Você já deve estar familiarizado com os benefícios da luz solar, porque ela é rica em vitaminas que são boas para os ossos. Mesmo assim, primeiro identifique quando o sol é realmente o melhor momento, de manhã ou à noite, para obter o benefício máximo.
Quando é a melhor hora para o sol?
A luz solar é a melhor fonte de vitamina D para o corpo humano. Mesmo assim, vários são os fatores que afetam os níveis de vitamina D obtidos por meio da exposição ao sol. Um desses fatores é o tempo.
A melhor época de sol difere de país para país. A razão é que alguns países têm um clima diferente de outros países, afetando assim os raios ultravioleta produzidos pelo sol.
Confira a explicação completa sobre a hora do sol da manhã e da tarde, para que você possa decidir qual é a melhor hora para se bronzear.
Sol da manhã
Algumas pessoas consideram o sol da manhã a melhor hora para começar o dia tomando sol.
Na verdade, alguns especialistas não têm a mesma opinião. Isso ocorre porque o sol está abaixo do horizonte ou o céu mais baixo na fronteira com a superfície da terra ou do mar.
Quando o sol está nessa posição, como de manhã cedo ou tarde da noite, ele emite apenas raios UVA e menos raios UVB. Enquanto isso, a exposição excessiva aos raios UVA pode aumentar o risco de melanoma em comparação com os UVB.
Isso também se aplica a vários países do sudeste asiático, incluindo a Indonésia. De acordo com pesquisa de Dermatoendocrinologia , os maiores raios UVB em Jacarta ocorrem das 11h00 às 13h00
É por isso que os especialistas recomendam tomar banho de sol entre 10h e 15h por 5 a 20 minutos.
Sol da tarde
Assim como o sol da manhã, a exposição ao sol da tarde, principalmente após as 16h, não é a melhor hora para obter vitamina D.
Você pode pensar que o sol da tarde não deveria ser tão forte quanto o da manhã quando o pôr do sol está se aproximando. Na verdade, não é assim.
Pesquisa de Proceedings of the National Academy of Sciences relataram que o sol da tarde pode aumentar o risco de câncer de pele em 500 por cento.
Mesmo assim, este estudo só foi testado em ratos, então os pesquisadores precisam de mais pesquisas para saber se o efeito é o mesmo em humanos.
Em essência, a luz solar é mais bem usada para obter vitamina D, que é das 10h às 15h. Enquanto isso, a exposição aos raios ultravioleta do sol fora dessas horas geralmente é forte o suficiente para desencadear o risco de doenças de pele.
Maneira segura de se expor ao sol
Embora ofereça benefícios para a pele, todas as pessoas precisam de proteção própria para tomar sol.
Quanto mais claro for o tom natural da pele, menos melanina terá para absorver os raios ultravioleta. Enquanto isso, quanto mais escura a pele de uma pessoa, mais melanina ela tem.
Independentemente da cor da pele que você tenha, obter proteção é fundamental. Abaixo estão as maneiras de proteger a pele da exposição ao sol durante o banho de sol.
1. Use protetor solar
Uma das coisas que precisa ser considerada ao tomar sol é continuar usando protetor solar.
Tente usar protetor solar como protetor solar com FPS 30 ou superior. Além disso, certifique-se protetor solar usado para proteger a pele dos raios UVA e UVB, também conhecido como amplo espectro.
Não se esqueça de reaplicar o protetor solar com freqüência, especialmente quando estiver fora de casa.
2. Usar roupas compridas
Além de usar protetor solar, é preciso usar roupas e calças compridas para cobrir a pele.
Procure escolher roupas com materiais leves e cores vivas que ajudem a pele a absorver a luz solar. Este método também pode prevenir insolação.
Se necessário, use um chapéu de aba larga para proteção máxima.
3. Use óculos de sol
A exposição ao sol, mesmo nos melhores momentos, pode causar danos aos olhos e à pele. Na verdade, um dia inteiro ao sol pode causar queimaduras na córnea e desenvolver catarata.
A melhor maneira de proteger os olhos dos raios ultravioleta é usar óculos escuros. Tente escolher óculos de sol que ofereçam 100% de proteção UV.
Se você tiver mais perguntas, entre em contato com um dermatologista ou dermatologista para obter a solução certa.