O jejum pode perder peso? |

O mês de Ramadã é uma época em que os muçulmanos jejuam por 30 dias completos. Não coma e beba do amanhecer ao pôr do sol. Além do jejum obrigatório na religião, é verdade que o jejum pode perder peso?

Benefícios do jejum para perda de peso

O jejum no mês do Ramadã é uma oportunidade de ouro para os muçulmanos adorarem e perderem peso.

Como não, uma série de estudos médicos relatam que o jejum pode controlar a pressão arterial para os níveis de colesterol. Não é de se admirar que conter esse desejo seja capaz de perder peso de maneira saudável.

Abaixo estão alguns motivos pelos quais o jejum pode ser uma alternativa para perder peso.

1. Desintoxicação

Uma das razões pelas quais o jejum pode ser uma forma segura de perder peso é que ajuda a desintoxicar o corpo.

Quando você jejua, as toxinas armazenadas na gordura se dissolvem e são excretadas do corpo. Na verdade, o corpo produzirá mais endorfinas após alguns dias de jejum.

As endorfinas são hormônios que fazem você se sentir feliz, o que pode levar a uma melhor saúde mental.

2. Reduzir a resistência à insulina

Não apenas a desintoxicação, o jejum durante o Ramadã pode reduzir a resistência à insulina.

Em geral, os indivíduos obesos apresentam uma alta proporção plasmática de leptina / adiponectina. Como resultado, a resistência à insulina também tende a ocorrer em pessoas com sobrepeso.

Felizmente, o jejum no Ramadã pode reduzir os níveis de leptina sérica, de modo que a proporção de leptina e resistência à insulina é reduzida. Portanto, o jejum foi bom o suficiente para controlar a obesidade, que pode causar resistência à insulina.

3. Reduz o risco de obesidade

Citado do artigo publicado em Jornal de jejum e saúde , O jejum do Ramadã pode reduzir significativamente o IMC e a circunferência da cintura.

O índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura são indicadores para ver se uma pessoa está em risco de obesidade ou não. Se o número desses dois indicadores diminuir, significa que o peso também diminui.

Mesmo assim, são necessárias mais pesquisas sobre como o mecanismo de jejum do Ramadã ajuda a reduzir o risco de obesidade.

4. Queime gordura como energia

Uma das razões mais fortes pelas quais o jejum no Ramadã pode ajudá-lo a perder peso é queimar gordura para obter energia. Quando você jejua, seu corpo experimentará mudanças, como:

  • ingestão reduzida de energia,
  • diminuição dos fluidos corporais totais, e
  • Alterações nos níveis séricos de leptina, insulina e cortisol.

Essas mudanças ocorrem devido à mudança nos padrões de sono. Além disso, você também não consegue uma ingestão adequada de líquidos e só come à noite.

Isso pode atrasar a absorção devido ao menor esvaziamento gástrico e fluxo sanguíneo do que durante o dia. É por isso que o corpo queima mais gordura para produzir energia.

Mesmo assim, o peso perdido durante o Ramadã pode ser recuperado rapidamente. Se você leva um estilo de vida saudável durante o jejum para manter seu peso estável, você ainda deve fazê-lo após o fim do mês de Ramadã.

5. Regenere células do sistema imunológico

O jejum também é uma forma eficaz de regenerar células imunológicas ou células imunológicas. A razão é que o corpo tentará armazenar energia durante o jejum.

Isso é feito por meio da reciclagem de células do sistema imunológico desnecessárias ou que correm o risco de serem danificadas. Embora esse método não perca peso diretamente, pelo menos o jejum é bom para estimular o sistema imunológico.

Dicas para perda de peso segura durante o jejum do Ramadã

O jejum reduz o peso. No entanto, você não deve vivê-la descuidadamente, pois pode desencadear uma série de doenças.

Há também coisas a serem consideradas quando se deseja perder peso durante o Ramadã, incluindo:

  • preste atenção à ingestão de alimentos em suhoor e iftar,
  • não durma depois do suhoor porque pode acumular as calorias que acabou de entrar,
  • limitar os alimentos doces ao quebrar o jejum,
  • beber água suficiente durante o jejum, pelo menos oito a doze copos por dia, e
  • continue a fazer as atividades normalmente.

Se você tem certas condições e deseja perder peso em jejum, consulte o seu médico ou nutricionista.