5 Benefícios do Marisco para a Saúde Corporal |

Você pode ter comido frutos do mar com frequência, como camarão e lula. No entanto, e quanto aos mariscos? Não se engane, o conteúdo nutricional dos crustáceos traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Venha, veja as informações completas sobre os crustáceos!

Teor de nutrientes em crustáceos

Existem vários tipos de crustáceos amplamente disponíveis na Indonésia. Os tipos de conchas comumente encontrados incluem ostras e mexilhões verdes. Ambos são igualmente nutritivos, desde que você escolha mexilhões frescos.

Abaixo está o conteúdo nutricional que você pode obter de aproximadamente 85 gramas de marisco.

  • Proteína : 11 gramas ou 22 por cento da taxa de adequação nutricional diária (RDA)
  • Gordura : 1 grama ou 1 por cento de RDA
  • Ácidos gordurosos de omega-3 : 168 miligramas
  • ferroi: 12 miligramas ou 66 por cento da RDA
  • Vitamina A : 10 microgramas ou 9 por cento da RDA
  • Vitamina b12 : 42 microgramas ou 700 por cento da RDA
  • Vitamina C : 11,1 miligramas ou 18 por cento da RDA
  • Cálcio : 78,2 miligramas ou 7 por cento da RDA
  • Potássio : 533,8 miligramas ou 15 por cento da RDA
  • Manganês : 0,4 miligramas ou 21 por cento da RDA
  • Selênio: 20,7 microgramas ou 30 por cento da RDA
  • Carboidrato : 2 gramas ou 1 por cento da RDA
  • Calorias : 63 kcal

Benefícios do marisco para a saúde

O marisco tem vários benefícios que não podem ser perdidos. Interessado em comer marisco? Esse é o benefício.

1. Superando a anemia

Os mexilhões são ricos em ferro. O ferro em si é muito importante para formar a hemoglobina, que é uma proteína especial cuja função é transportar oxigênio no sangue por todo o corpo.

Sem hemoglobina no sangue, seus órgãos não funcionarão adequadamente devido à falta de oxigênio.

Bem, comer marisco pode ajudar a aumentar a hemoglobina no sangue. Dessa forma, aqueles de vocês que têm anemia por deficiência de ferro podem obter a ingestão de ferro suficiente para formar hemoglobina.

2. Manter a saúde do coração

Você pode obter uma alta ingestão de ácidos graxos ômega-3 em uma porção de marisco fresco. Os próprios ácidos graxos ômega-3 podem reduzir os níveis de triglicerídeos que estão muito altos.

Níveis elevados de triglicérides correm o risco de causar vários problemas cardíacos, como endurecimento das artérias e ataques cardíacos.

No entanto, não coma demais frutos do mar. A razão é que os crustáceos contêm colesterol. Níveis de colesterol muito altos também podem prejudicar a saúde do coração.

3. Construir e cuidar dos músculos

A proteína é um nutriente que desempenha um papel importante na construção da massa muscular, bem como no tratamento de danos aos tecidos ou células. Para aqueles que costumam sentir dores musculares, a proteína também pode acelerar o processo de recuperação de músculos rígidos e doloridos.

Como outros frutos do mar, os crustáceos também são ricos em proteínas. As vieiras são fontes de proteína ainda mais saudáveis ​​do que a carne de vaca ou de frango porque têm menos gordura e calorias.

4. Benefícios do marisco para o sistema nervoso

Para realizar seu trabalho adequadamente, o sistema nervoso do corpo precisa do complexo de vitaminas B. Um deles é a vitamina B12. A deficiência de vitamina B12 corre o risco de causar danos aos nervos e diminuir a função cerebral.

Obviamente, é uma pena perder os benefícios da vitamina B12 contida nos crustáceos. Comer frutos do mar pode ajudar a manter o funcionamento do sistema nervoso, especialmente no cérebro.

5. Ajuda a manter o sistema imunológico

Aparentemente, os crustáceos também contêm zinco. Este mineral é essencial para o desenvolvimento das células que constituem o sistema imunológico.

O zinco pode atuar como um antioxidante que protege o corpo contra os danos da inflamação. Além disso, comer alimentos que contenham zinco também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.

7 alimentos fonte de altos antioxidantes para combater os radicais livres

Dicas para comer frutos do mar com segurança

Algumas pessoas são alérgicas a frutos do mar, incluindo crustáceos. Se aparecerem sintomas de alergia, como coceira, erupção na pele, urticária, náusea, vômito, diarreia, dificuldade em respirar ou inchaço, pare de comer e tome imediatamente um remédio para alergia alimentar.

Você também não deve comer moluscos crus porque os efeitos colaterais são muito grandes para a saúde. Para cozinhar, ferva por cerca de cinco minutos ou cozinhe no vapor por quatro a nove minutos.

Não coma amêijoas cujas conchas não abram. Isso significa que as vieiras morrem antes de cozinhar. As vieiras mortas apodrecem muito rapidamente e não têm mais gosto.