Certos ferimentos e condições médicas podem causar sangramento. Isso geralmente provoca ansiedade e medo, mas o sangramento é útil como um processo de cura. Todo sangramento pode ser controlado, porque se não for controlado, o sangramento pode causar choque mortal. Portanto, você precisa saber como parar o sangramento de maneira adequada.
Como parar de sangrar em uma ferida
Se a lesão causada por sua lesão for muito grande, procure atendimento médico imediatamente. No entanto, se a sua ferida não for muito grande e grave, você mesmo pode estancar o sangramento.
Além disso, enquanto espera a chegada de ajuda, você pode fornecer assistência imediata a um ferimento que esteja sangrando. Aqui estão algumas maneiras de parar o sangramento nas feridas.
1. Pressione a ferida sangrando
Fonte: WikiHowA primeira maneira de parar o sangramento do ferimento é aplicar pressão ou cobrir um ferimento aberto que está sangrando. O sangue precisa coagular para iniciar o processo de cicatrização e interrompê-lo.
Cubra e pressione a ferida com gaze ou outro curativo. A gaze reterá o sangue da ferida e ajudará no processo de coagulação do sangue. Se você não tiver gaze, pode usar uma toalha limpa para fazer isso.
Se a gaze ou toalha já estiver cheia de sangue, adicione outra camada de gaze ou toalha. Não remova a gaze, pois isso removerá os agentes de abertura do sangue e fará com que o sangue escape.
2. Levante a parte do corpo que sangra
Fonte: Best LifeA direção da gravidade faz com que o sangue flua para baixo com mais facilidade do que para cima. Se você segurar uma das mãos acima da cabeça e a outra ao lado do corpo, a mão que está apontando para baixo ficará rosa, enquanto a mão que estiver mais acima ficará pálida.
Você pode usar esse princípio como uma forma de parar o sangramento. Se sua mão estiver sangrando, levante a mão machucada até que fique mais alta do que o seu coração (tórax). Ao elevar a ferida, você pode diminuir o fluxo sanguíneo.
Quando o sangue diminui, é mais fácil pará-lo com a ajuda da pressão direta sobre o ferimento. Lembre-se de que a mão ferida deve estar acima do coração e você deve continuar pressionando-a.
3. Ponto de pressão
Fonte: Dosagem de SaúdeOs pontos de pressão são áreas do corpo onde os vasos sanguíneos passam perto da superfície. Ao pressionar esses vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo diminuirá, permitindo que a pressão direta pare o sangramento.
Ao usar pontos de pressão, certifique-se de pressionar um ponto mais próximo do coração do que da ferida. Os pontos de pressão comuns são:
- Braço entre o ombro e o cotovelo - artéria braquial
- A área da virilha ao longo da linha do biquíni - artéria femoral
- Atrás do joelho - artéria poplítea
Lembre-se de manter o corpo lesionado elevado acima do coração e manter pressão direta sobre o ferimento.
4. É necessário instalar torniquete?
Os torniquetes podem restringir gravemente ou bloquear o fluxo sanguíneo para o braço ou perna onde o dispositivo está conectado. Usar um torniquete para parar o sangramento pode danificar os vasos sanguíneos do braço ou perna.
Os torniquetes são usados apenas para emergências urgentes, como sangramento intenso e o sangue não para com a pressão. Além disso, os torniquetes só devem ser usados por pessoas que sabem como usá-los e não devem ser usados em todos os casos de sangramento.
O torniquete deve ser apertado até que a ferida pare de sangrar. Se houver sangramento na ferida após o uso de um torniquete, o torniquete deve ser apertado.