Como é a cirurgia de altura, ela é eficaz? •

Quando a altura para de crescer, algumas pessoas podem ficar tristes porque a postura está como elas querem que seja. Algumas pessoas optam por comprar medicamentos para musculação. Na verdade, sua eficácia e segurança ainda são incertas. Bem, além de drogas, também existem procedimentos cirúrgicos que podem deixar seu corpo mais alto. Isso é verdade? Todos podem fazer esta cirurgia para melhorar o corpo?

O que é cirurgia de altura?

A cirurgia para aumentar a altura é chamada de distração osteogênica. A distração osteogênica é uma técnica cirúrgica para alongar ossos curtos.

O desenvolvimento de procedimentos médicos cirúrgicos foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1950 na Rússia para corrigir o problema do comprimento desigual das pernas. No entanto, esse procedimento também é importante para corrigir defeitos ósseos da mandíbula ou da face em crianças com microssomia hemifacial (HFM).

Basicamente, o processo de cirurgia de alongamento ósseo para aumentar a altura aproveita a capacidade do corpo de formar um novo osso. Também inclui os tecidos moles, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos que circundam e sustentam os ossos.

O processo envolve vários tipos de cirurgia para estimular o crescimento de um novo osso nas pernas. Com esse longo processo, os ossos da perna podem se estender até 15 cm.

Quem precisa de cirurgia de altura?

Embora eficaz como intensificador do corpo, esta operação não deve ser arbitrária. Geralmente, os médicos recomendam esta cirurgia para quem tem uma diferença no comprimento das pernas, pelo menos, mais de 5 cm. Lançando a partir da página do Monte Sinai, geralmente esta operação é principalmente para determinados grupos de pessoas, como:

  • crianças cujos ossos ainda estão crescendo,
  • pessoa baixa,
  • crianças com anormalidades na placa de crescimento ósseo,
  • ou pessoas que estão feridas e resultam em membros encurtados.

Além disso, algumas condições médicas também podem causar má postura, especialmente a diferença no comprimento das pernas. Nesse grupo de pessoas, pode ser necessária uma cirurgia de altura.

Essas condições médicas incluem poliomielite, músculos fracos que causam problemas com o crescimento das pernas, paralisia cerebral, doenças do quadril, como doença de Legg-Calve-Perthes, fraturas e defeitos de nascença em ossos, articulações, músculos, tendões e articulações.

Como é o procedimento para a cirurgia de aumento do corpo?

Existem várias etapas nos procedimentos cirúrgicos para aumentar a altura. O primeiro procedimento é uma osteotomia ou fratura (corte) dos ossos da perna. Nessa fase, o cirurgião corta o osso a ser estendido. Normalmente, o corte do osso na parte superior ou inferior da perna.

Na cirurgia tradicional, os médicos usam enxertos ósseos para alongar os ossos. No entanto, na distração osteogênica, o médico instalará um dispositivo distrator nessas fraturas.

O dispositivo distrator serve para estabilizar a forma do osso e para puxar e separar pedaços de osso (a fase de distração). A separação desses pedaços de osso visa formar um espaço entre os dois. À medida que o espaço entre as pontas dos ossos se abre, novo tecido ósseo se forma e os ossos da perna se tornam mais longos.

Porém, para atingir o comprimento do osso, o médico pode fazer várias vezes, puxando e separando os ossos. Normalmente, o médico puxa pedaços de osso com um distrator quatro vezes ao dia por 0,25 milímetros, ou 1 milímetro de comprimento por dia.

A fase de distração pode durar várias semanas até que o comprimento do osso atinja o alvo. Quando os ossos estiverem fundidos e atingirem o comprimento desejado, o médico removerá a ferramenta.

Período de recuperação

Depois que a cirurgia de altura for concluída, você ainda terá que entrar em um período de recuperação. A duração deste período de recuperação pode variar. Mas, geralmente, uma criança leva 3 meses para se recuperar. Já para os adultos, demora mais.

Ao longo de sua recuperação, você precisará fazer fisioterapia para manter a força muscular e a flexibilidade das articulações. Você também precisa comer alimentos nutritivos, bem como suplementos de cálcio e vitamina D. Para acelerar a cicatrização óssea, você deve gradualmente reduzir o peso.

Se você se recuperou, você pode retornar às suas atividades normais. Nessa condição, seu novo osso é tão forte quanto qualquer outro osso em seu corpo. Esses ossos não enfraquecem ou se deterioram com o tempo.

Quais são os riscos da cirurgia de altura?

Em tese, o procedimento de distração osteogênica é eficaz no alongamento do osso em até 15 cm. No entanto, os médicos não recomendam este procedimento apenas para ter uma altura ideal.

Um dos motivos é que o procedimento de distração osteogênica é muito doloroso e leva muito tempo para cicatrizar. Realizar uma cirurgia apenas para atingir a postura ideal não o beneficiará, embora esse procedimento seja seguro.

Além disso, a cirurgia de altura também pode representar uma série de outros riscos, especialmente se você não tiver cuidado. O risco que ocorre com mais frequência é a infecção óssea (osteomielite) devido à instalação de dispositivos de distração no osso e nos tecidos moles. Além disso, o dispositivo distrator pode se soltar durante a fase de distração.

Então, o novo osso que cresce pode ficar desalinhado devido a mudanças na direção do crescimento ósseo. Não raro, podem ocorrer problemas nas articulações, lesões nos vasos sanguíneos ou mesmo danos nos nervos.

Além disso, podem surgir riscos gerais de anestesia e procedimentos cirúrgicos. Isso inclui reações alérgicas a medicamentos, bem como problemas respiratórios, de sangramento ou de coagulação do sangue.

É por isso que este método de elevar o corpo deve ser feito sob a supervisão de um cirurgião altamente treinado. Os médicos ou cirurgiões também precisam avaliar cuidadosamente quem realmente precisa desse procedimento.