Quase tudo relacionado a enjôo, dor de estômago e inchaço costuma ser interpretado como aumento do ácido estomacal. Mas, na verdade, nem toda dor no estômago é realmente causada pelo refluxo ácido gástrico, também pode ser por causa da DRGE. É por isso que muitas pessoas podem pensar que refluxo ácido e DRGE são a mesma coisa. Na verdade, os dois estão relacionados, mas na verdade são duas coisas diferentes. Qual é a diferença entre refluxo ácido gástrico e DRGE?
O que é refluxo ácido gástrico?
O estômago é uma parte do sistema digestivo responsável por quebrar os alimentos que chegam para que possam ser absorvidos pelo corpo. Para facilitar essa tarefa, o estômago produz ácido e enzimas. Portanto, o ácido é deliberadamente produzido pelo estômago. Mas, se a quantidade de ácido produzida for excessiva, isso pode causar problemas estomacais, como refluxo ácido.
Refluxo ácido gástrico ou também conhecido como refluxo gastroesofágico é o refluxo do ácido do estômago ou o fluxo ascendente do ácido do estômago para o esôfago. Em níveis baixos, o refluxo ácido é uma parte normal da digestão e do movimento do sistema digestivo. Portanto, o refluxo ácido gástrico não é considerado uma doença.
De acordo com a Mayo Clinic, durante o refluxo ácido você pode sentir o alimento subindo para o esôfago (sem náuseas ou vômitos) ou um gosto amargo no fundo da boca. Você também pode sentir uma sensação de queimação no peito, também conhecida como azia . Para evitar isso, você não deve comer alimentos que aumentem o ácido estomacal, como alimentos gordurosos, café e chocolate.
O que é GERD?
DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) ou doença do refluxo gastroesofágico É uma continuação do refluxo ácido gástrico. Se o refluxo ácido ocorrer com frequência, pelo menos mais de duas vezes por semana, então o refluxo ácido pode ter progredido para DRGE.
A DRGE geralmente também mostra sintomas, como:
- Azia ou seja, uma sensação de queimação no fundo do coração
- Parece que a comida está subindo para o esôfago
- Ácido no fundo da boca
- Enjoativo
- Jogar fora
- Inchado
- Dificuldade em engolir
- Tosse
- Rouquidão
- Respiração ofegante
- Dor no peito, especialmente quando deitado à noite
Com base na explicação acima, pode-se concluir que o refluxo ácido gástrico faz parte da DRGE, que é uma doença.
Como prevenir o refluxo ácido e a DRGE?
Tanto o refluxo ácido do estômago quanto a DRGE podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Algumas coisas que você pode fazer para prevenir o refluxo ácido e a DRGE são:
- Perca peso se estiver acima do peso
- Aplique o princípio de comer pouco, mas frequentemente
- Tente manter a cabeça mais elevada (pelo menos 10-15 cm) do corpo enquanto dorme
- Evite dormir depois de comer. Dê um intervalo de 2-3 horas entre comer e dormir.
- Evite usar roupas apertadas ou cintos
- Evite ou limite o consumo de alimentos ou bebidas que aumentem o ácido estomacal, como refrigerantes, café, chá, laranja, tomate, chocolate, alimentos condimentados e gordurosos
- Pare de fumar e beber bebidas alcoólicas
Se essas mudanças no estilo de vida não eliminarem o refluxo ácido, pode ser necessário tomar medicamentos, como antiácidos (especialmente aqueles que contêm hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio), bloqueadores dos receptores H2 (como cimetidina ou famotidina) e bloqueadores da bomba de prótons ( como omeprazol).