Você sabia que o abacate traz vários benefícios à saúde? Além do sabor delicioso, o conteúdo nutricional do abacate pode ajudar a atender às suas necessidades nutricionais diárias.
Curiosamente, os abacates podem ser processados em muitos tipos de alimentos. Para ter mais certeza sobre a eficácia da fruta com sua polpa verde distinta, considere a seguinte explicação, vamos!
Conteúdo nutricional do abacate
Abacate (Persea americana) é uma fruta tropical ou subtropical nativa da América do Sul. Esta fruta é apontada como uma das frutas mais nutritivas.
O abacate não só tem uma textura única e um sabor delicioso, mas também um extraordinário conteúdo nutricional.
Existem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que enriquecem o conteúdo dessa fruta.
Citado a partir de dados de composição de alimentos da Indonésia, a composição nutricional contida em 100 gramas (g) de abacate é a seguinte:
- Água: 84,3 g
- Energia: 85 calorias (Cal)
- Proteína: 0,9 g
- Gordura: 6,5 g
- Carboidratos: 7,7 g
- Cinza: 0,6 g
- Cálcio (Ca): 10 miligramas (mg)
- Fósforo (P): 20 mg
- Ferro (Fe): 0,9 mg
- Sódio (Na): 2 mg
- Potássio (K): 278,0 mg
- Cobre (Cu): 0,20 mg
- Zinco (Zn): 0,4 mg
- Beta-caroteno: 189 microgramas (mcg)
- Caroteno total (Re): 180 mcg
- Tiamina (Vit. B1): 0,05 mg
- Riboflavina (Vit. B2): 0,08 mg
- Niacina (Niacina): 1,0 mg
- Vitamina C: 13 mg
Além dos já mencionados, o abacate contém um nutriente importante para a saúde, o ácido fólico. Existem cerca de 81 mcg ou 0,081 mg de folato em 100 g de abacate.
Os abacates também são ricos em antioxidantes, como a luteína. Isso é comprovado porque em 100 g de abacate, há 271 mcg ou cerca de 0,271 mg de luteína.
Benefícios para a saúde do abacate
O conteúdo nutricional do abacate pode ajudá-lo a atender às suas necessidades nutricionais diárias.
Essa fruta também traz muitos benefícios para a saúde, né! Os vários benefícios ou eficácia dos abacates incluem:
1. Manter a saúde do coração
Os benefícios do abacate para a saúde do coração são conhecidos há muito tempo. Altos níveis de gordura insaturada no abacate podem reduzir o colesterol no sangue do corpo.
A Mayo Clinic sugere que adicionar abacate ao prato pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol LDL em pessoas com sobrepeso ou obesas.
Um nível de colesterol corporal bem mantido pode evitar automaticamente o risco de doenças cardíacas.
2. Reduzir o risco de distúrbios metabólicos
Um estudo de Nutrition Journal disse que o abacate tem bons benefícios ou propriedades para reduzir o risco de síndrome metabólica.
Síndrome metabólica é qualquer coisa que pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde, como acidente vascular cerebral, doença arterial, diabetes e outros.
Os níveis de gordura insaturada contidos nos abacates também podem ajudar a interromper a resistência à insulina e controlar os níveis de açúcar no sangue.
3. Previna defeitos de nascença no feto
Os abacates contêm ácido fólico, que é importante para o consumo das mulheres grávidas. Durante a gravidez, a necessidade de folato aumentará para apoiar a formação de novas células e tecidos.
Citado na revista Nutrients, o folato é o nutriente mais conhecido para prevenir defeitos congênitos, como espinha bífida e defeitos do tubo neural.
Portanto, os pesquisadores dizem que o abacate é uma injeção nutricional muito adequada para mulheres grávidas.
4. Suavizar o sistema digestivo
Outro benefício do abacate que você precisa saber é que essa fruta é muito boa para manter a saúde digestiva.
Esta fruta pode ajudá-lo a defecar regular e periodicamente.
Um artigo na Johns Hopkins Medicine menciona que o abacate é um superalimento que contém fibras e nutrientes essenciais para otimizar a função digestiva.
O abacate também é um alimento com baixo teor de frutose. Portanto, os abacates não correm o risco de causar acúmulo de gases, por isso são seguros para o estômago.
5. Mantenha a pele saudável
Os benefícios do abacate para a beleza surgem do conteúdo de vitamina C e vitamina E, que já foi comprovado que é bom para a saúde da pele.
Especificamente, abacates podem realmente ajudar a manter a umidade da pele, você sabe!
Isso ocorre porque a vitamina C e a vitamina E desempenham um papel importante em ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol e outros fatores ambientais.
Pesquisa publicada em Arquivos de pesquisa dermatológica menciona que o abacate também contém compostos que ajudam a proteger a pele dos danos do sol.
6. Manter a saúde dos olhos
O abacate contém os antioxidantes luteína e zeaxantina. Citado do jornal Oftalmologia investigativa e ciências visuais, esses dois compostos são muito importantes para a saúde ocular.
Comer abacates regularmente também pode ajudar a reduzir o risco de problemas de visão na velhice.
A pesquisa mencionada na revista acima afirma que a luteína e a zeaxantina podem prevenir o desenvolvimento de catarata e degeneração macular.
7. Previna o câncer e ajuda a tratá-lo
Acredita-se que o conteúdo nutricional do abacate traz benefícios relacionados ao câncer.
Diz-se que os fitoquímicos dos abacates previnem o câncer e ajudam a facilitar o processo de tratamento.
International Journal of Food Science disse que os fitoquímicos encontrados nos abacates podem inibir o crescimento de células pré-cancerosas e células cancerosas enquanto acelera o processo de destruição dessas células.
Tenha cuidado com o risco de alergia ao látex devido aos abacates
Por trás dos bons benefícios, você precisa ter mais cuidado porque o abacate pode representar um risco de alergia ao látex.
Os sintomas de alergia ao látex são os seguintes:
- congestão nasal,
- tosse e
- edema.
Se você sentir os sintomas acima depois de comer abacates, evite comer abacates por um tempo.
Comer abacate é bom para a saúde. No entanto, se consumido em excesso, o abacate pode ser um problema para certas condições.
Portanto, não hesite em consultar um médico para obter o melhor conselho de acordo com o seu estado de saúde.