Você costuma ouvir o termo drogas psicotrópicas? Você sabe o que psicotrópicos realmente significam? Os psicotrópicos são substâncias que podem afetar a condição mental de uma pessoa. Isso ocorre porque a droga atua no sistema nervoso central humano, que está localizado no cérebro. Muitos tipos de psicofármacos são classificados como narcóticos, mas também existem aqueles cujo uso não é proibido, sendo necessários por motivos médicos.
O uso de psicofármacos deve ser supervisionado por médico e não indiscriminadamente. No entanto, como a compreensão das pessoas sobre os tipos de drogas, suas propriedades e seus efeitos colaterais no corpo ainda é limitada, muitas pessoas acabam abusando de drogas psicotrópicas. Na verdade, existem muitos tipos de drogas psicotrópicas que não são amplamente conhecidas.
Classe de drogas psicotrópicas
Os psicofármacos são divididos em quatro grupos, a saber:
- Grupo I, nomeadamente drogas psicotrópicas com opiáceos muito fortes (podem causar dependência), como MDMA / ecstasy, LAD e STP. Esse tipo de psicotrópico está proibido de ser usado para fins terapêuticos e apenas para fins de desenvolvimento científico.
- Grupo II, nomeadamente psicotrópicos com forte poder, por exemplo ritalina, metilfenidato e anfetaminas que são úteis para pesquisa e tratamento.
- Grupo III, nomeadamente psicotrópicos com poder opiáceo moderado e úteis para pesquisa e tratamento, por exemplo flunitrazepam, pentobarbital, buprenorsina, lumibal e assim por diante.
- Grupo IV, que é um psicotrópico com opiáceo leve e pode ser usado para tratamento médico. Exemplos dessa classe de substâncias psicotrópicas são diazepam, nitrazepam (dumolid, mogadon, BK) e muitos outros.
Drogas psicotrópicas
O conhecimento dos tipos de psicofármacos é necessário para todos. Conhecendo os benefícios e riscos dos efeitos colaterais do consumo dessa droga, você pode se livrar de seu uso abusivo. Quando você quiser tomar um medicamento, certifique-se de seguir as prescrições e os conselhos do médico.
1. Xanax
Xanax inclui medicamentos que contêm alprazolam, que é um medicamento ansiolítico, contra o pânico e contra a depressão. Embora a sua principal função seja como sedativo, este medicamento deve ser tomado de acordo com a receita do médico.
O conteúdo do alprazolam liga-se aos recetores GABA (ácido gama-aminobutírico), que são células nervosas e hormonas cerebrais cujo objetivo é inibir reações neurológicas perigosas. Para que quem consome xanax fique mais calmo e com sono facilmente. Os efeitos colaterais do consumo excessivo de xanax são tonturas, perda de memória, convulsões, alergias e alterações de humor.
2. Valium
Valium é outro nome para diazepam, que é um tipo de medicamento benzodiazepínico que afeta o sistema nervoso do cérebro e tem um efeito calmante. Esse medicamento geralmente é usado como sedativo, antidepressivo, para superar a insônia e as convulsões.
Uma overdose de Valium pode ser fatal. O consumo de Valium não é recomendado por mais de 4 semanas. Se excessiva, essa droga pode causar dependência, distúrbios de órgãos internos, confusão, alucinações e até mesmo ideação suicida.
3. Ativan
Ativan é um medicamento que contém lorazepam, que é comumente usado para tratar sintomas de transtornos de ansiedade graves e insônia. Lorazepam pertence a uma classe de medicamentos benzodiazepínicos que atuam no cérebro e no sistema nervoso central para produzir um efeito calmante.
Portanto, esse ansiolítico também é frequentemente usado como sedativo antes que os pacientes sejam submetidos a pequenas cirurgias, como cirurgias dentárias, e no tratamento de convulsões epilépticas. Este medicamento só deve ser tomado conforme prescrito por um médico por um curto período de tempo, pois pode desencadear sintomas de abstinência.
4. Librium
O Librium é um medicamento que contém clordiazepóxido, que é um sedativo. Este medicamento geralmente é usado para aliviar os sintomas de ansiedade, incluindo nervosismo ou ansiedade. Este medicamento também é normalmente administrado a pacientes que serão submetidos a cirurgia para reduzir a ansiedade. Este tipo de medicamento também é freqüentemente usado para tratar os sintomas de abstinência.
O clordiazepóxido atua afetando as células nervosas do cérebro e tem um efeito calmante. O clordiazepóxido pertence ao grupo dos fármacos benzodiazepínicos que também têm efeitos relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Este medicamento só deve ser obtido mediante receita médica e tomado sob a supervisão de um médico.
Os efeitos colaterais comuns que ocorrem após a ingestão deste medicamento são sonolência, tontura, mais agressividade, confusão e podem causar dependência.
5. Dumolid
Dumolid é a marca registrada do medicamento genérico nitrazepam 5 mg que pertence à classe de medicamentos denominados benzodiazepínicos, sedativos. Dumolid é um dos medicamentos mais comumente prescritos para terapia de curto prazo para tratar insônia severa, convulsões, transtornos de ansiedade e depressão.
O nitrazepam pertence aos psicotrópicos da classe IV. Nitrazepam 5 mg provoca sensações de calma e relaxamento física e mental, o que cria um alto nível de efeito de dependência. Foi comprovado não apenas em pacientes que são prescritos estrita e regularmente, mas também em aqueles que abusam ilegalmente da droga dumolide como um narcótico.