Manchas vermelhas no pênis nem sempre indicam uma doença grave. Em alguns casos, manchas vermelhas podem ser causadas por falta de limpeza dos órgãos vitais ou por uma pequena irritação. Essas manchas geralmente desaparecem em um ou dois dias. No entanto, manchas vermelhas no pênis também podem ser um sintoma de doenças graves, como doenças venéreas. Para obter mais detalhes sobre as várias causas das manchas vermelhas no pênis, continue lendo nos comentários abaixo.
Causas de manchas vermelhas no pênis
1. Herpes genital
O herpes genital é uma doença venérea que pode causar manchas vermelhas no seu pênis, incluindo nos testículos, coxas, nádegas e boca (se transmitida através do sexo oral).
O herpes genital é causado pelo vírus herpes simplex, que entra no corpo durante relações sexuais desprotegidas com alguém que tem o vírus.
Outros sintomas do herpes genital são manchas vermelhas acompanhadas de inchaços que às vezes contêm líquido, coceira e feridas ou dores.
Opções de tratamento
Esta condição não pode ser completamente curada. No entanto, seu médico pode prescrever medicamentos antivirais como valaciclovir (Valtrex) ou aciclovir (Zovirax) para aliviar os sintomas e evitar que se espalhem para seus parceiros sexuais.
2. Sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por Treponema pallidum. Essa bactéria é transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas com alguém que já está infectado.
Os sintomas que ocorrem com freqüência são o aparecimento de manchas vermelhas que às vezes são acompanhadas por caroços cheios de líquido. Normalmente, há uma ferida semelhante a uma úlcera no pênis com uma superfície limpa e bem definida. Esses sintomas não causam dor no pênis e na área ao redor dele. No entanto, se não forem tratadas, essas feridas podem se espalhar para outras partes do corpo.
Conforme a infecção progride, você pode experimentar:
- Erupções cutâneas em outras partes do corpo, até o tronco.
- Febre de 38,3 graus Celsius ou superior.
- Gânglios linfáticos inchados.
- Dor de cabeça.
- Paralisia.
Opções de tratamento
Consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado. Quanto mais tempo não for tratado, mais graves e incuráveis serão os sintomas.
Nos estágios iniciais, a sífilis pode ser curada com antibióticos injetáveis ou administrados por via oral. Por exemplo, penicilina benzatina, ceftriaxona (Rocephin) e doxiciclina (Oracea).
Além disso, você não deve ter atividade sexual até que os exames de sangue mostrem que a infecção foi eliminada. Você também precisará levar seu parceiro ao médico para ser examinado e testado para sífilis.
3. Sarna
A sarna ocorre quando os ácaros Sarcoptes scabiei raça acima da superfície da pele e, em seguida, entre na pele para colocar os ovos. Isso faz com que a pele coça muito na área onde o ácaro entrou na pele.
Esses ácaros são transmitidos pelo contato pele a pele, como sexo com alguém que está infectado. Outros sintomas incluem pele seca e escamosa, bolhas e linhas brancas na pele onde os ácaros se escondem.
Opções de tratamento
Seu médico pode prescrever um creme tópico como permetrina (Elimite) ou crotamiton (Eurax) para tratar e eliminar os ácaros.
4. Molusco contagioso
O molusco contagioso é uma infecção de pele causada pelo poxvírus, que se espalha ao tocar ou compartilhar toalhas, roupas, lençóis ou outros materiais com alguém que está infectado. Esta doença é geralmente caracterizada por manchas vermelhas com uma covinha no centro (delle) que contém um material semelhante ao arroz.
Essa infecção geralmente produz inchaços vermelhos e coceira no pênis e em outras áreas afetadas. Coçar pode irritar o caroço e fazer com que a infecção se espalhe para outras áreas.
Opções de tratamento
O molusco contagioso geralmente desaparece por conta própria, portanto, não é necessário procurar tratamento imediato. No entanto, para aliviar os sintomas, seu médico pode recomendar:
- Pomada para desinflar caroços.
- Criocirurgia para congelar e remover caroços.
- Cureta para cortar o caroço da pele.
- Cirurgia a laser para destruir o caroço.
5. Balanite
Balanite é a irritação do couro cabeludo do pênis, que geralmente é causada por infecção e pela não manutenção de uma boa higiene. O risco de balanite é maior em homens não circuncidados.
O aparecimento de manchas vermelhas no pênis é um sintoma comum de balanite. Além disso, outros sintomas são:
- Pênis com coceira.
- Dor ao urinar.
- Acúmulo de fluido sob o prepúcio.
- O prepúcio não pode ser puxado para trás através da glande (fimose).
Opções de tratamento
Em alguns casos, a balanite pode ser tratada mantendo a área genital limpa. Você deve manter seu pênis limpo lavando-o regularmente, especialmente a área sob o prepúcio. Use um sabonete natural sem perfume e dê tapinhas delicados em seu pênis e na área sob o prepúcio para secá-lo.
Se seus sintomas persistirem ou não melhorarem após alguns dias, consulte seu médico para minimizar a infecção. Seu médico pode prescrever um creme esteróide (hidrocortisona), um creme antifúngico como o clotrimazol ou um antibiótico como o metronidazol.
6. Infecção fúngica
Infecções fúngicas causadas por fungos Candida. As infecções fúngicas do pênis geralmente são causadas pela falta de higiene peniana ou por fazer sexo com uma pessoa infectada.
O sintoma mais comum é uma mancha vermelha no pênis ou irritação na área genital. Esta área também pode coçar e cheirar mal.
Opções de tratamento
As infecções por fungos podem desaparecer por conta própria, mantendo a área genital limpa e usando calças largas.
Se os sintomas piorarem ou não desaparecerem, consulte um médico imediatamente. Seu médico pode prescrever um creme antifúngico ou medicação oral, como o clotrimazol, para aliviar os sintomas.
7. Tinea crusis
Tinea cruris é uma infecção genital causada por fungos dermatófitos. Essa condição geralmente ocorre quando você transpira muito ou não lava a área genital adequadamente.
O sintoma mais comum é o aparecimento de uma mancha vermelha no pênis ou uma erupção na área genital. Sua pele também pode parecer seca e escamosa.
Opções de tratamento
Se os sintomas piorarem ou não desaparecerem, consulte um médico imediatamente. Seu médico pode prescrever um creme ou pomada antifúngica como o clotrimazol.
8. Eczema genital
O eczema é uma doença da pele que pode irritar o pênis. Normalmente o eczema é causado por fatores genéticos e ambientais, como estresse, tabagismo e alérgenos.
Os sintomas mais comuns são irritação e aparecimento de erupções cutâneas ou manchas vermelhas no pênis e ao redor dele. Outros sintomas incluem pele seca e escamosa, coceira e bolhas cheias de pus que endurecem.
Opções de tratamento
O médico pode prescrever cremes antibióticos, corticosteroides tópicos e inibidor de calcineurina. Ou você também pode comprimir a frio as manchas vermelhas do pênis e aplicar loção, hidratante ou aloe vera.
9. Psoríase genital
A psoríase ocorre quando as células da pele crescem muito rapidamente e causam irritação. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaços, coceira ou erupção na área genital.
Outros sintomas incluem pele seca ou dor que sangra e articulações rígidas ou inchadas.
Opções de tratamento
Seu médico pode prescrever corticosteroides tópicos, fototerapia e retinóides. Você também pode aplicar hidratante, loção ou babosa na área afetada, tomar banhos frequentes e cuidar da saúde geral do pênis.