação com betabloqueadores ou inibidores da ECA.
Não apenas nos vasos sanguíneos, os diuréticos também podem ser usados para reduzir os níveis de fluidos nos pulmões e em outras partes do corpo, incluindo tornozelos e coxas.
6. Estatinas
Os medicamentos são usados principalmente para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto aumentam os níveis de colesterol bom (HDL). Normalmente, as pessoas que precisam tomar medicamentos com estatina devem tomá-los para o resto da vida.
Este medicamento pode ser usado para prevenir ataques cardíacos causados por níveis elevados de colesterol no sangue. Dessa forma, as placas de colesterol que se acumulam nos vasos sanguíneos diminuirão e o risco de ter um ataque cardíaco diminuirá.
7. Nitroglicerina
A nitroglicerina é uma droga que pertence à classe dos vasodilatadores. Este medicamento é usado principalmente para tratar um dos sintomas mais comuns de um ataque cardíaco, a saber, dor no peito.
O funcionamento desta droga para ataques cardíacos é ajudar os músculos e vasos sanguíneos do corpo a relaxar. Isso aumenta o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Dessa forma, o coração não tem que trabalhar muito e a dor no peito é resolvida.
8. Morfina
Outro medicamento que também pode ser usado para tratar um ataque cardíaco é a morfina. Este medicamento atua reduzindo a dor e, ao mesmo tempo, reduzindo a resposta emocional à dor que aparece. Dessa forma, esse medicamento pode ajudá-lo a lidar com a dor de um ataque cardíaco.
O uso de morfina só deve ser administrado por um médico em um hospital. Não é recomendado que você tome morfina de forma independente em casa. Além disso, a morfina também é usada apenas para uso de curto prazo quando ocorre a dor de um ataque cardíaco.