Entrando na velhice, mais e mais doenças atacam os idosos. O aumento da idade é um dos fatores do surgimento de várias doenças. Não é de admirar que muitos idosos sofram de doenças graves, nem mesmo uma, mas duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Então, quais são as doenças que costumam ocorrer nos idosos?
Doenças que costumam ocorrer em idosos
Quanto mais velho você for, maior o risco de desenvolver a doença. Porque, à medida que você envelhece, as funções do seu corpo diminuem, tornando-o mais suscetível a vários tipos de doenças. Aqui estão algumas doenças que costumam ocorrer em idosos:
1. Desnutrição
A desnutrição é um dos problemas de saúde mais comuns entre os idosos. Normalmente, essa condição ocorre quando os idosos entram na idade de 65 anos ou mais. No entanto, essa condição geralmente passa despercebida, levando a vários outros problemas de saúde, como sistema imunológico e músculos enfraquecidos.
Além disso, a causa da desnutrição também pode ser decorrente de outros problemas de saúde, como demência, depressão, restrições ao consumo de certos alimentos, redução das interações sociais e redução da renda. Implementar uma dieta saudável para os idosos pode ajudar a superar essa condição.
2. Perda da capacidade de ouvir
A perda da capacidade de ouvir também é uma das condições mais comuns em idosos. Normalmente, essa condição ocorre ao entrar na idade de 70 anos ou mais. No entanto, não são poucos os idosos que a experimentam desde os 50 anos.
A presbiacusia é uma condição que ocorre quando as minúsculas células ciliadas do ouvido interno começam a se desgastar. Porém, para saber se o idoso vivencia essa condição ou não, é necessário primeiro obter o diagnóstico do médico. Para superar essa condição, você pode usar aparelhos auditivos de acordo com o conselho do médico.
3. Problemas de saúde bucal
Problemas que muitas vezes são considerados triviais, verifica-se que uma das doenças que mais ocorrem em idosos após a idade de 65 anos são os problemas de saúde bucal. Normalmente, nessa idade, os idosos não têm mais os dentes naturais, por isso precisam estar dispostos a ficar desdentados ou usar próteses que nem sempre são confortáveis no uso.
Problemas de saúde bucal de idosos não tratados podem fazer com que os idosos tenham dificuldade para ajustar sua dieta, perca a autoconfiança e vários outros problemas de saúde. Além disso, os problemas de saúde bucal também estão relacionados a graves problemas de saúde bucal, como problemas gengivais e câncer bucal.
4. Catarata
Catarata é o aparecimento de um círculo branco na lente do olho que ocorre progressivamente. Ou seja, com o tempo, o círculo continuará a aumentar e bloquear a visão do olho. Normalmente, esse distúrbio da saúde ocular será mais suscetível de ocorrer em idosos. Além disso, os fatores de risco para catarata são tabagismo, diabetes e exposição à luz ultravioleta.
Para tratar a catarata, é necessário um procedimento cirúrgico. Isso significa que não existe um medicamento específico que possa tratar essa condição. Durante a cirurgia de catarata, os médicos geralmente removem a lente do olho e a substituem por uma nova. A cirurgia de catarata geralmente não exige que o paciente pernoite e pode ser concluída em apenas uma hora.
5. Degeneração macular
As doenças que atacam os olhos são uma das condições que ocorrem com frequência em idosos, com maior probabilidade de ocorrer em idosos com 50 anos. A degeneração macular é uma das principais causas de cegueira em idosos.
Essa doença ocorre gradualmente, de modo que, à medida que a condição piora, a capacidade de uma pessoa de ver objetos com clareza também diminui.
6. Artrite (artrite)
A artrite é a segunda doença mais comum em idosos na Indonésia. A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações. Os sinais aos quais você precisa prestar atenção são dor, rigidez e inchaço nas articulações. Essa condição pode fazer com que os idosos tenham uma amplitude de movimento limitada.
O aumento da idade faz com que os sintomas da artrite piorem. É importante que os idosos façam exercícios regularmente e mantenham o peso nos idosos para que essa condição não piore. Se você se sentir doente, deve descansar e evitar muitas atividades.
7. Osteoporose
Um desses distúrbios musculoesqueléticos costuma ser considerado uma doença dos idosos, pois costuma ocorrer nos idosos. A osteoporose, também conhecida como perda óssea, é caracterizada pela redução da massa óssea. Essa condição geralmente faz com que os ossos se tornem frágeis e quebrem facilmente.
Mesmo assim, essa condição não faz parte do processo de envelhecimento, pois nem todas as pessoas a vivenciam ao entrar na velhice. No entanto, os idosos com osteopenia são mais suscetíveis a essa condição. Além disso, os idosos que não ingerem vitamina D também têm maior potencial para osteoporose.
8. Infecção do trato urinário
Um estudo de 2014 afirmou que as infecções do trato urinário são uma doença comum em idosos. A causa dessa infecção são bactérias na bexiga ou nos rins que se multiplicam na urina. Se persistir, essa condição pode levar a doenças mais graves.
Esta condição é cada vez mais vivenciada por idosos com condições corporais fracas. Normalmente, as infecções do trato urinário aumentam o risco de morte em idosos. Portanto, se seus pais que entraram na velhice apresentarem sintomas dessa condição, consulte imediatamente um médico.
9. Incontinência urinária
A incontinência urinária é uma condição em que o idoso urina acidentalmente onde não deveria. Existem dois tipos de incontinência urinária comuns em idosos: fazer xixi na cama devido à pressão e a incapacidade de reter a urina.
Embora essa condição possa ocorrer em homens e mulheres, a incontinência urinária é mais comum em mulheres. O tratamento para essa condição realmente depende de sua gravidade. Comece com mudanças no estilo de vida, passando pelo uso de drogas e cirurgia com consulta médica.
10. Doença renal crônica
Depois de entrar na idade de 60 anos, o risco de problemas de saúde renal aumenta. A razão é que os rins também envelhecem com a idade. Essa doença que ocorre com frequência em idosos ocorre de forma gradual, de forma que muitas pessoas não percebem até que ela já esteja em um nível grave.
Além disso, a doença renal crônica também pode aumentar o risco de pessoas idosas apresentarem outras doenças graves, incluindo doenças cardíacas e insuficiência renal. Portanto, os idosos que correm o risco de vivenciar essa condição devem prevenir ou superá-la imediatamente, retardando o progresso da doença.
11. Hipertensão
A hipertensão é uma das doenças mais comuns sofridas pelos idosos, pois a pressão arterial tende a aumentar com a idade. Na verdade, o aumento é um processo natural que ocorre no corpo à medida que envelhecemos.
Mesmo assim, a hipertensão arterial em idosos não é uma doença que possa ser subestimada, pois pode ser um fator de risco para doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. A pressão arterial é considerada elevada se apresentar o número 140/90 mmHg. Portanto, o idoso deve se submeter ao tratamento quando a pressão arterial atingir esse valor.
12. Doença cardíaca
O risco de doenças cardíacas aumenta à medida que a pessoa envelhece. Ataques cardíacos e insuficiência cardíaca são vários tipos de doenças cardíacas que ocorrem em idosos. Normalmente, a causa dessa condição é o acúmulo de placas que obstruem as artérias, bloqueando assim o fluxo sanguíneo para o coração.
Para prevenir doenças cardíacas, os idosos precisam levar regularmente um estilo de vida saudável e feliz. As atividades que precisam ser feitas para manter a saúde do corpo do idoso são: fazer verificações regulares da pressão arterial e do colesterol, descansar o suficiente, evitar fatores estressantes, praticar exercícios físicos diligentemente e adotar uma dieta saudável.
13. Colesterol alto
Os níveis elevados de colesterol são um dos fatores de risco mais comuns para os idosos e são a causa de muitas doenças graves. Os níveis de colesterol muito altos podem formar placas nas artérias. Essa condição pode fazer com que as artérias se estreitem para bloquear o fluxo de sangue que entra ou sai do coração.
Se continuar, o colesterol alto pode causar várias doenças cardíacas. Portanto, tome medidas preventivas fazendo exercícios regularmente, controlando o peso, reduzindo o consumo de gordura saturada e parando de fumar.
14. Stroke
O AVC é uma doença muito perigosa e freqüentemente ocorre em idosos. Ao vivenciar essa condição, os idosos precisam de ajuda rápida para minimizar os danos cerebrais. O derrame ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro não é atendido, de modo que o tecido cerebral não recebe oxigênio e nutrientes suficientes.
Alguns dos sintomas de um derrame são dormência na face, braço ou perna de um lado do corpo. Além disso, o derrame também pode causar sintomas na forma de visão diminuída em um ou ambos os olhos, dificuldade em falar ou entender as palavras de outras pessoas, dores de cabeça repentinas sem saber a causa e perda de equilíbrio.
15. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Esta doença é uma das mais comuns em idosos. DPOC é um termo que se refere a um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, dificultando a respiração dos pacientes. Enfisema e bronquite crônica são as duas condições mais comuns que podem causar DPOC.
Se você é fumante ou já fumou antes, tome cuidado. Fumar é um fator de risco para DPOC. Para isso, a partir de agora pare de fumar e / ou afaste-se da fumaça do cigarro.
16. Diabetes
Diabetes, ou comumente conhecido como diabetes, também é uma das muitas doenças que ocorrem com frequência em idosos. O motivo é que o envelhecimento causa muitas mudanças no corpo dos idosos. Isso faz com que muitos idosos sofram de diabetes, porque seus corpos não conseguem usar o açúcar no sangue de forma eficiente.
A diabetes é uma doença apelidada de “mãe de todas as doenças”, por isso é necessário ter cuidado com os idosos que têm esta doença. O controle da ingestão de alimentos pelos idosos e a prática de exercícios regulares são duas formas importantes de controlar os níveis de açúcar no sangue.
17. Pneumonia
A pneumonia é uma doença que ataca os pulmões e freqüentemente ocorre em idosos. Geralmente, a causa desta doença é uma infecção, que faz com que os sacos de ar nos pulmões fiquem inflamados e inchados. Edema que ocorre porque os sacos de ar nos pulmões estão cheios de líquido.
Essa condição é cada vez mais vivenciada por idosos que têm o hábito de fumar, têm certos problemas de saúde relacionados aos pulmões ou um sistema imunológico fraco. Para evitar que essa doença aconteça, você deve iniciar um estilo de vida saudável para os idosos e parar de fumar.
18. Câncer
Você sabia que um dos maiores riscos de se ter câncer é a idade? Sim, a idade aumenta o potencial de crescimento de células anormais causadoras de câncer. Na verdade, de acordo com a American Cancer Society, 77% de todos os casos de câncer ocorrem em pessoas com 55 anos de idade ou mais.
Alguns tipos de câncer que são mais propensos a ocorrer em idosos são câncer de pele, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer colorretal, câncer de próstata, câncer de bexiga, linfoma não-Hodgkin e câncer de estômago.
19. Depressão
Os idosos também podem sofrer de depressão. Embora essa condição seja bastante comum em idosos, isso não significa que a depressão faça parte do processo de envelhecimento. Normalmente, essa doença mental ocorre em idosos quando ocorrem muitas mudanças na vida que os fazem sentir-se solitários, isolados e inseguros.
A depressão pode causar sentimentos de tristeza, pessimismo, desesperança, perda de apetite ou comer demais, perda de entusiasmo pelo dia e muito mais. No entanto, existem maneiras de superar e curar a depressão.
20. Doença de Alzheimer e demência
Esta doença é um dos tipos mais comuns de demência (senil) experimentada pelos idosos. Infelizmente, muitas pessoas pensam que se trata de uma doença de idosos, por isso é natural que os idosos ocorram. Na verdade, a demência ou a doença de Alzheimer não faz parte do processo de envelhecimento, mas sim um problema de saúde dos idosos.
A doença de Alzheimer faz com que o doente perca a memória e tenha dificuldade em pensar ou tomar decisões que interfiram nas atividades diárias. Os fatores de risco para esta doença são idade, histórico médico familiar e hereditariedade.
21. Doença de Parkinson
Outras doenças que podem ocorrer em idosos são: Mal de Parkinson ou doença de Parkinson. É um distúrbio neurológico progressivo que pode causar tremores, rigidez e gagueira em idosos. Normalmente, essa condição ocorre em idosos após entrar na idade de 60 anos, embora nem todos os casos de Parkinson ocorram em idosos.
Os homens têm maior risco de desenvolver a doença de Parkinson do que as mulheres. Possíveis fatores genéticos e influência dos fatores ambientais. Lesão cerebral que causa trauma pode ser um dos fatores que causam essa doença.