O feijão alado é um vegetal de videira que se desenvolve em regiões tropicais, como Indonésia, Filipinas e Tailândia. Conhecida como uma verdura versátil com nutrição completa, acredita-se que o conteúdo do feijão alado oferece muitos benefícios para a saúde e a beleza.
Conteúdo de nutrientes do feijão alado
O feijão alado é uma das hortaliças com os mais diversos nutrientes. Vegetaiscontém carboidratos, proteínas e até pequenas quantidades de gordura, que geralmente são raras em vegetais.
Simplesmente consumindo 100 gramas de feijão alado, você pode obter o seguinte conteúdo nutricional.
- Energia: 32 kcal
- Proteína: 2,9 gramas
- Gordura: 0,2 grama
- Carboidratos: 5,8 gramas
- Fibra: 5,5 gramas
- Beta-caroteno: 261 microgramas
- Caroteno total (vitamina A): 595 microgramas
- Vitamina B1: 0,24 miligramas
- Vitamina B2: 0,11 miligramas
- Vitamina B3: 0,7 miligramas
- Vitamina C: 19 miligramas
- Cálcio: 63 miligramas
- Fósforo: 37 miligramas
- Ferro: 0,3 miligramas
- Potássio: 104 miligramas
- Zinco: 0,4 miligramas
- Manganês: 0,22 miligramas
- Cobre: 5,24 miligramas
Os benefícios do feijão alado para a saúde
Graças às vitaminas, minerais e vários outros nutrientes presentes nele, o feijão alado pode fornecer os vários benefícios descritos a seguir.
1. Inibe o envelhecimento prematuro
As células do corpo envelhecerão com a idade. Como resultado, os sintomas do envelhecimento, como rugas e manchas escuras, aparecem na pele. O envelhecimento é natural, mas esse processo pode ser acelerado se você for exposto com frequência aos radicais livres do meio ambiente.
O feijão alado contém cobre mineral, um poderoso antioxidante. Juntamente com a enzima superóxido dismutase (SOD), este mineral ajuda a proteger as células do corpo dos efeitos dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento prematuro.
2. Fortalecer o sistema imunológico
Cem gramas de feijão com asas contêm 19 miligramas de vitamina C, que podem atender a cerca de 20-30% de suas necessidades diárias. Citando relatórios de jornais NutrientesA vitamina C é um antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
A vitamina C ajuda a aumentar a produção de linfócitos e fagócitos, que são células brancas do sangue que lutam contra infecções no corpo. Além disso, as propriedades antioxidantes desta vitamina também protegem os glóbulos brancos dos danos causados pelos radicais livres.
3. Ajuda a aliviar a inflamação e entorses
Além do cobre, os benefícios antioxidantes do feijão alado também vêm do mineral manganês. Acredita-se que esse mineral alivia a inflamação e a dor causadas por entorses, aumentando a quantidade da enzima superóxido dismutase no corpo.
Os especialistas descobriram que as pessoas com artrite costumam apresentar deficiência da enzima SOD. Aumentando a produção dessa enzima, a inflamação pode ser reduzida de forma que as queixas melhorem gradualmente.
Alimentos recomendados para pessoas com osteoartrite e que devem ser evitados
4. Ajuda a perder peso
Você pode se sentir saciado por mais tempo comendo feijão com asas, porque o conteúdo de fibra desses vegetais dura muito tempo no estômago. Isso vai reduzir a vontade de comer e, por isso, ajuda você que deseja perder peso.
O feijão alado também inclui alimentos de baixa caloria. Portanto, além de deixá-lo saciado, os vegetais classificados como leguminosas também não fornecem calorias em excesso que podem se transformar em depósitos de gordura.
5. Benefícios do feijão alado para a digestão
O feijão alado contém vários tipos de açúcares com seus próprios benefícios, como frutose, sacarose e galactose. Alguns desses açúcares são carboidratos complexos ricos em fibras. Este tipo de carboidrato ajuda na degradação dos alimentos no trato digestivo.
Além disso, alguns carboidratos complexos também são prebióticos. Os prebióticos são fibras indigeríveis. Essa fibra densa será decomposta por bactérias benéficas nos intestinos e se tornará alimento para elas.
6. Potencialmente reduz o risco de doenças cardíacas
O conteúdo de vitamina C no feijão alado também tem propriedades para proteger o coração. Isso ocorre porque a vitamina C pode ajudar a reduzir o colesterol LDL, o colesterol "ruim" que causa a formação de placas nos vasos sanguíneos.
Além disso, a vitamina C também mantém a flexibilidade dos vasos sanguíneos e os protege dos danos dos radicais livres. Por ter vasos sanguíneos saudáveis, o risco de doenças cardíacas pode ser reduzido.
Alimentos saudáveis para pacientes com doenças cardíacas, além de como processá-los
7. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
O feijão alado também tem potencial para controlar o açúcar no sangue em diabéticos. O conteúdo de vitamina D e cálcio nesses vegetais trabalham juntos para aumentar a produção do hormônio insulina no pâncreas.
O hormônio insulina então converte o excesso de açúcar no sangue em reservas de energia nos músculos e no fígado. Como resultado, o açúcar no sangue volta a baixar e é mais controlado.
Se você está procurando alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes, o feijão alado pode ser um deles. Embora a pesquisa sobre asas aladas ainda seja limitada, não há nada de errado em colher os benefícios dos feijões alados adicionando-os ao seu cardápio diário.