Como um brinquedo "ioiô" que é jogado sacudindo-o para cima e para baixo, a dieta ioiô (efeito ioiô) faz seu peso subir e descer em um curto espaço de tempo. Então, o que exatamente é a dieta ioiô e ela é prejudicial ao corpo?
O que é uma dieta ioiô?
Dieta ioiôé uma condição em que você perde peso, mas recupera o peso rápida e repetidamente depois de fazer uma dieta. Esta condição também é conhecida como efeito ioiô ou ciclismo de peso.
O efeito ioiô geralmente ocorre em pessoas que mudam com frequência sua dieta. Isso também pode acontecer se você voltar à complacência com a dieta anterior, depois de atingir o peso ideal.
Esse ganho de peso pode retornar ao valor pré-digerido, mas também pode ser maior do que o peso perdido.
O impacto do efeito ioiô na saúde
Muitas pessoas que costumam tentar vários programas de dieta podem não perceber que estão fazendo uma dieta ioiô. Isso é ruim porque se a dieta ioiô continuar, pode causar problemas de saúde.
O efeito ioiô pode aumentar o risco de doenças. Isso acontece porque geralmente as pessoas que fazem dieta costumam fazer poucas restrições à ingestão de alimentos.
As restrições alimentares podem aumentar o cortisol, o hormônio do estresse. O excesso de produção do hormônio cortisol pode desencadear o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.
Além disso, uma dieta pouco saudável causa aumento da massa gorda no corpo e redução da massa muscular.
Apoiando esta afirmação, pesquisa publicada no jornal Nutrição Clínica em 2011 mostrou que o efeito da dieta ioiô pode aumentar a gordura da barriga. Esse aumento pode aumentar o risco de desenvolver várias doenças crônicas.
A pesquisa sobre os riscos à saúde da dieta ioiô também foi conduzida na Indonésia pelo Dr.. dr. Samuel Oetoro, M.S., Sp.GK. no grupo de obesos que experimentaram efeito ioiô/ciclismo de peso e no grupo de obesos que nunca seguiram uma dieta especial.
Ambos os grupos foram convidados a executar um programa de perda de peso. O resultado, não houve diferença nas mudanças no peso corporal no grupo de obesos com ciclismo de peso e o grupo de obesos que nunca realizaram um programa de dieta.
No entanto, o grupo de obesos que nunca seguiu a dieta experimentou menos estresse oxidativo do que o grupo de obesos que fez a dieta ioiô.
O estresse oxidativo ocorre devido a um desequilíbrio de radicais livres e antioxidantes no corpo que podem desencadear vários problemas de saúde.
A dieta ioiô também pode afetar sua condição psicológica
Além do impacto na saúde, efeito ioiô também têm um impacto em seu estado psicológico. O ganho de peso novamente logo após atingir seu peso ideal pode deixá-lo sem esperança.
Na verdade, perder peso não é fácil. Aceitar o fato de que você recuperou o peso e terá que reiniciar a dieta tornará tudo ainda mais difícil.
Um estudo publicado em Etnia e doença em 2011 mostrou que as pessoas que experimentam o efeito ioiô têm menor autoconfiança e estão menos satisfeitas com seu corpo do que as pessoas que não o vivenciam.
Eles também podem ficar deprimidos ou sentir-se como um fracasso por causa de sua incapacidade de perder peso e mantê-lo fora.
Efeito Yoyo Não deve ser um motivo para você se sentir um fracasso, mas pode ser um motivo para se manter focado em fazer mudanças de longo prazo em sua dieta e atividade física para ajudá-lo a manter seu peso.
Maneiras de superar os efeitos da dieta ioiô
Recomendamos que você supere os efeitos do ganho e perda de peso devido às dietas instantâneas. Não é que você não deva fazer dieta, você não só precisa fazer uma dieta para perder peso, mas também mudar seu estilo de vida ao mesmo tempo.
Mudanças no estilo de vida saudável podem torná-lo mais capaz de manter o peso que você perdeu por um longo tempo. Dessa forma, a dieta ioiô pode ser evitada.
Abaixo estão algumas dicas que você pode fazer durante uma dieta, para que a dieta ioiô não aconteça.
1. Mude seus objetivos de dieta
Se você deseja resultados de perda de peso duradouros, é melhor manter o peso que você perdeu. A manutenção será mais difícil se você não estiver acostumado.
Portanto, não reduza apenas a porção que ingere, mas mude seu estilo de vida para ser mais saudável. Siga regras simples de dieta, ou seja, multiplique o consumo de vegetais e frutas, limite o consumo de gorduras e equilibre-o com exercícios regulares.
2. Não tente fazer dieta apenas
Não seja tentado por dietas que prometem resultados rápidos. Descubra primeiro como a dieta que você deseja experimentar ainda é considerada saudável ou não, se você aplicá-la.
Normalmente, as dietas populares de hoje resultam apenas em perda temporária de peso. Porque, depois de perder peso, você retornará ao seu padrão habitual de alimentação pouco saudável.
3. Sempre monitore seu peso
Monitorar seu peso o ajudará a perder peso. Mas lembre-se, porque você não perde peso, você fica estressado.
O estresse pode realmente atrapalhar sua dieta. Se você perdeu peso, não se esqueça de cuidar disso ao invés de comer demais depois disso. Você precisa saber, uma perda de peso saudável é de 0,5-1 kg por semana.