Todos devem ter tido sonhos, desde sonhos felizes ou assustadores, que podem te acordar. Até agora, a pesquisa continua a se aprofundar em várias coisas relacionadas aos sonhos. Na verdade, o que é um sonho e por que isso acontece? Curioso? Venha, descubra mais na seguinte análise!
O que é um sonho?
Sonhos são imagens, pensamentos e emoções que uma pessoa experimenta durante o sono. Geralmente ocorre durante o sono REMMovimento rápido dos olhos), que é o estágio do sono em que a respiração se torna mais rápida ou irregular e os olhos se movem rapidamente em todas as direções.
Esse tipo de sono ocorre primeiro cerca de uma hora e meia depois que você adormece e, em seguida, a cada 90 minutos ou mais durante a noite.
Os sonhos que você tem podem ser muito emocionais, vagos, breves, confusos, emocionantes ou até mesmo assustadores.
Além disso, também existem aqueles que têm um enredo ou mesmo não fazem sentido algum. Isso acontece porque é o centro emocional do cérebro que regula, não a região do cérebro que lida com as coisas lógicas.
De acordo com o modelo de ativação de sonho baseado na teoria de J. Allan Hobson e Robert McCarley, os circuitos cerebrais estão ativos durante o sono REM, acionando a amígdala e o hipocampo para criar uma série de impulsos elétricos. Essa combinação irá gerar pensamentos, imagens e memórias aleatórias que aparecem enquanto a pessoa está dormindo.
Então, qual é o propósito desse sonho?
Depois de entender a explicação anterior, pode ocorrer em sua mente, "por que estou sonhando, hein?" A explicação está contida nas seguintes teorias.
Em "A Interpretação dos Sonhos", Freud escreveu que os sonhos são "a realização velada de desejos reprimidos". Ele também descreveu dois componentes diferentes, a saber, conteúdo real (imagem real) e conteúdo latente (significado oculto).
Essa teoria freudiana contribuiu para o surgimento e a popularidade da interpretação verdadeira. Embora os estudos não mostrem que o conteúdo real disfarça o significado psicológico de um sonho, alguns especialistas acreditam que ele desempenha um papel importante no processamento de emoções e experiências estressantes.
Embora possam parecer insignificantes, de acordo com o The Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, os sonhos servem a vários propósitos, incluindo:
Auto terapia
Os sonhos parecem aliviar a dor de episódios emocionais difíceis, mesmo traumáticos, que ocorrem ao longo do dia. Em seguida, ofereça calma emocional ao acordar na manhã seguinte.
O sono REM é o único período em que o cérebro está completamente desprovido da molécula de noradrenalina, que causa ansiedade. Ao mesmo tempo, as principais estruturas emocionais e relacionadas à memória no cérebro são reativadas durante o sono REM, quando sonhamos.
Isso significa que a reativação de memórias emocionais ocorre no cérebro que está livre de substâncias químicas essenciais do estresse, permitindo-nos reprocessar memórias perturbadoras em um ambiente mais seguro e calmo.
Meios para encontrar soluções
Foi demonstrado que os estágios do sono REM combinam várias memórias de uma forma abstrata e muito nova.
Portanto, enquanto você sonhar, o cérebro pegará vários conhecimentos existentes, os organizará e os organizará em informações. Esse processo pode criar uma mentalidade que pode ajudá-lo a encontrar soluções para problemas anteriormente insolúveis.
Em seguida, o site da Fundação do Sono também menciona outros objetivos, como fortalecer a memória, ajudar a controlar as emoções e limpar o cérebro de informações desnecessárias.
No entanto, alguns pesquisadores também acham que os sonhos podem ser um subproduto do sono sem propósito.
Por que existem sonhos bons e maus?
Até agora, o que é um sonho ainda guarda muitos mistérios. Não houve nenhuma pesquisa definitiva que encontrou as razões pelas quais isso pode acontecer, seja divertido ou assustador. No entanto, é mais provável que tenha muito a ver com seu humor e com as coisas que você vivencia ou pensa antes de ir para a cama.
Especialistas da Washington State University explicam que é provável que ocorram pesadelos quando você experimenta algo que o assusta ou deixa ansioso. Por exemplo, assistir a um filme de terror antes de ir para a cama ou assistir a um evento assustador durante o dia.
Conforme explicado anteriormente, os sonhos são formados a partir de várias informações e emoções que você sente. Bem, pode ser que seu cérebro pegue pedaços daquele acontecimento assustador durante o dia, até que apareça quando você adormece à noite.
A boa notícia é que a maioria das pessoas não consegue se lembrar de seus sonhos em detalhes. Isso ocorre porque seu cérebro às vezes não armazena coisas que não são importantes. Além disso, é como um sonho que às vezes não é claro, não tem enredo e se sobrepõe.
Felizmente, novamente, você pode minimizar os pesadelos evitando beber álcool ou café antes de dormir, fazer tratamento para doenças mentais e melhorar a qualidade do sono.
Ter pesadelos é normal. No entanto, continuar tendo pesadelos pode ser um sinal de um problema de saúde, como: desordem de pesadelo (transtorno de pesadelo).
O que é desordem de pesadelo? É uma condição que faz com que a pessoa se sinta incomodada, associada a sentimentos negativos, como ansiedade ou medo, que podem despertar pessoas com sono. Esta condição é bastante rara e provavelmente afeta adultos.
Impacto de desordem de pesadelo A dificuldade é a dificuldade em adormecer devido ao medo, despertares frequentes à noite e dificuldade em realizar atividades adequadas durante o dia devido à sonolência.
Pessoas com risco para essa condição são pessoas com PTSD, apresentam transtornos de ansiedade ou estresse e estão tomando antidepressivos ou medicamentos para hipertensão. Se você tiver pesadelos persistentes, verifique mais detalhadamente com seu médico.
Os sonhos têm significado?
A maioria das pessoas acredita que os sonhos têm uma mensagem ou significado para quem os sonha. É por isso que muitas pessoas querem saber o que isso significa.
Como interpretar o significado, de fato chama a atenção e torna-se um debate. Alguns psicólogos argumentam que isso fornece uma visão sobre a psique ou a vida diária de uma pessoa e está intimamente relacionado às experiências reais que foram vivenciadas.
Enquanto outros pensam que os sonhos são inconsistentes, não conceitualizados e sobrepostos, é bastante confuso entender seu significado. Além disso, seu conteúdo pode mudar ou seu significado depende de quem o sonhou.
Por exemplo, ao descrever, as pessoas costumam se referir a uma figura que reconhecem claramente quando sua aparência está distorcida. Até agora, não houve nenhuma pesquisa adicional sobre a certeza do significado dos sonhos. Mesmo assim, muito provavelmente está relacionado ao cotidiano de quem sonha com ele.