Você pode estar familiarizado com os termos gorduras boas e gorduras ruins. As gorduras boas são necessárias ao corpo como produtor de energia de reserva, enquanto as gorduras ruins correm o risco de causar muitas doenças se continuarem a se estabelecer. Essas gorduras boas são geralmente encontradas em gorduras insaturadas. O que é gordura insaturada? Por que essas gorduras são consideradas boas para o corpo? Confira a seguinte revisão.
O que é gordura insaturada?
As gorduras insaturadas são ácidos graxos que são bons para o corpo. Este tipo de gordura também é conhecido como gordura insaturada É mais saudável do que a gordura saturada e é encontrada em vegetais, nozes, sementes e alguns tipos de peixes. Essas gorduras podem ser encontradas na forma líquida, como azeite de oliva, óleo de amendoim e óleo de milho. Este óleo é recomendado por especialistas devido às suas boas propriedades para o coração e outras partes do corpo.
As gorduras insaturadas consistem em dois tipos de ácidos graxos
1. Ácidos graxos monoinsaturados
Esses ácidos graxos também são conhecidos como MUFAs (gorduras monoinsaturadas) que indica que a gordura tem apenas uma ligação dupla. Incluídos com esses ácidos graxos estão o ácido palmitoléico, o ácido oleico e o ácido vacinante, que são os tipos mais comuns de ácidos e podem ser encontrados em 90% dos alimentos recomendados na dieta.
Existem muitos benefícios dos ácidos graxos monoinsaturados para o corpo, tais como:
Perder peso
Todas as gorduras fornecem a mesma quantidade de energia, que é cerca de 9 calorias por grama, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias por grama. Portanto, reduzir a quantidade de gordura na dieta pode ser uma forma eficaz de reduzir a ingestão de calorias e perder peso. Reportando da Health Line, a pesquisa mostra que uma dieta rica em MUFA causa perda de peso no mesmo nível que uma dieta com baixo teor de gordura.
Reduza o risco de doenças cardíacas
Substituir a gordura saturada na dieta por MUFA pode reduzir o risco de doenças cardíacas. O excesso de colesterol no sangue é uma causa de doenças cardíacas, pois pode obstruir as artérias e causar um ataque cardíaco ou derrame. Um pequeno estudo descobriu que os MUFAs reduzem o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade ou colesterol ruim) e aumentam o HDL (lipoproteína de alta densidade ou colesterol bom). No entanto, é importante observar que os efeitos benéficos de uma dieta rica em MUFAs podem ser obtidos, desde que não acrescente calorias extras à dieta.
Reduz o risco de câncer
Um grande estudo com 642 mulheres descobriu que aquelas com alto teor de ácido oleico no tecido adiposo do azeite de oliva tinham um risco menor de desenvolver câncer de mama. No entanto, a pesquisa é apenas observacional, o que significa que não pode provar causa e efeito. Assim, uma alimentação saudável equilibrada e um estilo de vida saudável contribuem mais para esse efeito.
Melhorar a sensibilidade à insulina
A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Impede que uma pessoa tenha diabetes. Um estudo com 162 pessoas saudáveis descobriu que comer uma dieta rica em MUFAs por três meses aumentou a sensibilidade à insulina em 9 por cento. Outros estudos também mostraram que comer alimentos ricos em MUFA por 12 semanas pode reduzir a resistência à insulina.
Reduz a inflamação
A inflamação é o processo de combate às infecções pelo sistema imunológico. Quando a inflamação ocorre em longo prazo, pode levar a doenças crônicas como obesidade e doenças cardíacas. Um estudo mostra que uma dieta rica em MUFA pode reduzir o desenvolvimento de genes inflamatórios no tecido adiposo.
Alguns alimentos ricos em ácidos graxos são abacates, azeitonas, canola, óleo de amendoim, amêndoas e outras nozes.
2. Ácidos graxos poliinsaturados
Esses ácidos graxos também são conhecidos como gordura poliinsaturada o que indica que a gordura tem muitas ligações duplas. Existem dois tipos desses ácidos graxos, a saber, ácidos graxos ômega 3 e ácidos graxos ômega 6. Ambos os ácidos são necessários ao corpo para melhorar a função cerebral e o crescimento celular.
Os ácidos graxos ômega 3 protegem o coração de várias maneiras, incluindo:
- Reduz os triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue
- Reduz o risco de batimentos cardíacos irregulares (arritmias)
- Retarda o acúmulo de placa nas artérias
- Reduza a pressão arterial
Os ácidos graxos ômega 6 também têm funções que não são muito diferentes dos ácidos graxos ômega 3, a saber, ajudar a controlar o açúcar no sangue, reduzir o risco de diabetes e diminuir a pressão arterial. O corpo usa esses ácidos graxos poliinsaturados como reservas de energia. Portanto, esse tipo de gordura é a escolha certa para quem está de dieta.
Alguns alimentos que são ricos nesses ácidos graxos são sementes de girassol, salmão, atum, óleo de milho e óleo de soja.
Comer gorduras saudáveis ou gorduras insaturadas é bom. Porém, se for excessivo, causará excesso de peso. Para que isso não aconteça, consuma esses ácidos graxos insaturados como substitutos da gordura saturada ou gordura trans sem adicionar outras calorias à ingestão. Consulte um médico ou nutricionista se desejar aplicar uma dieta rica em gorduras insaturadas para obter o conselho certo.