Feridas por arma branca: primeiros socorros e tratamento |

Os ferimentos na pele são de vários tipos, um dos quais é uma facada. Esse tipo de lesão é bastante comum e decorre de lesões durante atividades que envolvem o uso de objetos pontiagudos, como costura. Então, que tipo de tratamento deve ser feito para evitar a infecção?

O que é uma punhalada?

Uma facada é uma ferida aberta causada por um objeto pontiagudo, como um prego, madeira serrilhada ou um pedaço de metal.

Normalmente, essa ferida causa um pequeno orifício e não sangra muito.

As facadas geralmente ocorrem quando uma pessoa sofre um acidente enquanto trabalhava com utensílios domésticos, por exemplo, ao usar uma máquina de costura, colocar pregos, ser atingida por uma faca ou ser picada por um espinho.

Lançamento nos EUA De acordo com a National Library of Medicine, a maioria das feridas desse tipo tende a ser leve e pode cicatrizar em poucos dias.

No entanto, feridas como unhas espetadas podem causar infecção porque a sujeira e os germes do objeto perfurante podem ser transportados para o tecido da pele.

Além disso, se o caso for mais grave com uma punção mais profunda, o risco de contrair uma infecção da ferida será maior.

Às vezes, os sintomas da infecção também ocorrem nos dias seguintes.

Portanto, você deve ter cuidado e realizar imediatamente os primeiros socorros corretos quando sua pele for picada.

Primeiro tratamento para feridas de faca

A maioria das pessoas trata as feridas provocadas por arma branca como qualquer outra, nomeadamente limpando e tratando imediatamente com medicamentos para feridas.

Na verdade, diferentes tipos de feridas, diferentes formas de tratamento.

Para realizar os primeiros socorros em um ferimento por arma branca, siga estas etapas.

1. Lave as mãos e utensílios

Essa etapa é muito importante porque um dos objetivos do tratamento de feridas é evitar o risco de infecção.

Portanto, você deve lavar as mãos antes de tocar na ferida. Certifique-se também de que as ferramentas a serem usadas estão limpas.

2. Pare de sangrar e limpe a ferida

Aplique pressão na área apunhalada para estancar o sangramento e, em seguida, limpe o ferimento com água fria e sabão neutro.

Lave a ferida em água corrente por 5-10 minutos. Se houver resíduos de sujeira nas bordas da ferida, limpe suavemente com uma toalha.

Não use álcool na ferida, peróxido de hidrogênio ou sal como método de limpeza, pois isso danificará o tecido e retardará a cicatrização.

3. Aplique antibióticos se necessário

Se a punhalada for profunda e houver risco de contaminação bacteriana, aplique uma fina camada de creme antibiótico ou pomada sobre a punhalada e cubra-a com um curativo.

No entanto, o uso de antibióticos deve ser feito com receita médica. Portanto, você deve consultar primeiro antes de escolher usá-lo.

Normalmente, a pomada antibiótica frequentemente escolhida é a bacitracina. Esta pomada serve para prevenir a infecção da ferida.

Para feridas menores, o uso de gesso não é obrigatório, pode-se deixar a ferida aberta.

No entanto, você ainda pode usar um gesso para evitar que a ferida seja exposta a poeira e sujeira.

Cuidados diários para a cicatrização de feridas de faca

Pequenos ferimentos geralmente não requerem tratamento especial porque melhoram por conta própria após alguns dias.

Se a condição piorar, há várias coisas que devem ser feitas após o primeiro tratamento para ajudar a cicatrizar a ferida.

Sempre preste atenção ao curativo colocado na ferida. Você pode trocá-lo diariamente ou quando o curativo estiver sujo e úmido.

Ao trocar o curativo, limpe a ferida e reaplique o creme antibiótico.

Os cremes antibióticos não são usados ​​a longo prazo. Você só precisa usá-lo nos primeiros dois dias após se machucar.

Às vezes, as feridas de faca podem causar uma sensação de picada e desconforto.

Para superar isso, você pode tomar medicamentos de venda livre, como paracetamol, antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno, ou aspirina.

Sinais de que você precisa ir ao médico

A maioria das facadas pode ser curada com tratamento em casa.

No entanto, lembre-se de que as etapas acima devem ser executadas apenas para lesões que tendem a ser leves.

As feridas devem ser tratadas imediatamente por um médico nas seguintes condições.

  • Perfure mais profundamente ou penetre nas camadas de gordura e músculo.
  • A ferida apresenta sangramento externo difícil de estancar.
  • Em relação a órgãos como cabeça ou pescoço.
  • Deixando muitos resíduos de corpo estranho na ferida que são difíceis de remover.

Além disso, a causa do ferimento por arma branca também deve ser conhecida.

Se esse tipo de ferida resultar de mordedura de animal, vá imediatamente ao médico para que ele evite a possibilidade de transmissão da raiva.

Mesmo que não seja tão urgente quanto os sintomas acima, você ainda precisa consultar um médico se a ferida estiver vermelha, inchada ou descolorida após 48 horas.

Às vezes, infecções de feridas também podem levar ao tétano, uma condição na qual uma pessoa tem espasmos musculares após uma lesão.

Além disso, se a pessoa ferida não tiver sido vacinada nos últimos cinco anos, pode ser necessária a vacinação contra o tétano.