Manchas vermelhas na pele do bebê são bastante comuns e geralmente são causadas por picadas de mosquito. No entanto, e quanto às manchas brancas na pele do bebê? Na verdade, qual é a causa do surgimento dessa condição e como superá-la? Aqui está a explicação completa.
Causas de manchas brancas na pele do bebê
Os bebês têm pele sensível e mais fina do que os adultos. Esta pele sensível torna mais fácil para o seu filho ter erupções na pele ou bolhas devido à irritação ou fricção.
Além de uma erupção na pele avermelhada, problemas de pele em bebês também podem causar manchas esbranquiçadas. A seguir estão algumas das causas do aparecimento de manchas brancas ou erupções na pele e no rosto do bebê:
1. Milia
A aparência da milia à primeira vista é semelhante à acne. A diferença é que a milia se parece com manchas brancas na pele do bebê.
Manchas brancas de milia geralmente aparecem na pele ao redor do nariz, queixo e bochechas do bebê, embora também possam aparecer ao redor das pálpebras e genitais.
Esse problema de pele é muito comum em bebês, até recém-nascidos. A Clínica Mayo diz que a mília se forma quando flocos de pele morta ficam presos nos poros.
A mília também pode se formar a partir da pele que cicatriza após danos, como bolhas, erupções cutâneas ou queimaduras de sol excessivas.
Se você encontrar manchas brancas de milia na pele do seu bebê, não precisa se preocupar. Essa condição não causa dor, calor, irritabilidade ou coceira.
Como corrigi-lo:
Não há tratamento específico para milia porque a condição desaparece por si mesma, geralmente em algumas semanas ou meses.
Se a mília não desaparecer e causar preocupação, não hesite em consultar um médico.
Como tratamento, basta limpar o corpo do bebê todos os dias com sabão e água morna. Em seguida, seque acariciando suavemente o corpo com uma toalha.
Evite produtos para bebês que contenham fragrâncias, tinturas ou irritantes que possam irritar a pele.
2. Erythema toxicum neonatorum (ETN)
Fonte: Baby CenterManchas brancas na pele e no rosto do bebê podem ser causadas pelo eritema tóxico neonatorum (ETN).
Essa condição causa o aparecimento de pequenas saliências amarelas que gradualmente tornam-se brancas ou ligeiramente avermelhadas na pele.
Quando tocado, o caroço fica duro e pode estourar para liberar fluido.
O ETN geralmente afeta a pele do rosto e do meio do corpo, como o tórax. No entanto, também pode aparecer nos braços e nas pernas.
Os bebês podem ter essa condição no nascimento ou um a dois dias após o nascimento do bebê.
Acredita-se que o aparecimento do ETN seja a resposta do corpo do bebê aos micróbios que se infiltram nos poros da pele. Depois que o sistema imunológico estiver desenvolvido e mais forte, a pele do bebê ficará menos sensível.
Como corrigi-lo:
De acordo com o American Osteopathic College of Dermatology, manchas brancas na pele do bebê devido ao ETN não requerem tratamento especial. Geralmente, as manchas desaparecem por conta própria em 5 ou 14 dias.
Mesmo assim, o elástico pode quebrar a qualquer momento. Portanto, deve-se ter cuidado ao limpar o corpo do bebê ou ao vesti-lo, pois pode quebrar o elástico.
Não se esqueça de manter o corpo e as roupas do bebê sempre limpos para que sua pele se recupere mais rapidamente dessa condição.
3. Vitiligo
Fonte: Health XchangeO vitiligo é uma doença de pele hereditária (genética) que causa alterações na cor da pele com o aparecimento de manchas brancas na pele do bebê.
O tamanho das manchas varia, pode ser pequeno ou grande e aparece ao redor do rosto, mãos, pés e lábios. Além da pele, essa doença também faz com que a cor do cabelo, dos cílios e das sobrancelhas fiquem brancos.
O vitiligo ocorre quando as células produtoras de pigmento (melanócitos) morrem ou param de produzir melanina.
A melanina é a substância que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. Acredita-se que a interrupção da produção de melanina seja o resultado de um processo auto-imune.
No entanto, muitos outros fatores também desempenham um papel no aparecimento dessas manchas brancas, como a exposição ao sol e produtos químicos industriais.
Esta doença não causa dor na pele. No entanto, pode causar perda de cor na retina (camada interna do globo ocular), bem como perda de audição.
Como corrigi-lo:
Essas manchas brancas na pele do bebê não podem ser curadas com tratamentos caseiros. No entanto, os pais podem cuidar adequadamente da pele do bebê para evitar a propagação da descoloração da pele.
Você deve manter o seu filho longe da luz solar direta e usar um creme prescrito pelo médico para proteger a pele.
Além disso, o médico irá considerar o tratamento de acordo com a condição da pele do bebê, incluindo medicamentos, terapia, cirurgia ou uma combinação deles.
4. Panu
Fonte: WebMDPanu ou tinha versicolor é uma infecção fúngica que causa o aparecimento de manchas brancas na pele do bebê.
Panu não é apenas branco, mas também pode ser marrom, vermelho ou rosa. Essas manchas são ovais, secas, escamosas e coceira.
Citando de Kids Health, tinha versicolor causada por um tipo de fungo que vive na superfície da pele.
O ambiente úmido da pele é de fato um lugar adequado para a multiplicação de fungos.
Portanto, se a pele do bebê é devido ao suor, ele é suscetível a essa condição.
Bebês desnutridos ou com sistema imunológico também são mais suscetíveis a esse problema de pele.
Como corrigi-lo:
As manchas brancas na pele do rosto do bebê só podem ser curadas com cremes antifúngicos.
No entanto, você não deve usar este medicamento descuidadamente porque a pele do bebê ainda é sensível. Então, seria melhor se o remédio estivesse de acordo com a receita do médico.
Para não ter recaídas, mantenha a pele do seu filho limpa dando banhos regulares.
Evite deixar o bebê usar roupas que ficam muito tempo molhadas de suor. Então, não se esqueça de trocar a fralda do bebê quando estiver suja e molhada.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!