O zinco é um nutriente com muitos benefícios para o corpo, apoiando especialmente o crescimento e o funcionamento do sistema imunológico. Como outros minerais, a deficiência de zinco pode causar problemas de saúde e até aumentar o risco de várias doenças.
Você pode atender às necessidades desse mineral comendo alimentos que contenham zinco. No entanto, antes disso, vamos cavar primeiro quais são os usos do zinco para o corpo humano.
Benefícios do zinco para o corpo
Zinco ou zinco é um tipo de micromineral, como selênio, ferro e manganês. Seu corpo precisa dele em pequenas quantidades, que são 11 miligramas por dia para homens e 8 miligramas por dia para mulheres.
Ao atender às suas necessidades diárias de zinco, abaixo estão os benefícios que você pode obter.
1. Previna doenças infecciosas
O corpo precisa de zinco para formar e ativar os linfócitos T, que são células brancas do sangue que funcionam contra os germes. O zinco também desempenha um papel na transmissão de sinais entre as células do sistema imunológico quando o corpo enfrenta uma doença infecciosa.
A deficiência de zinco em um nível moderado pode afetar a função das células do sistema imunológico, como macrófagos e neutrófilos. De acordo com vários estudos, tomar suplementos de zinco pode superar esse problema enquanto reduz a duração de doenças comuns, como resfriados.
2. Acelere a cicatrização de feridas
A ingestão de zinco tem seus próprios benefícios para pacientes com queimaduras, feridas abertas e lesões cutâneas semelhantes. A razão é que esse mineral apóia a formação de colágeno, função imunológica e reações inflamatórias necessárias ao processo de cicatrização de feridas.
O zinco também ajuda a manter a resistência da pele e das membranas mucosas, os tecidos que revestem as várias cavidades do corpo e órgãos internos. Se uma pessoa tem baixos níveis de zinco no sangue, o processo de cicatrização de feridas tende a demorar mais.
3. Superando a diarreia
Quando você tem diarreia, seu médico pode prescrever suplementos de zinco para ajudar na recuperação. Vários estudos revelaram que o zinco pode ajudar a reduzir a duração e a gravidade da diarreia, especialmente em crianças desnutridas.
Esses benefícios decorrem do papel do zinco na formação de proteínas, no crescimento celular e no funcionamento do sistema imunológico. Esses micronutrientes também ajudam o processo de movimentação de água e eletrólitos nos intestinos durante o corpo que lida com a diarreia.
4. Reduza o risco de doenças crônicas
Os especialistas acreditam que os radicais livres podem aumentar o risco de várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. No entanto, o zinco tem propriedades antioxidantes que podem reduzir o risco dessas doenças.
A ingestão de zinco também ajuda a reduzir a inflamação, que é a causa da síndrome metabólica, do câncer e da diminuição da função cerebral. No entanto, é claro que a ingestão de zinco ainda precisa ser acompanhada por uma dieta e estilo de vida saudáveis.
5. Reduz o risco de danos aos olhos
O zinco também traz benefícios para a saúde ocular. Este mineral ajuda a prevenir danos às células da retina e pode ser útil em pessoas com degeneração macular. Esta doença ocular geralmente começa quando uma pessoa está na casa dos 50 anos.
A ingestão de zinco não previne a degeneração macular, mas este mineral ajuda a retardar o processo e suas complicações. Na verdade, não é impossível que o zinco seja uma das opções de tratamento para essa doença no futuro.
6. Mantenha nervos e cérebro saudáveis
O corpo precisa de zinco para manter um sistema nervoso saudável. De acordo com um estudo americano da Trust Source, os baixos níveis de zinco no sangue podem estar associados a sintomas de problemas nervosos, como dores de cabeça, formigamento na pele e distúrbios dos nervos periféricos.
Outros estudos em animais também mostraram que a ingestão de zinco tem benefícios na melhoria da função cerebral. Animais que recebem suplementos de zinco rotineiramente parecem mostrar melhorias nas habilidades de pensamento e memória.
7. Resolva problemas de pele
Muitas pessoas que têm problemas de acne também apresentam baixos níveis de zinco. Isso pode ser superado com o uso de suplementos e cremes tópicos contendo zinco. Ambos atuam reduzindo a inflamação e inibindo a produção de óleo.
Além disso, a ingestão de zinco também tem o potencial de superar vários outros problemas de pele que causam inflamação. Evidências científicas mostram os benefícios do zinco no tratamento da dermatite atópica (eczema), assaduras e hidradenite supurativa.
Embora a necessidade seja pequena, a função do zinco para o corpo é muito diversa. Esses nutrientes desempenham um papel no sistema imunológico, na cicatrização de feridas e nas funções nervosas e cerebrais. Portanto, certifique-se de que seu menu diário pode ajudar a atender às suas necessidades diárias de zinco.