Estas são as diferenças nas maneiras de pensar das mulheres e dos homens •

Um dos livros populares de longa data intitula-se Homens de Marte, Mulheres de Vênus, escrito por John Gray em 1992. Este livro visa compreender a relação entre homens e mulheres. As diferenças de atitude entre mulheres e homens costumam levar a mal-entendidos entre as duas partes. No entanto, é verdade que existem maneiras diferentes de pensar, porque os cérebros das mulheres e dos homens funcionam de maneiras diferentes?

Em meados do século 19, os pesquisadores podiam dizer a diferença entre homens e mulheres apenas olhando para seus cérebros, embora pesquisas recentes sugiram que não há diferenças físicas entre os cérebros de mulheres e homens. No entanto, de acordo com Ragini Verma, professor de doutorado da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, sua pesquisa encontrou diferenças significativas entre os circuitos cerebrais femininos e masculinos, mesmo quando eles faziam a mesma coisa.

Em 2015, a Universidade de Tel Aviv conduziu um estudo interessante comparando os cérebros de homens e mulheres. Os pesquisadores realizaram pesquisas com 1.400 pessoas no local matéria cinzenta no cérebro. Os pesquisadores se referem a este padrão de pensamento como mapa rodoviário do cérebro. A partir desta pesquisa, a forma como os cérebros feminino e masculino funcionam é referida como zona final feminina e zona final masculina.

Qual é a diferença entre as formas de pensar das mulheres e dos homens?

As mulheres usam o lado direito do cérebro com mais frequência, essa é a razão pela qual as mulheres são mais capazes de ver de vários pontos de vista e tirar conclusões. Ainda com base na pesquisa de Ragini Verma, o cérebro feminino é mais capaz de relacionar memória e circunstâncias sociais, por isso as mulheres confiam mais nos sentimentos. De acordo com um estudo de Tel Aviv, as mulheres podem absorver informações cinco vezes mais rápido do que os homens. Esta é a razão pela qual as mulheres são mais rápidas em concluir algo do que os homens.

Em contraste com as mulheres, os homens têm habilidades motoras muito mais fortes do que as mulheres. Essa habilidade pode ser usada para atividades que requerem uma boa coordenação mão-olho. Esta é uma das razões pelas quais os homens são melhores nos esportes de arremesso de bola.

De acordo com Daniel Amen, MD, autor de Liberte o poder do cérebro femininoO cérebro dos homens é 10% maior do que o das mulheres, mas isso não significa que os homens sejam mais inteligentes do que as mulheres.

O tamanho do cérebro não afeta a inteligência ou o QI de uma pessoa. De acordo com Witelson, citado pela CBC News, o cérebro masculino é mais vulnerável do que o feminino. Além disso, o cérebro masculino passa por mudanças sexuais influenciadas pelo hormônio testosterona.

Embora o tamanho do cérebro masculino geralmente seja maior do que o do feminino, o fato é que o hipocampo nas mulheres é maior do que nos homens.

O hipocampo é a parte do cérebro que armazena memórias, uma das razões pelas quais as mulheres podem processar informações mais rapidamente, conforme mencionado acima.

A diferença nas respostas entre mulheres e homens ocorre porque as mulheres têm centro verbal em ambas as metades do cérebro, enquanto os homens só têm centro verbal no lado esquerdo do cérebro. Normalmente é isso que faz com que as mulheres prefiram discutir, fofocar, contar longas histórias do que os homens.

Os homens preferem ver algo fácil, eles não têm uma boa 'conexão' sobre coisas que envolvem sentimentos, emoções ou extravasamento do coração. Por isso, as mulheres gostam de reclamar que os homens não são sensíveis o suficiente, esquecendo-se de coisas que as mulheres consideram importantes como o aniversário de casamento.

Isso é acionado porque o cérebro masculino não foi projetado para ser conectado a sentimentos ou emoções. Os homens geralmente, quando decidem algo, raramente envolvem sentimentos. Os homens também raramente analisam seus sentimentos em comparação com as mulheres, que geralmente sempre envolvem sentimentos na tomada de decisões.

Estereótipos e rótulos sociais influenciam o comportamento de homens e mulheres

Além das diferenças nas formas de pensar, também existem estereótipos e rótulos sociais que podem influenciar o comportamento de homens e mulheres. Quando criança, não é incomum os pais e as pessoas ao redor explicarem o que é apropriado e inapropriado para os homens fazerem.

Por exemplo, os homens não devem parecer mais faladores ou faladores, porque faladores é sinônimo de mulheres. As mulheres não devem jogar bola com frequência, porque a bola é jogada apenas por homens. Conceitos como esse são inerentes à sociedade sobre como mulheres e homens devem se comportar.

O cérebro masculino não foi projetado para envolver sentimentos, mas isso não significa que os homens não tenham empatia. De acordo com o Dr. Brizendine citado pela LiveScience, a empatia nos homens funciona quando alguém mostra seus sentimentos.

O fato é que os homens têm mais respostas emocionais do que as mulheres, só que quando os homens percebem seus sentimentos, os homens optam por não demonstrá-los, por causa dos estereótipos que surgem na sociedade. Os homens escolherão ser mais quietos e parecer legais.

Da mesma forma com as mulheres, existe um estereótipo de que os homens devem ter a iniciativa para progredir nos relacionamentos. As mulheres tendem a ser mais sensíveis do que os homens, mas isso não significa que as mulheres não possam tomar a iniciativa de seguir em frente em um relacionamento.

Os estereótipos distinguem entre personagens masculinos e femininos, como já foi mencionado que os homens devem ser mais calados, autoritários, rápidos para tomar decisões do que as mulheres e mais duros do que as mulheres.

Assim como apenas os homens podem olhar ou piscar para as mulheres, porque isso foi "aceito pela comunidade" por gerações, também é idêntico ao hábito masculino. Quando as mulheres fazem a mesma coisa, será considerado impróprio.

Claro que temos que ser mais sábios ao julgar alguma coisa. Da mesma forma, não é arbitrário julgar que os homens são insensíveis quando os desejos das mulheres não podem ser lidos por ele.