Drogas trituradoras de pedra nos rins comuns são recomendações médicas

As pedras nos rins são um tipo comum de doença renal, embora os sintomas não sejam muito pronunciados na maioria das pessoas. No entanto, isso não significa que o corpo ficará bem com a pedra. Quanto mais tempo resta, as pedras nos rins podem aumentar e causar dor. Portanto, você pode precisar de um triturador de pedra nos rins.

Escolha de drogas para esmagar cálculos renais

Antes de descobrir que tipo de triturador de cálculo renal é adequado, primeiro entenda o tipo de cálculo renal que está ocorrendo. É importante determinar a composição da rocha. A razão é que o tratamento das pedras nos rins será diferente para cada pessoa, dependendo do tipo e da causa das pedras nos rins.

Relatórios da NYU Langone Health, há uma série de medicamentos que serão prescritos a você quando você tiver pedras nos rins, como segue.

1. Alfa bloqueadores (bloqueadores alfa )

Um tipo de medicamento que os médicos geralmente recomendam como triturador de pedra nos rins é bloqueador alfa ou bloqueadores alfa. Este medicamento é usado para ajudar a relaxar os músculos dos ureteres, os tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga.

O uso desse medicamento também ajuda a reduzir a dor que pode ser sentida quando os cálculos renais passam pelo trato urinário. Além disso, cálculos ureterais menores também podem passar mais rapidamente em alguns dias.

De acordo com a pesquisa Journal of Pharmacy Technology , os bloqueadores alfa têm sua própria maneira de destruir grandes pedras nos rins. Pedras renais com um tamanho de 5 a 10 mm podem ser esmagadas com este medicamento. bloqueador alfa também pode ser usado para remover cálculos maiores que 10 mm após a terapia para LECO.

2. Citrato de potássio ( citrato de potássio )

A maioria dos pacientes com cálculos de ácido úrico não ingere ácido úrico em excesso. Na verdade, eles excretam urina com um nível de pH muito ácido. Se isso acontecer, os níveis normais de ácido úrico se dissolvem na urina e formam cristais que se transformam em pedras.

O papel do citrato de potássio como destruidor de cálculos renais é necessário. O uso de citrato de potássio ajuda o corpo a ajustar o pH da urina e a dissolver os cálculos. Se usado em altas doses, esse medicamento também aumenta os níveis de citrato na urina, o que pode inibir a formação de cálculos renais.

3. Diuréticos

Os diuréticos não são usados ​​apenas para tratar pacientes com insuficiência renal, mas também podem ser usados ​​como medicamentos para destruir pedras nos rins.

Os diuréticos, especialmente os diuréticos tiazídicos, podem reduzir a quantidade de cálcio liberada na urina. Na verdade, esse medicamento também ajuda a prevenir a formação de cálculos renais novamente, especialmente em pacientes que apresentam níveis elevados de cálcio na urina.

Os diuréticos tiazídicos são mais adequados para pacientes com cálculos renais causados ​​por cálculos de cálcio. No entanto, você precisa ter cuidado e sempre seguir as recomendações do médico ao usar este diurético. Usar a dose errada do medicamento pode prejudicar sua saúde.

4. Alopurinol

Como um triturador de cálculos renais frequentemente prescrito por médicos, o alopurinol pertence à classe de medicamentos inibidores da xantina oxidase.

Este tratamento para cálculos renais reduz a quantidade de ácido úrico que o corpo produz. Assim, o alopurinol ajuda a evitar que os cálculos renais aumentem ou mesmo se decomponham completamente.

Se necessário, o alopurinol pode ser combinado com outros medicamentos, como citrato de potássio ou citrato de sódio. Ambos podem ser usados ​​para ajudar a dissolver os cálculos de ácido úrico. Quanto menor o tamanho do cálculo e mais próxima a sua posição da abertura urinária, maior a chance de o cálculo ser excretado com a urina.

No entanto, esse medicamento é usado como um esforço para prevenir ataques de gota causados ​​por cálculos renais, e não para tratar quando ela ocorreu.

Outros tipos de medicamentos para cálculos renais prescritos por um médico

Os quatro medicamentos acima são frequentemente recomendados pelos médicos como trituradores de pedra nos rins eficazes, de acordo com a causa e o tipo. No entanto, existem outros medicamentos que serão prescritos por médicos que apoiam o processo de tratamento de pedras nos rins, nomeadamente os seguintes.

Analgésico

A doença de pedra nos rins costuma ser acompanhada por sintomas dolorosos, especialmente na região lombar. No entanto, essa dor recorrente pode ser aliviada com analgésicos, como o ibuprofeno e o paracetamol.

Ibuprofeno

Ambos podem ser obtidos com receita médica ou em drogarias ou farmácias. No entanto, certifique-se de ler as instruções de uso do medicamento listadas no rótulo da embalagem antes de usá-lo.

Antibióticos

Para pacientes com pedras nos rins causadas por pedras de estruvita, eles geralmente receberão medicamentos para esmagar pedras, bem como antibióticos. O uso de antibióticos visa ajudar a interromper o crescimento e a disseminação de bactérias que causam infecções do trato urinário.

Os antibióticos de ácido aceto-hidroxâmico (AHA) são comumente usados ​​para tratar pedras nos rins de estruvita. Os AHAs são uma classe de antibióticos bastante fortes, portanto, é necessária uma receita médica quando você quiser usá-los.

Outras maneiras de tratar e destruir pedras nos rins

No caso de cálculos renais pequenos, os médicos geralmente recomendam como destruir os cálculos renais naturalmente. Por exemplo, beber muita água ajudará a dissolver pequenas pedras até que sejam empurradas para o final da abertura urinária. Dessa forma, as pedras nos rins sairão junto com a urina.

Se você tiver pedras muito grandes, ou seja, com mais de 2 cm, o medicamento que seu médico prescreveu pode não ser muito eficaz. Portanto, o médico irá recomendar a remoção cirúrgica do cálculo, ou seja, terapia para LECO e nefrolitotomia percutânea.

1. Litotripsia por onda de choque extracorpórea (LECO)

A terapia ESWL é uma cirurgia bastante popular para a remoção de cálculos renais de pequeno a médio porte. Este tratamento de pedra nos rins usa ondas sonoras para quebrar temporariamente a pedra e reduzir o impacto no tecido circundante.

Além disso, os pedaços de pedra quebrados sairão dos rins junto com a urina. Embora pouca urina seja eliminada e seja desconfortável, a LECO é considerada eficaz como uma forma de destruir cálculos renais quando os medicamentos não são mais eficazes.

2. Nefrolitotomia percutânea

Na nefrolitotomia percutânea, o médico usará um instrumento chamado nefroscópio para procurar e remover cálculos renais. Em seguida, o médico inserirá o dispositivo diretamente no rim por meio de um corte feito nas costas.

Se a pedra nos rins for grande o suficiente, ela será quebrada com um laser em pequenos pedaços. Após esta cirurgia, pode ser necessário permanecer no hospital por alguns dias.

3. Ureteroscopia

Semelhante à LECO, a ureteroscopia é um procedimento também preferido para o tratamento de cálculos renais localizados no trato urinário. Esta remoção cirúrgica de cálculos examina a uretra e a bexiga para detectar cálculos com a ajuda de um cistoscópio.

Durante esse processo, o médico também usará um ureterscópio, um instrumento mais longo e fino, para ver as fotos do revestimento do ureter e do rim. Se a pedra for encontrada, o médico irá removê-la ou quebrá-la em pequenos pedaços.

A ureteroscopia é geralmente uma opção quando os medicamentos para destruir cálculos e a terapia de LECO não funcionaram.