7 perigos das baratas para a saúde humana •

As baratas podem ser encontradas em todo o mundo. Atualmente, existem mais de 3.500 espécies de baratas circulando pelo país. As baratas americanas são maiores e de cor preta. As baratas alemãs são menores e marrons. Enquanto a barata asiática é de tamanho médio e marrom escuro a preto. Como esses insetos comem uma variedade de alimentos, incluindo lixo podre, acredita-se que sejam capazes de transmitir doenças aos humanos, incluindo salmonela e gastroenterite. Para saber mais sobre os perigos das baratas para os humanos, vamos ver mais abaixo!

Perigos das baratas para a saúde

Não só te deixa socialmente constrangido por ter baratas em sua casa, mas as baratas também podem contribuir para piorar a saúde de sua família. Esses insetos em si não causam doenças, mas são vetores também conhecidos como portadores de milhões de bactérias e agentes infecciosos que podem causar uma variedade de doenças, desde diarréia até intoxicação alimentar. Aqui estão os perigos das baratas para os humanos:

1. Contaminação de alimentos

As baratas podem sobreviver comendo qualquer coisa. Além da comida que comemos, eles também comem plantas mortas, animais, matéria fecal, cola, sabão, papel, pele e até fios de cabelo caídos. Enquanto rastejam à noite, eles contaminam a comida aberta defecando nela, deixando cabelo, pele morta e cascas de ovo vazias dentro.

2. A proliferação de bactérias causadoras de doenças

Outro perigo para as baratas é a saliva. Quando as baratas comem, elas regurgitam saliva e sucos digestivos de suas próprias bocas para injetar em sua comida os germes ou bactérias que residem em seus intestinos. Um estudo descobriu que as bactérias Pseudomonas aeruginosa pode se multiplicar amplamente nos intestinos das baratas. Isso pode levar a várias doenças, como infecções do trato urinário, problemas digestivos e sepse (envenenamento do sangue).

3. Picadas de barata

Várias espécies de baratas podem picar humanos. Esse perigo das baratas é raro, mas se sua casa está muito infestada por esses insetos, você deve ter cuidado porque eles podem roer as unhas, dedos dos pés e partes moles da pele, o que pode causar feridas.

4. Ataque a partes do corpo

As baratas podem invadir não apenas sua casa, mas também qualquer parte de seu corpo. Há casos em que as baratas entram nos ouvidos e no nariz quando você dorme. Pequenas baratas podem entrar facilmente nas aberturas do corpo quando você está em um sono profundo.

5. Intoxicação alimentar

Em surtos epidêmicos de intoxicação alimentar, constatou-se que a diminuição dos casos só ocorreu após a eliminação das baratas. Esses insetos também são o lar da bactéria Salmonella, que pode causar tifo e intoxicação alimentar.

6. Alergias

As baratas podem causar alergias. Suas secreções de saliva e partes do corpo contêm centenas de alérgenos que podem desencadear reações indesejadas. Você pode desenvolver erupções na pele, espirros, olhos e lacrimejamento.

7. Asma

As baratas podem ser o pior inimigo das pessoas asmáticas. A incidência de ataques de asma pode aumentar se sua casa estiver infestada de baratas. Os alérgenos da barata podem causar complicações graves e podem até ser fatais. E pessoas que não têm asma podem desenvolver asma ao inalar alérgenos de baratas.

Conheça a vida das baratas

A barata fêmea pode colocar de 10 a 40 ovos por vez. Em média, a fêmea libera 30 óvulos em sua vida. As jovens baratas que eclodem parecem iguais aos adultos, mas são menores e sem asas. Dependendo da raça e das condições, as baratas podem viver até 12 meses. Esses insetos são animais de sangue frio e prosperam em condições de calor e umidade.

As baratas preferem viver em cozinhas e outras áreas de preparação de alimentos, para que possam se alimentar dos alimentos derramados e tenham acesso à água. Esconderijos de baratas em casa, a saber:

  • rachadura na parede
  • Espaço limitado, como atrás da geladeira, cozinha ou embaixo de pilhas de revistas, jornais ou papelão
  • Móveis domésticos que geralmente não são perturbados
  • Armários de cozinha
  • Sob a pele
  • Em torno do aquecedor de água
  • Hidrovias

Como proteger sua casa do perigo de baratas

Existem várias maneiras que você pode fazer em casa para se livrar das baratas, a saber:

  • Limpar a casa pelo menos uma vez por semana
  • Preste atenção especial à cozinha e outras áreas de preparação de alimentos
  • Limpe embaixo de geladeiras, fogões, torradeiras e outros aparelhos móveis
  • Esvazie o lixo regularmente
  • Não deixe sobras no quarto
  • Limpe derramamentos de comida imediatamente
  • Certifique-se de que não pingue água da torneira, porque as baratas precisam de água para viver
  • Colocar alimentos em recipientes fechados
  • Repare buracos, rachaduras ou lacunas em paredes, placas e gabinetes.
  • Não empilhe jornais, revistas, papelão em qualquer lugar
  • Use inseticidas de acordo com as instruções do regulamento