Pacientes diabéticos que fazem dieta geralmente têm dificuldade em escolher os alimentos. A razão é que ele tem medo de que seus níveis de açúcar no sangue aumentem e a doença piore.
A ingestão de alimentos também é muito limitada. Na verdade, os diabéticos (o nome dos pacientes diabéticos) também podem desfrutar de vários tipos de alimentos.
Mesmo assim, os nutrientes do cardápio da dieta ainda devem ser balanceados. Então, quais são as coisas que devemos e não devemos fazer com os alimentos na dieta de um paciente diabético? Confira os seguintes comentários.
A importância de uma alimentação balanceada para pacientes diabéticos
A obesidade é um fator de risco para diabetes. A American Diabetes Association afirma que o excesso de peso pode aumentar o risco de diabetes mellitus em até 80 por cento.
Isso ocorre porque a obesidade causa acúmulo de gordura que pode levar à resistência à insulina. Essa condição ocorre quando o corpo não consegue responder à insulina adequadamente.
O hormônio insulina é produzido pelo pâncreas e é responsável por controlar a quantidade de açúcar (glicose) no sangue.
A condição de resistência à insulina faz com que a glicose não entre facilmente nas células do corpo e se acumule no sangue.
Ao atingir um peso equilibrado por meio de uma dieta para diabetes, os pacientes com sobrepeso podem prevenir o agravamento da resistência à insulina.
Este método também pode controlar os níveis de açúcar no sangue e pode até mesmo cair de volta ao normal.
Princípios da dieta para pacientes com diabetes mellitus
Considerando que perder peso não é um processo instantâneo, certamente exige esforço, comprometimento, consistência e paciência.
Porém, para pacientes diabéticos, mesmo aqueles que são obesos, é melhor não fazer uma dieta extrema que pode perder peso rapidamente.
O motivo é que isso pode levar à hipoglicemia ou a uma diminuição drástica dos níveis de açúcar no sangue no corpo. Esta condição é fatal.
O princípio básico da dieta para diabetes mellitus é manter um estilo de vida saudável ao longo da vida. Portanto, o mais importante é que os pacientes diabéticos ainda possam fazer uma dieta consistente.
Ao fazer uma dieta para diabetes, há várias coisas que você precisa prestar atenção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, a saber:
1. Esportes
Em um programa de perda de peso, a atividade física ou exercício para pacientes diabéticos é recomendada até 150 minutos por semana.
O período de tempo pode ser dividido em 5 dias com uma média de cerca de 30 minutos por dia.
Se você quiser, a duração do exercício pode ser dividida em 1 hora por dia, durante 3 dias por semana.
O exercício recomendado para diabetes são exercícios aeróbicos, como corrida, corrida, natação, ginástica ou ciclismo.
As atividades esportivas também podem ser feitas em casa, como caminhar, correr no local usando uma ferramenta esteira e ginástica seguindo guias virtuais de vídeos na internet.
Não há necessidade de definir uma meta alta para se forçar a perder 5 kg (kg) em um mês ou 10 kg em um mês.
No princípio da dieta alimentar para diabetes mellitus, o mais importante é que você se mantenha constante nos exercícios ou no aumento da atividade física todos os dias.
Na verdade, você conseguiu perder 2 kg de peso em um mês já é bom.
Se houver uma tendência de queda gradual, também conhecida como aos poucos, é claro que também é melhor.
2. Regular a ingestão de alimentos de acordo com as necessidades calóricas
Espera-se que os diabéticos sejam capazes de manter uma dieta balanceada. Isso pode ser feito controlando e contando as calorias em cada porção de comida.
A quantidade atual de ingestão de alimentos para diabéticos pode variar.
Essa diferença depende da idade, peso, altura, sexo, idade, atividade física diária e níveis elevados de açúcar no sangue de uma pessoa.
Para calcular as necessidades calóricas, os pacientes geralmente precisam consultar um nutricionista.
Como ilustração, você pode experimentar a calculadora de necessidades de calorias da.
Em princípio, de acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, a composição das necessidades calóricas diárias, ou seja, 60-70% vem dos carboidratos, 10-15% vem das proteínas e 15-20% vem da gordura.
Para pacientes diabéticos, a quantidade de colesterol ingerida também deve ser limitada a menos de 300 miligramas (mg) por dia.
Além disso, os diabéticos devem aumentar o consumo de fibra solúvel em 25 gramas por dia.
Assim, os pacientes diabéticos também continuam a comer alimentos gordurosos, carboidratos e proteínas, desde que estejam de acordo com a porção.
3. Priorizando alimentos nutritivos
Manter os níveis de açúcar no sangue é a chave para uma vida saudável para pacientes diabéticos. No entanto, o que isso significa se as pessoas com diabetes não conseguem comer bem?
Resumindo, os pacientes diabéticos podem comer vários tipos de alimentos, desde que em porções que correspondam às suas necessidades calóricas diárias.
Além disso, ainda é necessário priorizar o consumo de alimentos para diabetes mais nutritivos, como vegetais, frutas, grãos integrais, peixes, carnes com baixo teor de gordura e alimentos que contenham laticínios.
Alimentos como chocolate, sorvete, bolo, satay de cabra ou álcool ainda podem ser consumidos, mas a quantidade ainda deve ser limitada.
Em princípio, a seguir estão os tipos de restrições dietéticas para diabetes de que você precisa para limitar o consumo:
- Alimentos fritos com alto teor de gordura saturada e gordura trans.
- Bebidas com adoçantes ou açúcar, como suco, refrigerante, bebidas enlatadas ou outras bebidas instantâneas.
- Alimentos ricos em sal (sódio).
- Doces, sorvetes, biscoitos ou outros alimentos doces.
Se você precisa perder peso, seu nutricionista pode sugerir evitar esses alimentos ou escolher substitutos mais saudáveis para lanches diabéticos.
Para reduzir o peso, geralmente o número de calorias é reduzido e a ingestão é priorizada em alimentos com baixo teor calórico, gordura e açúcar.
4. Implementar uma programação regular de alimentação
Os pacientes diabéticos também devem ser disciplinados quanto a uma dieta regular. Isso significa que os diabéticos precisam comer alimentos de acordo com sua programação todos os dias.
Este princípio do diabetes pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pacientes diabéticos que estão tomando medicamentos para baixar o açúcar no sangue ou fazendo terapia com insulina.
Ao consultar um especialista em nutrição, você pode planejar uma programação alimentar adequada às suas atividades diárias e ao tratamento do diabetes.
Em geral, os horários de alimentação que estão de acordo com os princípios da dieta para diabetes mellitus incluem:
- 3 refeições principais, nomeadamente pequeno-almoço, almoço e jantar
- 2-3 vezes lanches (lanches) entre o almoço e o jantar.
Determine o menu de comida para uma dieta diabética
Existem dois métodos que você pode usar como guia na determinação de um cardápio alimentar que esteja de acordo com os princípios da dieta para diabetes mellitus, a saber:
1. Método T do prato de servir
Este método de dieta para diabetes ajuda a ajustar a porção de comida no prato de acordo com suas necessidades nutricionais diárias, sem a necessidade de contar calorias.
No princípio do método do prato em T, a porção de cada alimento é dividida em 3 partes. Em primeiro lugar, os alimentos com alto teor de fibras, como vegetais, ocuparão metade do prato.
Enquanto a outra metade é então dividida em duas partes iguais.
As duas porções são, cada uma, para fontes alimentares de carboidratos complexos, como arroz ou grãos, e fontes de proteína, como peixes, carnes e ovos.
2. Cálculo de carboidratos
Semelhante ao cálculo de calorias, esse método funciona com base nas necessidades diárias de carboidratos de pacientes diabéticos. O valor pode ser diferente para cada pessoa.
O cálculo dos carboidratos é importante porque é esse tipo de nutriente que será dividido em glicose (açúcar no sangue) pelo corpo. Dessa forma, os níveis de açúcar no sangue ficam mais controlados.
Ao fazer um cardápio dietético para um paciente diabético, é preciso calcular a quantidade de carboidratos dos alimentos consumidos para que não ultrapasse a quantidade necessária.
Quantos carboidratos diários você precisa podem ser conhecidos a partir dos resultados de consultas sobre necessidades calóricas com um especialista em nutrição.
A quantidade de carboidratos nos alimentos é geralmente medida em gramas.
O princípio do cálculo de carboidratos em uma dieta para diabéticos
Ao calcular a quantidade de carboidratos, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- Conheça os tipos de alimentos que contêm carboidratos. Esses nutrientes são geralmente encontrados em alimentos básicos, como arroz, frutas, leite e lanches ou bebidas açucaradas.
- Saiba como ler as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos.
- Aprenda a estimar a quantidade de carboidratos nos alimentos que você ingere.
Não apenas em alimentos básicos, o número de carboidratos em lanches ou refeições adicionais ainda deve ser calculado.
Portanto, toda vez que você quiser tomar um sorvete, um bolo ou uma bebida doce, certifique-se de que a porção foi ajustada no cálculo diário de carboidratos.
Na verdade, é ainda melhor se você mudar para atender às suas necessidades de carboidratos de alimentos mais nutritivos como frutas, grãos inteiros, nozes e laticínios (baixo ou alto teor de gordura).
No entanto, nem todos os pacientes diabéticos precisam aplicar o método de cálculo de carboidratos na elaboração de menus de dieta.
Este método é muito útil para pacientes com diabetes tipo 1 que estão fazendo terapia com insulina, porque eles precisam monitorar os níveis de açúcar no sangue o tempo todo.
Escolha de fontes saudáveis de arroz e carboidratos para substituir o arroz no caso de diabetes
Exemplo de um menu diário para diabéticos
A seguir está um exemplo de um menu para um paciente diabético em um dia:
Café da manhã:
- Uma xícara de pão integral com ovos fritos ou mexidos, ou
- tigela farinha de aveia com um copo de leite desnatado e 1 pêra.
Lanche da manhã:
- 1 maçã ou laranja e água fervida com canela, ou
- Nozes (amêndoas, castanha de caju e feijão vermelho).
Tarde:
- Arroz integral ou integral, peixe ou tofu e tempeh, espinafre e milho.
Lanche da tarde:
- Suco de frutas (manga, abacate, kiwi ou morango) sem açúcar ou
- Iogurte com frutas mencionadas.
Tarde:
- Arroz integral ou integral, frango cozido, vegetais capcay ou brócolis refogado.
No processo de cozinhar alimentos para diabetes, é melhor usar óleos como azeite, canola, amendoim ou óleo de noz em vez de óleo vegetal comum, margarina ou manteiga.
Seguir os princípios de uma dieta saudável e adequada pode ajudar os pacientes com diabetes mellitus a atingir o peso corporal ideal e manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Cada paciente diabético geralmente requer uma estratégia de dieta diferente porque ela precisa ser ajustada às necessidades calóricas e ao estado geral de saúde.
Portanto, você deve consultar mais com seu médico ou nutricionista para planejar a dieta certa de acordo com seu estado de saúde.
Você ou sua família vivem com diabetes?
Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!